EE - Escola de Engenharia
URI permanente desta comunidadehttps://rihomolog.furg.br/handle/1/512
Navegar
196 resultados
Resultados da Pesquisa
- ItemMorfodinâmica do “saco do laranjal”: costa noroeste do estuário da laguna dos Patos - RS(2005) Fischer, Andrea; Calliari, Lauro Júlio; Santos, Maria Ângela Vaz dosO presente trabalho tem por objetivo caracterizar a morfodinâmica costeira do Saco do Laranjal localizado na costa noroeste da região estuarina da Laguna dos Patos para avaliar alterações recentes e atuais associadas aos processos morfológicos e sedimentares da linha de costa. Para isto foi realizado um estudo da evolução da linha de costa entre os anos de 1980 e 1995, levantamento topográfico e granulométrico das porções subaéreas e subaquosas, durante o período de maio de 2003 a agosto de 2004. Adicionalmente, usou-se um modelo para previsão de ondas geradas na área de pesquisa e observações visuais esporádicas. A caracterização da evolução morfológica, do comportamento morfodinâmico e os processos associados fornecem subsídios importantes para planos de gerenciamento costeiro que objetivem minimizar os problemas erosivos que vem ocorrendo na área. Através da análise da variação da linha de costa, foi possível observar que a praia do Barro Duro sofre taxas erosivas de 1,04 m/ano. A Colônia Z3 possui pontos com taxas erosivas, a praia do Totó apresenta pontos estáveis e outros com erosão. Contrariamente, a praia do Laranjal mostra acresção e estabilidade. As observações permitem inferir que as principais causas de erosão nas praias lagunares são as ondas de curto período geradas na própria laguna por ventos locais, o transporte litorâneo associado e o aumento do nível lagunar durante períodos de enchente. Foram verificados alturas e períodos significativos de onda, entre 0,10 e 0,35 m e 1,2 a 2,9 s, respectivamente. Os cinco perfis praiais monitorados podem ser classificados como íngremes, devido à baixa energia de onda (≤ 25 m) e a presença de sedimentos grossos ao longo de toda a margem noroeste do estuário. Os parâmetros morfométricos indicam alto índice de mobilidade para a praia do Barro Duro decrescendo para as praias do Totó e Colônia Z3 e mínimo para a praia do Laranjal. Sugere-se engordamento de praia associado a outro método de fixação (solução mista) como o método mais aconselhável para minimizar a erosão e melhorar a qualidade das praias na região do Barro Duro. Fontes de areia de boa qualidade com características similares as amostras de sedimentos analisados no Barro Duro foram encontradas nos perfis batimétricos levantados nas proximidades dos locais onde a erosão é crítica.
- ItemDeterminação polarográfica de metais em ambientes do sistema patos-mirim(2004) Milani, Idel Cristiana Bigliardi; Niencheski, Luis Felipe Hax; Milani, Márcio RaimundoA permanente troca de massas d’água entre o sistema Patos-Mirim, faz com que a região estuarina apresente alta variabilidade de salinidade e que, em um mesmo dia, as condições do estuário sejam alteradas de homogêneo a estratificado e vice-versa, sendo um ambiente riquíssimo a ser estudado. Historicamente, o teor de metais pesados tem sido usado como parâmetro para definir o nível de contaminação de ambientes aquáticos, sendo necessário monitorar continuamente suas fontes, transporte e destino. O objetivo deste trabalho é desenvolver e validar uma metodologia polarográfica para determinação dos metais chumbo, cádmio, níquel e cobalto dissolvidos em água superficial, aplicando-a para avaliar a qualidade das águas da Lagoa Mirim, Lagoa dos Patos e Oceano Atlântico. Objetiva também estabelecer uma rotina operacional de procedimentos adequados, com equipamentos e materiais envolvidos na análise, amostragem, filtração e conservação, irradiação e estocagem da amostra, para garantir a qualidade dos resultados gerados na análise de metais traço. Os limites de detecção encontrados para os metais em estudo possuem a mesma magnitude dos citados na literatura. Os resultados dos teores dos metais cádmio, chumbo, níquel e cobalto dissolvidos, das amostras coletadas nos dois cruzeiros realizados na Lagoa Mirim, encontram- se abaixo do limite máximo permitido pela legislação holandesa, não evidenciando contaminação deste ambiente, porém indicam que os teores dos metais são persistentemente mais elevados no inverno, quando comparados ao outono. Foi identificado aporte antropogênico dos metais chumbo, cádmio e níquel nas águas da Lagoa Mirim, próximas às desembocaduras de rios e do porto da cidade de Santa Vitória do Palmar; uma possível relação entre nutrientes e metais, indicando que esses elementos possuem um fonte comum; e por fim, que os locais afastados das descargas continentais não estão sujeitos a aportes antropogênicos. A avaliação do gradiente salino ao longo do estuário da Lagoa dos Patos e Oceano Atlântico identificou perfis de distribuição semelhantes dos metais cádmio, níquel e cobalto e comportamento aleatório para chumbo.
