Universidade
Federal do Rio Grande
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IE - Programa de Pós - Graduação em Educação Ambiental

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    Investigando as interações das professoras no ambiente virtual Mathemolhes.
    (2006) Novello, Tanise Paula; Laurino, Débora Pereira
    A presente dissertação tem como propósito investigar as possibilidades e limites educacionais do Ambiente Virtual de Aprendizagem Mathemolhes e identificar propostas me todológicas apontadas pelas professoras no trabalho com o ambiente e as diferentes instâncias da Educação Ambiental percebida pelos sujeitos que interagiram no ambiente. O Mathemolhes ilustra uma realidade físico-local-real – Praia do Cassino/RS – intencionalmente vinculada a questões matemáticas e ambientais, na forma de desafios contextualizados, instigando seus usuários a apontar soluções aos questionamentos propostos. A pesquisa desvela as interações de professores, alunos, bolsistas e pesquisadores que ocorreram no Mathemolhes a partir de oficinas pedagógicas. As interações no ambiente e as anotações do diário de pesquisa forneceram os dados que subsidiaram o estudo, e foram analisados segundo a metodologia de análise textual qualitativa. Da análise, emergiram duas categorias: articulação da prática pedagógica e Educação Ambiental no contexto virtual, que foram discutidas com aporte teórico das tecnologia s educacionais e da Educação Ambiental. Na primeira categoria os relatos apontam para o (re)pensar da prática pedagógica no contexto das tecnologias e da necessidade de trabalhos coletivos e interdisciplinares. A segunda categoria ressaltou a importância de trabalhar as questões ambientais, no contexto virtual transversalizadas no currículo escolar, extrapolando a visão naturalista da educação ambiental, englobando aspectos sociais, culturais e políticos. As ferramentas de interação disponíveis no Mathemolhes potencializaram a proximidade das professoras com seus alunos auxiliando-as a compreender interesses e dúvidas, assim como entender o processo de construção do conhecimento sob a perspectiva virtual. Nesse sentido, espera-se que o AVA Mathemolhes se configure como um ambiente problematizador aos professores, estimulando-os a inserir a tecnologia no seu fazer pedagógico e trabalhar as questões ambientais de forma integrada e ampla.
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    Cooperar no enatuar de professores e tutores.
    (2011) Novello, Tanise Paula; Laurino, Débora Pereira
    A Educação a Distância (EaD) surge no cenário educacional como uma nova forma de ensinar e aprender em diferentes tempos e espaços. Todavia, a expansão dessa modalidade de ensino não pode ser reduzida unicamente ao instrumental da tecnologia a que se aporta, uma vez que a EaD envolve questões específicas que necessitam ser pesquisadas e avaliadas. Nesse sentido, o entendimento dessa modalidade de ensino compreende uma prática pedagógica que se diferencia nas ações educativas, e que parte de outra organização do sistema educativo que prevê a construção de práticas pedagógicas e de gestão, mas que, da mesma forma de outros sistemas educacionais, tem por finalidade promover a aprendizagem. As ações em EaD se diferenciam pelo seu potencial de inclusão e expansão no ensino superior, que caracteriza a permanência e continuidade no processo educativo, princípio este expresso no Programa Nacional de Educação Ambiental. Em vista disso, esta pesquisa tem como objetivo discutir as articulações recorrentes nas relações estabelecidas entre professores e tutores a distância. Para tanto, parte-se da hipótese explicativa de que a relação pedagógica entre professores e tutores na modalidade a distância se estabelecerá no respeito, na aceitação mútua e na recorrência dos processos interativos, que ocorrerão no enatuar da práxis pedagógica, quando essas forem compreendidas como singulares e cooperativas. Assim, para subsidiar o estudo, busca-se estabelecer um diálogo das conversas analisadas, com autores do campo empírico, a EaD, e do campo conceitual, a Educação Ambiental (EA), para compreender o fenômeno que está sendo investigado. Com esse fim, realiza-se uma discussão sobre alguns dos cenários e autores da EaD, pela articulação conceitual e experiencial, com base em leituras, experiências e estudos desenvolvidos. Entre esses cenários e autores, são abordados produção de material didático digital, gestão e formação de professores e tutores. Para alcançar o objetivo dessa pesquisa, realizaram-se conversas individuais com professores e tutores que atuaram em disciplinas de cursos na modalidade a distância, tais conversas foram analisadas com base na Análise Textual Discursiva e, a partir desse processo, foram definidos três domínios de ação: articulação pedagógica, organização da disciplina e avaliação, e seis relações que são recorrentes nesses domínios: trabalho coletivo, coordenação de condutas, compreensão dos papéis, fazer na ação, trocas experienciais e experiência vivida. Dessa maneira, o fenômeno é compreendido através da elaboração de dois metatextos com foco nos conceitos de cooperação e enação, nos quais essas conversas são discutidas, identificando as relações ocorridas nos diferentes domínios. Os conceitos de cooperação e enação são abordados a partir de autores que discutem a EA articulados às conversas e ao campo empírico. Os metatextos geraram a explicação científica do fenômeno e potencializaram outras formas de olhar, interpretar e compreender o fenômeno em sua plenitude. Pelas narrativas, fica evidente a necessidade de superação do trabalho individualizado, o reconhecimento da diferença como complementaridade e o desenvolvimento de ações de capacitação de professores e tutores que fomentem formas de realizar um trabalho em conjunto e que leve a coordenação das práxis pedagógicas. Realizar esta pesquisa, que discute as práticas e as ações na EaD com base na EA permitiu suspender algumas certezas e superar limitações bem como encaminhar a EaD, na perspectiva aqui discutida, como um princípio da EA.