IE - Programa de Pós - Graduação em Educação Ambiental
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Resultados da Pesquisa
- ItemRefugiados Ambientais: um estudo sobre a política de proteção da vida e suas articulações entre os Direitos Humanos e a Educação Ambiental em uma dimensão ética(2013) Laborde, André Luiz Portanova; Calloni, HumbertoO presente estudo tem por finalidade abordar sobre a temática dos refugiados sobre o prisma da educação ambiental em uma perspectiva ética. A intenção deste estudo é poder identificar qual o lugar do refugiado em nossa sociedade e a função social do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) no processo de proteger os direitos humanos das populações que vivem constantes deslocamentos em função de conflitos políticos e devastações ambientais, causadas pelas alterações climáticas que afetam nosso planeta. O problema de pesquisa apresentado por esta investigação discorre sobre: É possível afirmar sob um viés autoético que a política de direitos humanos promove a proteção da vida das populações diante das catástrofes ambientais? A hipótese/tese apresentada por esta pesquisa é de que a autoética, direitos humanos e educação ambiental se constituem em uma triunidade da civilidade da coexistência entre os seres humanos entre si e estes com o meio ambiente, tendo na “vida” elemento ético comum. Com esse questionamento procuramos estabelecer conexões com a política de ajuda humanitária da ONU para aproximar a questão da humanidade como um elemento para a investigação à educação ambiental. Nesse sentido, a questão da vida entra como elemento que justifica a preocupação em estudar sobre a problemática dos refugiados em uma proposta Autoética. O procedimento metodológico adotado foi a partir da construção de cartografias que foram construídas e tecidas com as informações dos artefatos midiáticos, documentos e as demais notícias contidas no site do ACNUR. Assim, é possível pensar que a vida e a condição humana por requerer sua garantia de sobrevivência é uma causa que a educação ambiental, neste contexto deve começar a se preocupar. Os refugiados são as pessoas mais vulneráveis desse mundo, e, portanto merecem nosso respeito e atenção.
- ItemOs sons do oriente: o conceito de autoconhecimento e sua contribuição para a Educação Ambiental, um estudo sobre a filosofia Hare Krishna(2008) Laborde, André Luiz Portanova; Calloni, HumbertoA pesquisa tem o objetivo de perceber as relações entre o autoconhecimento proposto pela filosofia Hare Krishna e educação ambiental, estabelecendo interconexões com a esfera sagrada e sua compreensão para o conhecimento científico. Nesse sentido a discussão enfoca um diálogo entre Edgar Morin, Carl Gustav Jung e Gaston Bachelard traçando um percurso de investigação acerca da problemática do autoconhecimento. Além da contribuição teórica, que está ligada diretamente a linha de pesquisa Fundamentos da Educação Ambiental, a pesquisa também participa do universo da comunidade Hare Krishna do Templo de Itajaí/Santa Catarina /Brasil, a fim de reconhecer suas ações em torno do autoconhecimento. A proposta se atém acerca da religiosidade oriental tendo em vista que se entende o processo de imanência, proposto pelos hindus, como auxiliar na identificação do autoconhecimento como prática de educação. Assim, portanto, e sob esse cenário que se apresenta a investigação, reunindo a dimensão onírica de Bachelard, a psique de Jung e a Noosfera de Morin, somando- se a mitologia oriental. Essas esferas é que verificam as tênues relações entre cosmos e ciência, através de uma perspectiva transdisciplinar que foi possível ouvir os sons que vêm do oriente. Dessa maneira, tem-se como problema central de pesquisa, o autoconhecimento na doutrina Hare Krishna, procurou-se com isso, investigar acerca deste e sua relação com os sujeitos na comunidade, como também perceber sua relação no momento de transformação, na tomada de consciência percebendo as mudanças na forma de ser e agir. Para assim galgar uma sociedade justa e harmônica enfocando sua importância nesse processo de reflexão sobre os problemas que envolvem o planeta. A pesquisa em educação ambiental atrelada à filosofia Hare Krishna, constatou na prática do autoconhecimento um impulso à ação humana para a reflexão em torno do tratamento acerca do seu relacionamento com a natureza e com a humanidade, enxergando na produção de vida uma possibilidade viável para a transformação das ações frente ao ambiente.