- ItemTeor de cloretos próximos a superficie do concreto em ambientes maritimos(2007) Guimarães, André Tavares da Cunha; Castro, Pedro; Nunes, Jorge Luiz OleinikUm dos mais importante fator que influenciam a penetraqso de cloretos no concreto 6 a concentraqgo em ambos tipos de perfis: com a presenqa ou nao de um pico. Neste trabalho discute-se a concentraqgo superficial de cloretos para alguns micro-ambientes. Baseado nestas discussbes, valores de concentraqbes superficiais s8o propostas para serem utilizadas em modelos de vida util de estruturas de concreto. Mais dados sgo necesshrios para tornarem estes modelos mais precisos.
- ItemAvaliação econômica de sistemas de transporte: uma abordagem metodológica suportada por princípios de custeio(2008) Paes, Rafael Lipinski; Kliemann Neto, Francisco JoséEste artigo tem como objetivo propor uma metodologia para avaliação econômica de sistemas de transportes suportada por princípios de custeio de absorção total, parcial e variável. Para tanto é elaborado uma breve revisão bibliográfica visanndo posicionar e justificar o tema no que tange a sua importância e relevância para pesquisas científicas. São apresentados seus respectivos conceitos e etapas. Segue a apresentação e discussão de uma aplicação prática que pretende ilustrar o método. Por fim, como resultado tem-se uma metodologia de avaliação econômica de sistemas de transportes focada na estratificação e análise de perdas resultantes da ociosidade e ineficiência dos recursos operacionais.
- ItemProjeto de simulação computacional de abastecimento just-in-time de uma linha de produção do setor automotivo(2006) Gonçalves, Alexandre Sabino; Cortimiglia, Marcelo Nogueira; Paes, Rafael LipinskiEste artigo apresenta uma proposta de método para condução de projeto de simulação computacional, visando analisar e apresentar alternativas para impactos causados no abastecimento just-in-time de linha de produção de uma empresa do setor automotivo devido à mudança de layout. Fazendo uso da metodologia de pesquisa-ação, apresenta-se uma revisão referencial de três metodologias para condução de projetos de simulação computacional, as quais são analisadas a fim de se comparar suas principais características. Em seguida, é proposto um método para condução de um projeto de simulação computacional, composto por nove etapas. O método proposto é validado através de uma aplicação prática em uma empresa de logística. Entre os benefícios associados à realização bem sucedida do projeto de simulação, inclui-se significativa redução de custos para a empresa.
- ItemAvaliação de desempenho econômico de cadeia de suprimentos: descrição, análise e integração de áreas e abordagens teóricas(2008) Paes, Rafael Lipinski; Kliemann Neto, Francisco JoséEste artigo tem como objetivo apresentar, analisar e integrar as principais áreas e abordagens teóricas que compõem as ferramentas de gestão econômica da cadeia de suprimentos: (i) processos, (ii) indicadores de desempenho econômico e (iii)) sistemas de custeio aplicados à logística e ao gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM). Nesse trabalho são, primeiramente, descritos e discutidos os principais conceitos e abordagens relativos a cada um das áreas, destacando suas principais características. Por fim, é proposto uma integração das áreas através de suas abordagens como forma de estimular a qualificação da informação e analisado os potenciais resultados a serem obtidos.
