Universidade
Federal do Rio Grande
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EE - Escola de Engenharia

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    Estudo de fibras de aço em blocos de concreto para a possível utilização em carapaça de molhes
    (2011) Migliorini, Alessandra Vieira; Guimarães, André Tavares da Cunha
    Este trabalho tem como propósito de estudo o possível uso da utilização das fibras de aço em blocos de contenção às ondas marinhas, de modo a influenciar a resistência e durabilidade dos mesmos. Foram analisados em exame visual, os tetrápodes do molhe leste da Barra do Cassino (Rio Grande – RS), nos quais, pode-se verificar sua deterioração através de quebras e desgastes nos recentes 10 anos seguidos após sua instalação. De modo a diminuir custos com reposições, serviços com mão-de-obra e influenciar na durabilidade dos blocos, buscando um aumento da ductibilidade e uma melhora quanto a ações dinâmicas, a adição de fibras de aço no concreto pode ser uma alternativa vantajosa. Para isso, foram estudados três diferentes teores de fibras além do concreto base(referência) com o intuito de verificar as resistências obtidas. Paralelamente aos ensaios de resistência, foram desenvolvidos ao longo dos 24 meses de curso, ensaios de durabilidade com blocos de concreto expostos às intempéries do ambiente marítimo, como também ensaio de imersão e secagem a blocos em solução contendo íons cloreto. Foram realizados ensaios de compressão axial, resistência à tração por compressão diametral e ensaios de resistência à tração na flexão em corpos de prova cilíndricos e prismáticos de forma analisar o comportamento da resistência de influência das fibras a estes blocos. Com o intento de verificar a energia necessária para fissurar e gerar o colapso em corpos de prova cilíndricos (10 x 80 cm) – estes reforçados por diferentes teores de fibras, ou não – foi desenvolvido um equipamento que simulasse o impacto recebido no cilindro pela batida constante de uma esfera, simulando a batida de um tetrápode contra outro provocada pela ação das ondas. O teor que apresentou melhor desempenho das propriedades mecânicas foi o traço de 90 kg/m³, devido a este ser o mais próximo do volume crítico do concreto analisado, pois com esse teor os ganhos de resistência são significativos quando comparados aos traços com teores menores.
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    Verificação das resistências do concreto exposto ao ambiente marítimo com inserção de fibras de aço em teor próximo ao volume crítico
    (2010) Migliorini, Alessandra Vieira; Guimarães, André Tavares da Cunha; Ozório, Bianca Pereira Moreira; Tasca, Maisson
    O estudo da durabilidade de blocos de concreto massa utilizados em molhes de proteção em ambientes marítimos possibilita a incorporação de fibras ao concreto para a obtenção de ganhos razoável na resistência à compressão e boa resistência à tração. Para um bom resultado no uso de fibras, estas devem provir de comprimento e volume adequados. O objetivo desta pesquisa é verificar se há ganho de resistência do concreto com diferentes taxas de fibras de aço. Para tal foram confeccionados corpos-de-prova cilíndricos e prismáticos no teor de 30 kg/m³, 60 kg/m³ e 90 kg/m³ de concreto, além do traço de referência, submetendo os corpos de prova a ensaios de compressão axial, tração por compressão diametral e tração na flexão. Conclui-se que o ganho de resistência é significativo até o Vfc, sendo que adições superiores não apresentam ganhos que justifiquem sua utilização.
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    Estudo da viabilidade de adição de fibras de aço no concreto exposto ao ambiente marítimo: análise da melhoria das propriedades de resistência
    (2010) Tasca, Maisson; Migliorini, Alessandra Vieira; Ozório, Bianca Pereira Moreira; Guimarães, André Tavares da Cunha
    O concreto apresenta algumas propriedades de materiais frágeis, como a baixa resistência à tração e à deformações. Como forma de suprir essa deficiência surge a possibilidade de adicionar fibras de aço no interior da matriz de concreto. Os teores de fibra estudados foram de 30, 60 e 90 quilogramas de fibras de aço por metro cúbico de concreto. A partir da confecção desses concretos, foram moldados corpos de provas cilíndricos e prismáticos, que posteriormente foram submetidos aos ensaios normatizados de resistência do concreto endurecido. Os ensaios destrutivos de concreto executados neste estudo foram: compressão axial, tração por compressão diametral e tração na flexão. Os corpos de prova foram ensaiados em duas idades distintas, sendo aos 28 e 120 dias. Enfim, a viabilidade da adição de fibras de aço é comprovada pela melhoria das propriedades de resistência.
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    Tipo de blocos de concreto para estrutura hidráulica de proteção às ondas marinhas e análise visual dos tetrápodes da Barra de Rio Grande
    (2008) Migliorini, Alessandra Vieira; Guimarães, André Tavares da Cunha
    Devido à insatisfação com as características hidráulicas e estruturais relacionadas aos blocos de concreto cúbicos eparalelepipédicos utilizados na estrutura de quebra-mares, foi lançado no mercado uma variedade de blocos artificiais, tornando-se, assim, um grande sucesso comercial. Este estudo trata dos mais variáveis tipos de blocos de concreto para o uso de contenção às ondas marinhas, em especial do Tetrápode – bloco criado na década de 1950 e utilizado no molhe leste da Barra Cassino (Rio Grande – RS) nos quais, em análise visual pode-se verificar sua deterioração através de quebras e desgastes. Esta pesquisa está tendo continuidade em mestrado com estudo de fibras para a possível adição aos blocos de modo a influenciar na durabilidade dos mesmos.