IE - Programa de Pós - Graduação em Educação Ambiental
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- ItemA base afetiva-volitiva na constituição de educadores(as) ambientais,doutorandos(as) do programa de pós-graduação em Educação Ambiental da FURG(2009) Pasqual, Dayse Melo da Silva; Molon, Susana InêsEsta dissertação tem como proposta de pesquisa o estudo da Base Afetivo-volitiva na constituição de educadores ambientais do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, da Universidade Federal do Rio Grande. Os sujeitos investigados são seis doutorandos mestres em Educação Ambiental. A pesquisa problematiza as influências e as determinações da Base Afetivo-volitiva desses doutorandos nas suas opções pela Educação Ambiental como campo de estudo e atuação. A Base Afetivo-volitiva refere-se às emoções (afetos) e às motivações (vontades) e envolve os desejos, as necessidades e os interesses dos sujeitos. O referencial teórico metodológico que subsidia a pesquisa é a Abordagem Sócio-histórica, especialmente as obras de Vygotsky e de Molon, e a Educação Ambiental transformadora, especialmente a obra de Loureiro. Para a coleta de dados realizou-se entrevistas semiestruturadas e estudos dos memoriais dos pré-projetos de dissertação e de tese desses educadores. O material foi analisado na perspectiva da Análise do Subtexto, metodologia de análise defendida por Vygotsky e Molon, que tem por premissa buscar os significados e os sentidos expressos na fala e na escrita, bem como no subtexto, no intertexto e no pensamento oculto. Além disso, recorreu-se a análise de Conteúdo, que enfatiza a interpretação do sentido que os indivíduos atribuem às mensagens e não apenas a semântica da língua. As categorias que emergiram foram: 1) os motivos e as emoções dos educadores ambientais em suas opções pela Educação Ambiental; 2) tornar-se educador ambiental: processos e implicações do seu fazer e 3) noções de Educação Ambiental, que envolveu também noções de educador ambiental. A pesquisa evidenciou que esses educadores são motivados, em especial, pela possibilidade de serem educadores ambientais pesquisadores docentes. Suas emoções os mobilizam e os paralisam diante da crise socioambiental. As noções acerca da Educação Ambiental e do educador ambiental apresentam características singulares e ao mesmo tempo coletivas, que demonstram a complexidade do processo de constituição do educador ambiental, da consolidação do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental e da trajetória da Educação Ambiental na educação formal. As principais considerações indicam que não existe um modelo ou uma única noção de Educação Ambiental, nem de educador ambiental. Mas essa diversidade característica do campo não impede a explicitação e a superação de determinadas noções e posições assumidas. Um dos desafios da Educação Ambiental é a confrontação e a problematização das práticas e dos discursos e o comprometimento com a ruptura do modelo da sociedade capitalista. Pode-se concluir que a transformação atravessa a Base Afetivo-volitiva dos educadores ambientais doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental. Tais educadores evidenciam a busca pela transformação, que pode ser macro ou microssocial; uma mudança paradigmática ou uma mudança de comportamentos; um novo patamar societário ou uma nova prática.
