IE - Programa de Pós - Graduação em Educação Ambiental
URI permanente desta comunidadehttps://rihomolog.furg.br/handle/1/2066
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- ItemUm estudo de caso sobre as intervenções de educação ambiental para residentes do entorno do Parque Estadual de Itaúnas - ES(2023) Conceição, Janini do Rozário; Adomilli, Gianpaolo KnollerA presente dissertação tem como objetivo geral investigar e buscar uma compreensão em torno das práticas/saberes ambientais da Vila de Itaúnas e como se relaciona com as intervenções de EA extracomunitárias. O contato estabelecido através da experiência da pesquisadora na participação em projetos de intervenção de EA junto à comunidade, por ser moradora do entorno do Parque Estadual de Itaúnas, no que se concerne às comunidades mais tradicionais chamaram atenção e desejo de aprofundamento sobre as suas práticas culturais, principalmente no que se relaciona a educação ambiental. Observou-se na pesquisa, atividades nas comunidades de Itaúnas, Linharinho e no Assentamento Paulo Vinhas, situados no entorno do PEI, visto que a comunidade estudada é a Vila de Itaúnas. Os resultados demonstraram as Ações e projetos de EA desenvolvidos nas comunidades do entorno do Parque Estadual de Itaúnas as quais pode ser citado Projeto Mata Ciliar, Projeto Escola Comunidade Ambiente e Responsabilidade (ECOAR), Subprograma de educação e conscientização ambiental do Parque Estadual de Itaúnas, Projeto Tetrápodes, Projeto Encantarte, Projeto Ponto de Memória Rio de Histórias, Projeto Escola da Mata. Em relação à metodologia a pesquisa está fundamentada na Educação ambiental, sendo estudo de caso com observação direta, onde pode-se envolver toda a comunidade, buscando informações pertinentes ao saber popular da região.
- ItemMovimento ambientalista e educação ambiental: um estudo de caso sobre o movimento "celulose não" no município de Rio Grande no final dos anos 1980(2024-01-29) Silva, Gabriel Ferreira da; Freitas, José Vicente deA atual pesquisa apresenta um estudo de caso histórico referente ao movimento ambientalista denominado de “Celulose Não” ocorrido na cidade de Rio Grande - RS, no final dos anos 1980. Este fenômeno de insurgência foi responsável por impedir que uma fábrica de celulose fosse instalada no município, mesmo com todas as condições econômicas favoráveis à implementação do empreendimento. Tendo em vista esta aparente contradição, buscou-se compreender quais foram os elementos determinantes para que os ativistas do “Celulose Não” obtivessem sucesso em barrar a instauração da fábrica. Partindo da hipótese de pesquisa de que o sucesso do movimento residiu nas ações de educação ambiental promovidas pelo grupo, a pesquisa possui como objetivo principal entender quais os fundamentos e estratégias que fundamentaram as ações deste grupo. Para isso, foi necessário interrogar quem eram as diferentes organizações e sujeitos que estavam envolvidos neste conflito. Utilizou-se de uma extensa gama de fontes primárias para realizar esta pesquisa: periódicos jornalísticos; entrevistas com membros dos grupos pró e contra a instalação do complexo; documentos oficiais, como relatórios de impacto ambientais; e pareceres acadêmicos. Vistos os objetivos e o largo corpus de investigação, foi necessário um aprofundamento teórico dos conceitos da Ecologia Política, propostos pelo educador ambiental Enrique Leff e das perspectivas teórico metodológicas desenvolvidas pelo antropólogo Paul Little, principal expoente da etnografia dos conflitos ambientais, que estrutura esta pesquisa. A dissertação identifica que elementos do contexto histórico e geográfico foram fundamentais para o sucesso do movimento. Não obstante, o fator primordial para o êxito do “Celulose Não” consistiu na perícia dos ativistas na construção de estratégias de ação a partir das questões determinadas pela história e pelo lugar. Finalmente, a pesquisa apresenta sete estratégias e ações de resistência contra empreendimentos extrativistas e estabelece que a ocupação de espaços de poder e de diálogo são fundamentais para o campo da educação ambiental.
