EE - Escola de Engenharia
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- ItemAuto-organização, sistema aberto e complexidade: reflexões para uma psicanálise contemporânea(2008) Almeida, Julio Cesar Touguinha deO presente estudo está embasado no entrelaçamento do pensamento complexo de Edgar Morin com as metáforas de outras disciplinas como a Física, Biologia, Cibernética, Teoria da Informação e Teoria Geral dos Sistemas abordados por Luis Hornstein (1996) para a obtenção de uma psicanálise contemporânea que muito pode contribuir para a discussão da auto-organização do sistema psíquico e a Educação Ambiental. Para tanto, admite-se a idéia de um psiquismo como sistema aberto onde conceitos como entropia, incerteza, ordem, desordem, complexidade, auto-organização e identificação propõem uma mudança no pensar, na busca de um novo paradigma cientifico que procura ressaltar as retroações que envolvem o homem e suas relações com o seu mundo interior e exterior que sempre supõe a compreensão e a consciência de pertencimento ao planeta Terra.
- ItemA educação ambiental (EA) na universidade e na empresa(2012) Almeida, Julio Cesar Touguinha de; Kautzmann, Rubens MüllerÉ proposto, neste artigo, o estudo da Educação Ambiental (EA) e a discussão de seus objetivos e métodos no ambiente acadêmico da Universidade e sua aplicação do conhecimento no labor antrópico da nossa sociedade. Realizou-se a leitura dos principais autores, que se dedicam à EA, e quais suas abordagens sobre o tema proposto neste trabalho. Como uma primeira visão do tema, se trouxe a contextualização histórica, com foco no Brasil, os principais encontros internacionais e nacionais e a evolução dos conceitos sobre a EA, que dão corpo a este instrumento de gestão ambiental, mas que ainda busca a internalização no atual modelo de civilização. Apresenta-se, a seguir, os fundamentos da EA: princípios, objetivos e finalidades, e seus aspectos éticos, importantes para avaliarmos e analisarmos as ações de EA. Após estabelecido o entendimento da EA, mostra-se e discuti-se a EA como instrumento de aprendizagem, de promoção e de prática da EA, na universidade e na empresa, e seus reflexos na Gestão Ambiental Sistêmica. Este estudo coloca, mais uma vez, a importância da EA como instrumento fundamental da Gestão Ambiental e mostra o muito que o tema deve ser abordado nos ambientes da universidade e da empresa.
- ItemA filosofia da natureza e educação ambiental: uma reflexão crítica na busca de uma direção ética(2011) Almeida, Julio Cesar Touguinha de; Kautzmann, Rubens MüllerNo presente artigo, trazemos algumas reflexões críticas iniciais sobre a filosofia ocidental, tendo como objetivo evidenciar como a nossa civilização, a partir do empirismo representado pela ciência experimental e pela negação da tradição proposta pela filosofia nos séculos XVI e XVII , acabou por articular a crise ambiental que vivemos, a qual, na visão de Heidegger, se traduz por um desenraizamento daquilo que constitui o ser humano, fazendo-o perder a capacidade de saber habitar, acolher e dialogar com o mundo. Ainda dentro de nossa proposta, procuramos evidenciar a potencialidade de uma ética ambiental em Educação Ambiental que, em reabilitando a tradição entendida por Gadamer, nos permita, através da dialética do ouvir, encontrar um linguajar que torne possível compreender as questões que a natureza nos apresenta.
