EE - Escola de Engenharia
URI permanente desta comunidadehttps://rihomolog.furg.br/handle/1/512
Navegar
6 resultados
Resultados da Pesquisa
- ItemEstudo probabilístico da durabilidade das estruturas de concreto armado em ambiente marítimo(2004) Souza, Karen Nunes de; Guimarães, André Tavares da Cunha; Real, Mauro de VasconcellosVários modelos de durabilidade do concreto armado em ambiente marítimo utilizam o método de Monte Carlo sem considerar a influência do grau de saturação. O objetivo deste trabalho é realizar uma análise probabilística da durabilidade dessas estruturas situadas em ambiente marítimo utilizando o método de Monte Carlo, baseado na segunda lei de Fick e considerando a influência do grau de saturação. Diversos parâmetros envolvidos neste modelo são na realidade variáveis aleatórias, sendo que neste estudo, admitiu-se apenas o grau de saturação sob esta condição. Depois de realizadas inúmeras simulações de Monte Carlo, é feita uma análise estatística dos resultados obtidos. Através desta análise é possível determinar o valor esperado da vida útil da estrutura, sua variância e a probabilidade da vida útil ser inferior a um determinado valor especificado em projeto.
- ItemEstudo experimental e probabilístico da vida útil de estruturas de concreto armado situadas em ambiente marítimo influência do grau de saturação do concreto sobre a difusividade de cloretos(2005) Souza, Karen Nunes de; Guimarães, André Tavares da CunhaNas estruturas de concreto armado, situadas em zona costeira, é comum se observar problemas de corrosão nas armaduras, principalmente aquela iniciada pelos íons cloreto. Em estudos recentes, verificou-se que um dos fatores de grande relevância na difusão desses íons é o grau de saturação (GS) do concreto. Existem vários modelos matemáticos utilizados para a previsão da vida útil de estruturas de concreto armado sob ataque de íons, contudo, diversos parâmetros envolvidos nestes modelos, relacionados ao concreto e ao meio ambiente, são na realidade variáveis aleatórias, sendo o GS exemplo de tal variabilidade. A fim de contribuir no processo de previsão da vida útil das estruturas quando inseridas em ambientes contendo cloretos, desenvolveu-se um modelo probabilístico, onde a variável aleatória (grau de saturação) é inserida em um modelo matemático (2ª Lei de Fick). A partir daí, é feita uma análise de confiabilidade através de método de simulação numérica (Simulação de Monte Carlo), determinando assim, a probabilidade de falha no tempo quando levado em conta a variabilidade do GS na previsão da vida útil das estruturas. Também foi estudada nesta pesquisa a influência das características do concreto, da superfície exposta em relação à superfície de concretagem e do meio ambiente sobre o comportamento do GS. Posteriormente, um método de medição do GS foi analisado, avaliando estatisticamente períodos de medições necessários para caracterizar sua variação. Desta forma, pode-se reduzir expressivamente tanto o tempo quanto os custos empregados em tal prática. O comportamento do modelo probabilístico mostrou-se consistente com os resultados de investigações experimentais realizadas por outros pesquisadores. O mesmo foi aplicado em um estudo de caso para verificar a resposta em relação à penetração de cloretos em um ponto de uma estrutura de concreto armado inserida em área salina. As características do concreto, a superfície exposta em relação à superfície de concretagem e o meio ambiente mostraram uma influência significativa nas médias sazonais do GS, sendo que uma medição semanal,mostrou-se suficiente para caracterizar este parâmetro em cada estação.
- ItemEstudo do comportamento do grau de saturação em estruturas de concreto armado inseridas em ambiente marítimo(2006) Souza, Karen Nunes de; Guimarães, André Tavares da Cunha; Pinto, Gabriela MartinsEm estudos recentes, verificou-se que um dos fatores de grande relevância na difusão dos íons cloreto é o grau de saturação no concreto(GS). A fim de verificar a constância do comportamento do GS, este trabalho tem como objetivo comparar valores registrados em um período de dois anos (período corrente desta pesquisa), colaborando assim, com a elaboração de projetos no que diz respeito à vida útil das estruturas de concreto armado, dada a estreita relação entre GS, difusão de íons cloreto e corrosão das armaduras (principalmente estando esta inserida em ambiente marítimo). Para tal estudo foram empregados dados oriundos de análise experimental, na qual foram realizadas medições do teor de umidade em diferentes tipos de concreto, micro-ambientes e superfícies expostas em relação à superfície de concretagem.
- ItemEstudo da influência dos micro ambientes na variação do grau de saturação do concreto(2006) Souza, Karen Nunes de; Guimarães, André Tavares da Cunha; Helene, Paulo Roberto do LagoAtualmente observa-se que grande parte das estruturas de concreto armado estão apresentando problemas relacionado à corrosão das armaduras, principalmente aquela iniciada pelos íons cloreto. Estudos recentes [4] mostram que um dos fatores de grande influencia na difusão desses íons é o grau de saturação (GS) do concreto. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa sobre a influência do meio ambiente sobre o comportamento do GS. Para tal estudo foram empregados dados oriundos de análise experimental, realizada diariamente durante um ano. Os autores concluíram que os micro ambientes exercem grande influência nas médias sazonais do GS do concreto.
- ItemUm método de medição do grau de saturação em estruturas de concreto(2005) Souza, Karen Nunes de; Guimarães, André Tavares da Cunha; Almeida, Tabajara Lucas de; Helene, Paulo Roberto do LagoAtualmente observa-se que uma grande parte das estruturas de concreto armado estão apresentando problemas relacionado à corrosão das armaduras, principalmente aquela iniciada pelos íons cloreto. Estudos recentes [3, 4] mostram que um dos fatores de grande influencia na difusão desses íons é o grau de saturação (GS) do concreto. Nesse sentido, realizou-se uma investigação experimental sobre a variabilidade do GS em diferentes tipos de concreto e micro ambientes. Foi tomado como amostra o GS de testemunhos, medidos diariamente durante um ano. Com o objetivo de reduzir expressivamente tanto o tempo quanto os custos empregados em tal prática, se propôs desenvolver um método de medição do GS, avaliando estatisticamente períodos de medição necessários para caracterizar a variação de tal parâmetro. Os autores concluíram que uma medição semanal apresenta uma boa representatividade quando analisada as variações sazonais do ano. Este trabalho é parte da dissertação de mestrado da aluna Karen Souza.
- ItemEstudo probabilístico da durabilidade das estruturas de concreto armado em ambiente marítimo(2005) Souza, Karen Nunes de; Guimarães, André Tavares da Cunha; Real, Mauro de VasconcellosVários modelos de durabilidade do concreto armado em ambiente marítimo utilizam o método de Monte Carlo sem considerar a influência do grau de saturação. O objetivo deste trabalho é realizar uma análise probabilística da durabilidade dessas estruturas situadas em ambiente marítimo, utilizando o método de Monte Carlo, baseado na segunda lei de Fick, e considerando a influência do grau de saturação. Diversos parâmetros envolvidos nesse modelo são na realidade variáveis aleatórias, sendo que neste estudo admitiu-se apenas o grau de saturação sob esta condição. Depois de realizadas inúmeras simulações de Monte Carlo, é feita uma análise estatística dos resultados obtidos. Através desta análise é possível determinar o valor esperado da vida útil da estrutura, sua variância e a probabilidade de ser a vida útil inferior a um determinado valor especificado em projeto.