- ItemA esperança que brota da terra: a agricultura convencional praticada na Quitéria (Rio Grande - RS) e as possibilidades de mudança pelos caminhos da Educação Ambiental(2024-01-24) Silva, Maria de Fatima Santos da; Calloni, HumbertoA presente dissertação de mestrado versa sobre a agricultura convencional praticada na Quitéria e as possibilidades da efetivação da transição agroecológica por meio de um processo educativo e emancipador. A Quitéria é uma localidade do interior da cidade de Rio Grande, de colonização predominantemente portuguesa, onde a atividade econômica principal é a agricultura convencional e familiar. Partimos da análise da crise socioambiental que vivemos para mostrar que a agricultura convencional não pode ser vista de forma isolada, compartimentada ou fragmentada. Ela só pode ser entendida se inserida em um contexto maior de relação conflitual de exploração e dominação dos homens sobre a natureza. Os recursos naturais são usados sem a preocupação com a sua regeneração/preservação. As práticas agrícolas convencionais levam ao esgotamento dos solos, à destruição da biodiversidade, ao aprofundamento da crise socioambiental e das dificuldades econômicas e sociais das mulheres e homens que vivem no campo. A agricultura sustentável se apresenta como uma alternativa viável para fazer frente à crise que enfrenta a agricultura familiar hoje, além de ser um imperativo em função da necessidade de suplantar a forma de agricultura mecanizada, intensiva e de alto custo que foi solidificada a partir do Pacote Tecnológico da Revolução Verde. Nosso objetivo é discutir, além do que sustenta a agricultura convencional os caminhos que temos para a transição agroecológica, o papel que tem a cumprir tanto os órgão de assistência técnica, os agricultores e agricultoras, quanto os consumidores e todos os demais setores sociais que tem compromisso com a construção de uma sociedade justa e igualitária. A metodologia é entendida, neste sentido, como construção permanente no decorrer de nossa trajetória na busca por refletir acerca do problema de pesquisa. Partindo do estudo de caso, realizando entrevistas semi-estruturadas e observações e procedendo a apreciação dos dados por meio da análise qualitativa textual, a educação ambiental é entendida neste trabalho como educação política, crítica, participativa e emancipatória, inserida no projeto utópico de construção de um outro mundo possível. O dialogo constante e o respeito ao saber de todas as mulheres e homens é condição imprescindível para que possamos consolidar uma transição agroecológica que se paute na construção coletiva e na radicalização da participação de todos, como sujeitos de sua história, construtores da sua existência.
- ItemA emancipação, trabalho e solidariedade como elementos centrais da educação ambiental crítica com pescadoras artesanais(2021) Umpierre, Márcia Borges; Anello, Lúcia de Fátima Socoowski deA presente tese teve o objetivo de compreender como a Educação Ambiental Crítica e a Economia Solidária podem contribuir com os PEAs, a fim de que possibilitem a emancipação de pescadores e pescadoras artesanais. Para tanto, a pesquisa foi realizada a partir do materialismo histórico dialético, à luz do qual analisamos, por meio de escuta atenta, nove entrevistas de pescadoras artesanais da Região dos Lagos – RJ e da Região Norte Fluminense que participam dos PEAs FOCO e PESCARTE, exigidos no âmbito do licenciamento ambiental federal. Para que fosse possível compreender como os PEAs atuam, analisamos ainda três entrevistas de coordenadores dos PEAs, bem como documentos do órgão ambiental, responsável pelo licenciamento de petróleo e gás, documentos dos PEAs publicados e disponibilizados, que nos ajudaram na construção desta pesquisa. Para examinarmos todos esses dados, tivemos como suporte teórico autores como Marx, Meszáros, Gramsci, Freire, Loureiro, Quintas, Singer, Biroli e Hellebrandt. Mediante as entrevistas e esses autores, construímos a tese de que, por meio da educação ambiental crítica aliada à economia solidária, é possível construir processos que visem a emancipação de pescadores e pescadoras artesanais, sendo que muitos desses processos já estão em desenvolvimento, mas que há ainda um longo caminho pela frente. Como descrito nas palavras de uma pescadora “está melhorando, não está bom, mas está melhorando. Poderia está pior ainda, mas está melhorando e a gente vê uma luz no fim do túnel. Enquanto tiver esperança a gente luta”.
