Universidade
Federal do Rio Grande
  • Alto contraste


 

EE - Escola de Engenharia

URI permanente desta comunidadehttps://rihomolog.furg.br/handle/1/512

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Verificação das resistências do concreto exposto ao ambiente marítimo com inserção de fibras de aço em teor próximo ao volume crítico
    (2010) Migliorini, Alessandra Vieira; Guimarães, André Tavares da Cunha; Ozório, Bianca Pereira Moreira; Tasca, Maisson
    O estudo da durabilidade de blocos de concreto massa utilizados em molhes de proteção em ambientes marítimos possibilita a incorporação de fibras ao concreto para a obtenção de ganhos razoável na resistência à compressão e boa resistência à tração. Para um bom resultado no uso de fibras, estas devem provir de comprimento e volume adequados. O objetivo desta pesquisa é verificar se há ganho de resistência do concreto com diferentes taxas de fibras de aço. Para tal foram confeccionados corpos-de-prova cilíndricos e prismáticos no teor de 30 kg/m³, 60 kg/m³ e 90 kg/m³ de concreto, além do traço de referência, submetendo os corpos de prova a ensaios de compressão axial, tração por compressão diametral e tração na flexão. Conclui-se que o ganho de resistência é significativo até o Vfc, sendo que adições superiores não apresentam ganhos que justifiquem sua utilização.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Estudo da viabilidade de adição de fibras de aço no concreto exposto ao ambiente marítimo: análise da melhoria das propriedades de resistência
    (2010) Tasca, Maisson; Migliorini, Alessandra Vieira; Ozório, Bianca Pereira Moreira; Guimarães, André Tavares da Cunha
    O concreto apresenta algumas propriedades de materiais frágeis, como a baixa resistência à tração e à deformações. Como forma de suprir essa deficiência surge a possibilidade de adicionar fibras de aço no interior da matriz de concreto. Os teores de fibra estudados foram de 30, 60 e 90 quilogramas de fibras de aço por metro cúbico de concreto. A partir da confecção desses concretos, foram moldados corpos de provas cilíndricos e prismáticos, que posteriormente foram submetidos aos ensaios normatizados de resistência do concreto endurecido. Os ensaios destrutivos de concreto executados neste estudo foram: compressão axial, tração por compressão diametral e tração na flexão. Os corpos de prova foram ensaiados em duas idades distintas, sendo aos 28 e 120 dias. Enfim, a viabilidade da adição de fibras de aço é comprovada pela melhoria das propriedades de resistência.