EE - Escola de Engenharia
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- ItemAnálise de eficiência dos portos brasileiros utilizando a técnica de análise envoltória de dados (DEA)(2006) Acosta, Cristina Maria Machim; Lima, Milton Luiz Paiva de; Azambuja, Ana Maria Volkmer deApós a privatização dos serviços operados nos portos brasileiros, o governo federal, responsável pela administração e fiscalização dessas atividades, vem investindo em melhorias para o aumento na movimentação de cargas. Assim, é de interesse que se conheça quais os portos brasileiros vêm realizando esse serviço de forma mais eficiente. Esse estudo pretende aplicar uma técnica utilizada para medir eficiência, conhecida como Análise Envoltória de Dados (DEA). A aplicação dessa técnica permite que sejam comparados os diversos portos brasileiros e identificados aqueles que se mostram mais eficientes na operação desse serviço.
- ItemAplicação de análise envoltória de dados (DEA) para medir eficiência em portos brasileiros(2011) Acosta, Cristina Maria Machim; Azambuja, Ana Maria Volkmer de; Lima, Milton Luiz Paiva deEste estudo teve como objetivo identificar benchmarkings em portos brasileiros utilizando a técnica de Análise Envoltória de Dados (DEA). Essa técnica possibilitou a construção de um escore de eficiência técnica a partir de insumos e produtos considerados importantes no processo de movimentação de cargas portuárias. A partir desses índices foi possível verificar quais portos vem apresentando melhores desempenhos, isto é, otimizando seus recursos para a movimentação de suas cargas. Os portos que se mostraram eficientes foram Areia Branca (RN), Itaqui (MA), Natal (RN), Santos (SP) e São Francisco do Sul (SC). Analisando esses portos percebe-se que fatores como tipo de carga movimentada, localização e modernização contribuíram para que atingissem a fronteira de eficiência.
- ItemUma proposta de metologia para análise de eficiência em portos brasileiros: a técnica de análise envoltória de dados (DEA)(2008) Acosta, Cristina Maria Machim; Lima, Milton Luiz Paiva deOs portos brasileiros após a Lei nº. 8.630/93 conhecida como “Lei de Modernização dos Portos”, atravessam um processo de profundas alterações. Após a privatização dos serviços operados nos portos brasileiros, tem ocorrido um incremento nos investimentos em melhorias para o aumento na movimentação de cargas. É de interesse que se conheçam quais os portos brasileiros vêm realizando esse serviço de forma mais eficiente. Neste contexto, é muito importante a busca de melhores índices de eficiência, com o objetivo principal de dar suporte ao crescimento das relações de comércio com o exterior, uma vez que este é um dos principais instrumentos de viabilizar o desenvolvimento econômico e social do País. Dessa forma é importante e necessária a utilização de avaliações permanentes de eficiência com o objetivo de aperfeiçoar a qualidade nas operações portuárias. Neste trabalho é avaliada a eficiência técnica dos portos brasileiros, utilizando a técnica conhecida como Análise Envoltória de Dados (AED). Aplicando os conceitos dessa metodologia, foi construído, a partir de um modelo orientado para o produto, um índice de eficiência composto por insumos e produtos. No referido índice foram incluídos como insumos extensão de cais, profundidade do canal e área de armazenagem e como produto a soma geral dos granéis sólidos, líquidos, carga geral e contêineres. Com a aplicação desse escore para os anos de 2004 e 2005 foram identificados os portos de Areia Branca (RN), Itaqui (MA), Natal (RN), Santos (SP) e São Francisco do Sul (SC), como eficientes. Esses portos eficientes poderão servir de referência para os ineficientes.