- ItemDesafios, possibilidades e desassossegos no processo de constituição da educadora ambiental e alfabetizadora: recompondo trajetórias - tecendo diálogos.(2007) Alves, Juliane de Oliveira; Molon, Susana InêsO presente estudo tem como objetivo refletir e problematizar algumas vivências no processo de constituição de uma professora alfabetizadora, educadora ambiental e pesquisadora de sua própria prática. Para tanto, busca elucidar os diálogos, os questionamentos, os desafios e a construção de saberes no processo de desvelamento dessas distintas e complexas relações que acontecem de forma paralela e entrelaçada. Os caminhos metodológicos que orientam este estudo estão baseados na abordagem qualitativa de pesquisa de cunho sócio-histórico, embasada por Vygotsky (1991, 1993) e Freitas (2003), e na abordagem autobiográfica, por meio da narrativa, em autores como Souza (2006), Josso (2006, 2007) e Pérez (2003). Esta dissertação fundamenta-se nessas abordagens porque busca compreender os fatos em seu contexto, valorizando as interações, as vivências e os desafios de narrar as experiências de uma professora alfabetizadora que, sendo aluna e pesquisadora do Programa de Pós-graduação, nível Mestrado, em Educação Ambiental, faz do seu processo de constituição como educadora ambiental e professora alfabetizadora o foco de sua investigação. O material analisado é fruto de fotos, observações e narrativas das experiências vividas, que foram registradas de forma mais enfática com uma turma de 19 alunos do primeiro ano do ensino fundamental de nove anos, de uma escola da rede pública municipal de ensino da cidade do Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Ao longo da escrita da dissertação são narradas e interpretadas, de forma crítica e reflexiva, as situações experimentadas, sentimentos e dificuldades da atuação docente e as implicações de uma pesquisa dessa natureza, que suscita um processo de autoconhecimento, possibilitando o exercício aprofundado da criticidade, da reflexividade e da autonomia. As trajetórias explanadas demonstram os limites e possibilidades de uma pesquisa com enfoque narrativo, abordando a importância das relações sociais para a constituição dos sujeitos e de sua subjetividade, bem como desvelando os processos de constituição da educadora ambiental na sua prática educativa e as distintas possibilidades de sua atuação como professora alfabetizadora. Assim, os resultados deste estudo constatam a importância de se dar vez e voz a essas relações complexas entre pesquisadora, educadora ambiental e professora alfabetizadora, recompondo os percursos vividos e os diálogos realizados, revelando a dinamicidade da constituição da educadora ambiental, que se faz no coletivo, e a sua importância no desenvolvimento de sujeitos mais éticos, criativos e comprometidos.
- ItemRelações de saberes e relações intersubjetivas: contribuições da Educação Ambiental na construção de conhecimentos significativos na sala de aula da escola do campo(2008) Santos, Felipe Alonso dos; Molon, Susana InêsA presente pesquisa investiga como ocorrem as relações de saberes na escola do campo de uma comunidade pesqueira. Analisa a construção de conhecimento por meio das relações estabelecidas entre os sujeitos no ambiente da sala de aula, com a intenção de contribuir para a importância do papel da escola do campo, na produção de conhecimentos significativos para os sujeitos envolvidos nas relações existentes nesse espaço educativo. Assim busco através da abordagem sócio-histórica o entendimento das relações intersubjetivas diante da ação educativa exercida pelos educandos e educadores na Escola Municipal Professora Aurora Ferreira Cadaval, localizada na comunidade pesqueira da Capilha, área rural da cidade do Rio Grande-Rio Grande do Sul. Os diálogos realizados com autores como Roseli Caldart, Miguel Arroyo, Bauduino Andreola, Sergio Leite, Paulo Freire e Carlos Brandão contribuem para contextualizar o cenário educacional e suas implicações para a Educação do Campo, bem como, possibilitam a discussão sobre a necessidade de se considerar os diferentes saberes e conhecimentos que são produzidos e apropriados na escola e no entorno ecológico das comunidades pesqueiras quando se concebe que os sujeitos são produtos e produtores da sua história, portanto, sujeitos criativos, capazes de (re)inventar e (re)criar novas relações sociais e pedagógicas. A problemática da pesquisa parte do entendimento de que, mesmo em realidades que dificultam processos de aprendizagem, é impossível, tanto para o educando como para o educador, estarem no espaço escolar desconstituídos do seu sujeito, que é resultado de suas ações e interações com o mundo. Portanto, o ensino escolar permeia de alguma forma representações de sua própria comunidade, tendo assim a Educação Ambiental a possibilidade de fomentar e problematizar as experiências do sujeito e dos coletivos sociais em suas relações com o mundo.
