Universidade
Federal do Rio Grande
  • Alto contraste


 

EE - Escola de Engenharia

URI permanente desta comunidadehttps://rihomolog.furg.br/handle/1/512

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Teor de cloretos próximos a superficie do concreto em ambientes maritimos
    (2007) Guimarães, André Tavares da Cunha; Castro, Pedro; Nunes, Jorge Luiz Oleinik
    Um dos mais importante fator que influenciam a penetraqso de cloretos no concreto 6 a concentraqgo em ambos tipos de perfis: com a presenqa ou nao de um pico. Neste trabalho discute-se a concentraqgo superficial de cloretos para alguns micro-ambientes. Baseado nestas discussbes, valores de concentraqbes superficiais s8o propostas para serem utilizadas em modelos de vida util de estruturas de concreto. Mais dados sgo necesshrios para tornarem estes modelos mais precisos.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Estudo experimental e probabilístico da vida útil de estruturas de concreto armado situadas em ambiente marítimo influência do grau de saturação do concreto sobre a difusividade de cloretos
    (2005) Souza, Karen Nunes de; Guimarães, André Tavares da Cunha
    Nas estruturas de concreto armado, situadas em zona costeira, é comum se observar problemas de corrosão nas armaduras, principalmente aquela iniciada pelos íons cloreto. Em estudos recentes, verificou-se que um dos fatores de grande relevância na difusão desses íons é o grau de saturação (GS) do concreto. Existem vários modelos matemáticos utilizados para a previsão da vida útil de estruturas de concreto armado sob ataque de íons, contudo, diversos parâmetros envolvidos nestes modelos, relacionados ao concreto e ao meio ambiente, são na realidade variáveis aleatórias, sendo o GS exemplo de tal variabilidade. A fim de contribuir no processo de previsão da vida útil das estruturas quando inseridas em ambientes contendo cloretos, desenvolveu-se um modelo probabilístico, onde a variável aleatória (grau de saturação) é inserida em um modelo matemático (2ª Lei de Fick). A partir daí, é feita uma análise de confiabilidade através de método de simulação numérica (Simulação de Monte Carlo), determinando assim, a probabilidade de falha no tempo quando levado em conta a variabilidade do GS na previsão da vida útil das estruturas. Também foi estudada nesta pesquisa a influência das características do concreto, da superfície exposta em relação à superfície de concretagem e do meio ambiente sobre o comportamento do GS. Posteriormente, um método de medição do GS foi analisado, avaliando estatisticamente períodos de medições necessários para caracterizar sua variação. Desta forma, pode-se reduzir expressivamente tanto o tempo quanto os custos empregados em tal prática. O comportamento do modelo probabilístico mostrou-se consistente com os resultados de investigações experimentais realizadas por outros pesquisadores. O mesmo foi aplicado em um estudo de caso para verificar a resposta em relação à penetração de cloretos em um ponto de uma estrutura de concreto armado inserida em área salina. As características do concreto, a superfície exposta em relação à superfície de concretagem e o meio ambiente mostraram uma influência significativa nas médias sazonais do GS, sendo que uma medição semanal,mostrou-se suficiente para caracterizar este parâmetro em cada estação.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Medição do grau de saturação e a difusão de íons cloreto em concretos executados com cimento de alta resistência inicial
    (2009) Rodrigues, Felipe Trez; Guimarães, André Tavares da Cunha
    A durabilidade do concreto armado é objeto de estudo e preocupação de pesquisadores e engenheiros de diversos países. Objetivando a maior precisão na previsão de vida útil das estruturas de concreto armado, alguns pesquisadores desenvolveram métodos de ensaio, buscando a influência do grau de saturação (GS) na difusão de íons cloreto, comprovando que o valor do GS está ligado diretamente à penetração de cloretos no interior de estruturas próximas à atmosfera marinha. Neste trabalho, foi verificada a variação do grau de saturação para concretos executados com cimento de alta resistência inicial e resistente a sulfato e a influência desta variação na difusão dos íons cloreto, sendo criado, assim, um modelo. Para estabelecer o mencionado modelo, foram moldados corpos de prova com diferentes traços de concreto, contaminados com cloretos, expostos a diferentes graus de saturação e analisados quanto ao teor de cloretos em cada camada de cada corpo de prova. Analisando-se estes perfis, obteve-se o coeficiente de difusão para os graus de saturação de cada traço. Com a moldagem de outros corpos de prova de traços semelhantes aos executados anteriormente e exposição a diferentes orientações solares, foi possível a comparação do grau de saturação com estação do ano, posicionamento geográfico e posição da superfície exposta em relação à superfície de concretagem. De posse dos dados obtidos a partir desses objetivos parciais, foi atingido o objetivo principal, obtendo-se um modelo, ou nomograma, capaz de possibilitar a obtenção do coeficiente de redução do coeficiente de difusão do concreto em função do grau de saturação a partir da resistência estimada do concreto executado com cimento ARI-RS.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Estudo do comportamento do grau de saturação em estruturas de concreto armado inseridas em ambiente marítimo
    (2006) Souza, Karen Nunes de; Guimarães, André Tavares da Cunha; Pinto, Gabriela Martins
    Em estudos recentes, verificou-se que um dos fatores de grande relevância na difusão dos íons cloreto é o grau de saturação no concreto(GS). A fim de verificar a constância do comportamento do GS, este trabalho tem como objetivo comparar valores registrados em um período de dois anos (período corrente desta pesquisa), colaborando assim, com a elaboração de projetos no que diz respeito à vida útil das estruturas de concreto armado, dada a estreita relação entre GS, difusão de íons cloreto e corrosão das armaduras (principalmente estando esta inserida em ambiente marítimo). Para tal estudo foram empregados dados oriundos de análise experimental, na qual foram realizadas medições do teor de umidade em diferentes tipos de concreto, micro-ambientes e superfícies expostas em relação à superfície de concretagem.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Penetração de cloretos em estruturas com secagem e molhagem em zona de névoa
    (2004) Castagno Junior, Roger; Guimarães, André Tavares da Cunha; Helene, Paulo Roberto do Lago
    GUIMARÃES [3] obteve em sua pesquisa modelo da influência do grau de saturação (GS) do concreto sobre a difusão de íons cloreto, e desenvolveu método para medir o GS em estruturas de concreto em serviço. Nesse trabalho são aplicados estes conhecimentos em uma estrutura de concreto, localizada em ambiente marítimo. Após é comparada a previsão de profundidade de ataque na idade referente a data dessa pesquisa, obtida com o modelo proposto por GUIMARÃES [3], com a profundidade de ataque real, obtida por perfil de penetração de íons cloreto na mesma data, sendo assim verificada a precisão do modelo. Na estrutura pesquisada, observou-se uma grande melhora na precisão da estimativa da profundidade de ataque por cloretos,quando considerado o GS do concreto no modelo desenvolvido por GUIMARÃES [3], sendo que este fator apresenta uma grande influência sobre o coeficiente de difusão dos íons cloreto.