- ItemA implantação de um curso de Engenharia de Produção na fronteira Brasil-Uruguai: desafios e contribuições para o desenvolvimento da região(2009) Guterres, Marcelo Xavier; Albano, Claudio Sonaglio; Paes, Rafael LipinskiO presente artigo apresenta os desafios na implementação de um curso de Engenharia de Produção localizado na Fronteira Brasil-Uruguai. A escolha do tema para a realização deste trabalho foi baseada na importância de relatar assuntos voltadoos ao ensino de Engenharia de Produção. Assim, o presente artigo tem como objetivo abordar o processo de elaboração do Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Produção da UNIPAMPA do campus de Bagé, os desafios intrínsecos ao mesmo, principalmente no que diz respeito à definição do currículo, o perfil do egresso, a organização didáticopedagógica do curso e justificativa da instalação do mesmo na cidade de Bagé. Também procuramos proporcionar informações sobre os trabalhos realizados durante a concepção do curso na região de forma a contribuir com futuras implementações dos cursos de Engenharia de Produção que poderão ser instituídos a partir do programa de expansão das universidades federais no Brasil.
- ItemA Escolha Ocupacional dos Idosos no Mercado de Trabalho: Evidências para o Brasil(2009) Queiroz, Vívian dos Santos; Ramalho, Hilton Martins de BritoEste artigo analisa a alocação dos idosos no mercado de trabalho brasileiro identificando os determinantes das chances de emprego nas diferentes categorias de ocupação. Considerando os dados da PNAD de 2007 e um modelo de escolha ocupacional, verificou-se que a probabilidade de emprego do idoso é principalmente determinada pela idade e instrução. Nesse aspecto, o menor grau de educação favorece o emprego do idoso nas ocupações sem carteira de trabalho assinada ou autônomas. Ainda foi constatado que o efeito da condição de não aposentadoria aumenta a probabilidade de o idoso ocupar trabalho autônomo/empregador e reduz a chance de empregar-se como assalariado sem carteira assinada, ocupação cujas condições de trabalho e rendimentos são relativamente precárias. Destarte, as evidências encontradas corroboram a decisão de permanência do idoso aposentado no mercado de trabalho como uma necessidade de complementação da renda domiciliar e a postergação da aposentadoria com meio de aumentar o bem estar dos idosos.
- ItemAvaliação de investimentos: uma abordagem metodológica aplicada a operações logísticas(2008) Kliemann Neto, Francisco José; Paes, Rafael LipinskiEste artigo tem como objetivo propor uma metodologia para avaliação de investimentos de operações logísticas. Nesse trabalho é, primeiramente, discutida a problemática relacionada à gestão de operações logísticas e estratégias de operacionnalização do gerenciamento da cadeia de suprimentos como novos as novas organizações industriais. A seguir apresentam-se as técnicas de avaliação de investimentos. É proposta e validada uma metodologia para avaliação de investimentos em operações logísticas de um complexo industrial com foco na estratificação, coleta e estruturação de dados referentes a determinação do fluxo de caixa. Por fim são avaliados e discutidos os resultados alcançados como forma de qualificar a informação ao tomador de decisão.
- ItemCaracterísticas hidrosedimentométricas de duas pequenas áreas em fases distintas de urbanização em uma pequena bacia de encosta(2004) Belló, Sérgio Luiz; Paiva, João Batista Dias deEste trabalho teve como objetivo a caracterização de duas pequenas áreas em fases distintas de urbanização em uma pequena bacia urbana de encosta com área de 0.53 Km2, em termos hidrológicos e sedimentológicos. Foram instaladas duas estações de medição com o objetivo de caracterizar vazões máximas, médias emínimas ao longo do tempo em períodos chuvosos e de estiagem, o transporte de sedimentos em suspensão e por arraste de fundo, e as características granulométricas do material transportado. Os dados foram coletados e analisados entre 16 de maio e 20 de dezembro de 2003, com 18 eventos catalogados. A caracterização da produção de sedimentos foi feita através da composição das relações das descargas líquidas com as descargas sólidas, levando-se em conta ainda o volume superficial escoado. Foi elaborada a curva-chave de sedimentos em suspensão e por arraste de fundo, obtendo-se boa correlação para o ajuste de ambas.
