Universidade
Federal do Rio Grande
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EE - Escola de Engenharia

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    Estudo comparativo de motores marítimos através da análise de lubrificantes usados e engenharia de confiabilidade
    (2010-07-09) Nogueira, Oberdan Carrasco; Real, Mauro de Vasconcellos
    O estudo apresenta a comparação de desempenho operacional de motores de combustão principais de embarcações de suporte a plataformas de petróleo, utilizando dados de desgaste de componentes dos motores obtidos através das análises dos lubrificantes em operação nos motores, e modelagem estatística do comportamento de falhas em função do tempo de operação dos mesmos. Primeiramente efetuou-se o estudo dos resultados das análises dos lubrificantes em uso nos motores, classificando-os de acordo com o comportamento, origem e nível de desgaste dos mesmos, e assim obtendo as distribuições de probabilidade dos tempos de falhas da vida para os modelos de motores (ciclos dois-tempos ou quatrotempos). Após esta etapa, realizou-se a modelagem dos motores, utilizando Distribuição de Weibull, em função de seus principais componentes (Parte Alta e Parte Baixa), utilizando a técnica de Diagrama de Blocos, determinando o comportamento dos tempos de falhas de cada subsistema, e posteriormente, dos equipamentos, obtendo-se os correspondentes parâmetros das distribuições. De posse dessas informações, foram determinados os intervalos de tempo correspondentes a um nível requerido de confiabilidade e tempo médio entre falhas, obtendo consequentemente intervalos adequados para intervenções de manutenção preventiva sistemática e preditiva nos equipamentos.
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    Estudo de motores marítimos através da análise de lubrificantes usados e engenharia de confiabilidade
    (2012) Nogueira, Oberdan Carrasco; Real, Mauro de Vasconcellos
    O estudo apresenta a comparação de desempenho operacional de motores de combustão principais de embarcações de suporte a plataformas de petróleo, utilizando dados de desgaste de componentes dos motores obtidos através das análises dos lubrificantes em operação nos motores, e modelagem estatística do comportamento de falhas em função do tempo dos mesmos. Primeiramente efetuou-se o estudo dos resultados das análises dos lubrificantes em uso nos motores, classificando-os de acordo com o comportamento, origem e nível de desgaste dos mesmos, e assim obtendo as distribuições de probabilidade dos tempos de falhas da vida para os motores dois tempos e quatro-tempos. Após esta etapa, realizou-se a modelagem dos motores, utilizando Distribuição de Weibull, em função de seus principais componentes, utilizando a técnica de Diagrama de Blocos. De posse dessas informações, foram determinados os intervalos de tempo correspondentes a um nível requerido de confiabilidade, obtendo consequentemente intervalos ótimos para intervenções de manutenção preventiva nos equipamentos.