IE - Programa de Pós - Graduação em Educação Ambiental
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Resultados da Pesquisa
- ItemA atividade criadora como processo político do trabalho: contribuições para uma Educação Ambiental transformadora(2011) Pagel, Thaís Guma; Castell, Cleusa Helena Guaita PeraltaEste trabalho aborda a importância da atividade criado ra tensionada ao trabalho alienado, seja nas relações sociais ou nas relações com o meio ambiente. Nele, busquei enfocar a questão da atividade criadora co mo contribuição ao processo político do trabalho a partir dos princípios de uma Educação Ambiental crítica, transformadora e emancipatória visando a superação da alienação proposta pela sociedade pós-capitalista. Traz, como proposta teórica e metodológica, uma pesquisa bibliográfica qualitativa de análise de conteú do, através de categorias analíticas e empíricas, de acordo com Maria Cecília Minayo, de artigos escolhidos dos jornais Le Monde Diplomatique Brasil e Brasil de Fato. Traz recortes da realidade relativos à constituição de cidadãos e cidadãs cr íticos(as) e participativos(as) capazes de transformação social e individual. A fundamentação teórica que contribui para a compreensão do tema e do objeto de pesquisa apresenta-se, principalmente, a partir de atividade criadora em Fayga Ostrower e da educação estética em Marly Meira, ao buscar relação com a teoria crítica e a Educação Ambiental transformadora. Abordei a Educação Ambiental crítica, transformadora e emancipatória, principalmente em Loureiro, através de sua procura por superar a alienação da sociedade que valoriza formas de reprodução do conhecimento e da conservação da realidade. A pesquisa proporcionou enfocar a temática da alienação na contemporaneidade do pensamen to de István Mészáros e Ricardo Antunes, como forma de suprir a necessidade de problematizar a realidade historicamente construída. Marx, em seu tempo, reflete muito dos problemas da nossa atualidade e, com o auxílio de Mészáros, é possível problematizar a realidade a partir de sua historicidade, pois ele nos conduz a Marx de forma contextualizada, e seu papel nesta pesquisa é trazer o pensamento marxista à atualidade. Registrei, ainda, a contribuição neomarxista de Hardt e Negri sobre a constituição daquilo que eles denominam Império. Da mesma forma, busquei pesquisar, nessas mídias autodenominadas politicamente independentes, a relação entre atividade criadora e trabalho alienado, bem como suas repercussões socioambientai s, como forma de Educação Ambiental não formal, na perspectiva de que tal processo não pode existir sem sujeitos pensantes e a complexidade de suas relações com outros sujeitos e com o mundo.
- ItemA atividade criadora como processo político do trabalho: contribuições para uma educação ambiental transformadora.(2011) Pagel, Thaís Guma; Castell, Cleusa Helena Guaita PeraltaEste trabalho aborda a importância da atividade criadora tensionada ao trabalho alienado, seja nas relações sociais ou nas relações com o meio ambiente. Nele, busquei enfocar a questão da atividade criadora como contribuição ao processo político do trabalho a partir dos princípios de uma Educação Ambiental crítica, transformadora e emancipatória visando a superação da alienação proposta pela sociedade pós-capitalista. Traz, como proposta teórica e metodológica, uma pesquisa bibliográfica qualitativa de análise de conteúdo, através de categorias analíticas e empíricas, de acordo com Maria Cecília Minayo, de artigos escolhidos dos jornais Le Monde Diplomatique Brasil e Brasil de Fato. Traz recortes da realidade relativos à constituição de cidadãos e cidadãs críticos(as) e participativos(as) capazes de transformação social e individual. A fundamentação teórica que contribui para a compreensão do tema e do objeto de pesquisa apresenta-se, principalmente, a partir de atividade criadora em Fayga Ostrower e da educação estética em Marly Meira, ao buscar relação com a teoria crítica e a Educação Ambiental transformadora. Abordei a Educação Ambiental crítica, transformadora e emancipatória, principalmente em Loureiro, através de sua procura por superar a alienação da sociedade que valoriza formas de reprodução do conhecimento e da conservação da realidade. A pesquisa proporcionou enfocar a temática da alienação na contemporaneidade do pensamento de István Mészáros e Ricardo Antunes, como forma de suprir a necessidade de problematizar a realidade historicamente construída. Marx, em seu tempo, reflete muito dos problemas da nossa atualidade e, com o auxílio de Mészáros, é possível problematizar a realidade a partir de sua historicidade, pois ele nos conduz a Marx de forma contextualizada, e seu papel nesta pesquisa é trazer o pensamento marxista à atualidade. Registrei, ainda, a contribuição neomarxista de Hardt e Negri sobre a constituição daquilo que eles denominam Império. Da mesma forma, busquei pesquisar, nessas mídias autodenominadas politicamente independentes, a relação entre atividade criadora e trabalho alienado, bem como suas repercussões socioambientais, como forma de Educação Ambiental não formal, na perspectiva de que tal processo não pode existir sem sujeitos pensantes e a complexidade de suas relações com outros sujeitos e com o mundo.
- ItemO artesanato como processo político do trabalho: reconstruindo os caminhos da atividade criadora pelo viés da educação ambiental transformadora(2014) Pagel, Thaís Guma; Veras Neto, Francisco QuintanilhaO presente trabalho apresenta-se através da importância da atividade criadora tensionada ao trabalho alienado, seja nas relações sociais ou nas relações com o meio ambiente. Nele, busquei enfocar a questão da atividade criadora como contribuição ao processo político do trabalho atrelada aos princípios de uma Educação Ambiental crítica, transformadora e emancipatória ao visar a superação da alienação proposta pela sociedade do capital. Seu objetivo principal é a investigação de recortes de realidades simbolicamente construídos pelos artesãos do “Brique na Estação”, especialmente relacionados às transformações sociais e ambientais que priorizem a emancipação dos sujeitos e de suas gerações futuras no que se refere ao cuidado ambiental. Trago, como proposta teórica e metodológica, uma pesquisa participativa e qualitativa a partir da análise de conteúdo, através de categorias analíticas e empíricas, de acordo com Maria Cecília Minayo, de entrevistas com sujeitos artesãos da cidade de Montenegro/RS – a chamada “Cidade das Artes”. A fundamentação teórica que contribui para a compreensão do tema e do objeto de pesquisa apresenta-se, principalmente, a partir da atividade criadora em Fayga Ostrower e da Educação Ambiental crítica, transformadora e emancipatória em Carlos Loureiro, por meio de sua busca pela superação da alienação numa sociedade que valoriza formas de reprodução do conhecimento e da conservação da realidade. A pesquisa possibilitou enfocar a problemática da alienação na contemporaneidade do pensamento de István Mészáros e Ricardo Antunes, como forma de suprir a necessidade da problematização da realidade historicamente construída. Marx, em seu tempo, reflete muito dos problemas da nossa atualidade e, com o auxílio de Mészáros, é possível desvelar a realidade a partir de sua historicidade. Busquei pesquisar, nas entrevistas com os sujeitos artesãos, a relação entre atividade criadora e trabalho alienado, bem como suas repercussões socioambientais, como forma de Educação Ambiental não formal, na expectativa de que tal processo não pode existir sem sujeitos pensantes e na complexidade de suas relações dialógicas com outros sujeitos e com o mundo. Assim, as tensões que encontrei satisfazem a pesquisa enquanto possibilidade de Educação Ambiental não formal na medida em que contribuem com a criticidade e a problematização da realidade. Portanto, considero que esta tensão esteve sempre presente nas entrevistas, e possibilitou o desvelamento da realidade a partir de sua problematização, principalmente através dos diversos problemas vividos pelos protagonistas das entrevistas, seja na busca por maior divulgação de seu trabalho criativo, seja na busca por transformações socioambientais.