- ItemMovimentos sociais e as juventudes rurais no Brasil: uma análise a partir da Educação Ambiental Crítica.(2021) Pádua, Jacqueline de Freitas; Barcellos, Sérgio BottonNeste trabalho buscamos compreender como a discussão das questões socioambientais, a partir da Educação Ambiental Crítica, está contida nas pautas socioambientais das juventudes rurais dos movimentos sociais campesinos brasileiros. Trazemos uma discussão sobre o contexto sociopolítico atual acerca da temática socioambiental e das juventudes rurais dos movimentos sociais no Brasil, utilizando de maneira central dos conceitos de juventude rural como sujeito político, dos autores Castro (2009; 2016), Weisheimer (2005) e Carneiro (1998); de ruralidade brasileira a partir de Wanderley (2014) e Brandenburg (2005) e de Educação Ambiental Crítica, auxiliados pelos autores Layrargues (2020) e Loureiro (2013). Através de uma metodologia qualitativa, utilizamos da análise de conteúdo para categorizar as pautas socioambientais contidas nas pautas e posicionamentos dos(as) jovens que militam nos movimentos sociais rurais. As fontes de pesquisa foram os dados secundários disponíveis nos sites, em documentos e canais do YouTube dos movimentos sociais estudados. Nosso olhar sobre as juventudes foi guiado pela ideia de que esses sujeitos, nos últimos anos no país, têm se caracterizado como atores políticos em relação às diversas questões socioambientais, inclusive a questão agrária, em meio a complexidade da ruralidade brasileira, onde também estão presentes. Partindo da Educação Ambiental Crítica, com o intuito de compreender as denúncias e anúncios que esses(as) jovens vem realizando sobre suas realidades diante da crise ambiental, elaboramos nossas categorias de análise. Acreditamos que as discussões realizadas neste trabalho possam contribuir para a literatura a respeito dessa categoria, agregando à temática da juventude rural a complexidade das questões socioambientais e seus desdobramentos na realidade. Além de permitir explicitar o papel desses(as) jovens no enfrentamento sociopolítico à crise ambiental. As juventudes rurais organizadas demonstraram se auto reconhecer como responsáveis pela continuidade da luta nos movimentos atribuindo a si mesmas a qualidade de força transformadora. Esses(as) sujeitos(as) englobam em suas pautas, de maneira articulada, as questões sociais, políticas, econômicas e ambientais. Essas juventudes demonstraram que, apesar de possuírem elementos em comum, como os dilemas relativos à vida no rural, são diversos entre si e possuem visões próprias sobre seus territórios e suas lutas. Alguns desses(as) jovens, como os militantes do MST, MPA, MMC e PJR, buscam dar foco a pautas como a produção de alimentos saudáveis e agroecológicos como saída para a crise socioambiental degradante que têm se agravado no país. Outros, como os(as) jovens do MAM e MAB, são mais ativos nas disputas por acesso a um território ambientalmente justo e saudável no enfrentamento a grandes empreendimentos e ao agronegócio. Já as juventudes da CONAQ apresentaram ter em suas relações com as questões socioambientais marcadas pelo valor cultural do território característico das comunidades quilombolas.
- ItemDa Ecologia Social à Educação Ambiental: As Contribuições do Pensamento Libertário de Murray Bookchin.(2007) Silva, André Lemes da; Freitas, José Vicente deA Educação Ambiental se apresenta como sendo um importante espaço de diálogos que convergem para o debate e superação das atuais questões socioambientais que nos acompanham. Nesse sentido, esta dissertação trata de estudar, no contexto do pensamento libertário, a obra do pensador e militante anarquista Murray Bookchin, buscando a identificação de categorias conceituais que possibilitem analisar quais as contribuições que o pensamento desse autor pode trazer para o campo da Educação Ambiental. São, basicamente, dois os meus objetivos com esta pesquisa: 1) Identificar e apresentar o contexto da obra do pensador libertário Murray Bookchin, destacando os aspectos da mesma que contenham subsídios teórico-epistemológicos para o entendimento das questões ecológicas contemporâneas; 2) Contribuir, através desses subsídios teórico-epistemológicos para a ampliação dos espaços de diálogos que se apresentam no campo dos fundamentos da Educação Ambiental. O desenvolvimento do trabalho se amparou na perspectiva da pesquisa historiográfica e no método da análise documental de cunho qualitativo. Desse modo, na busca de atribuir sentido aos objetivos propostos, foram se apresentando, em torno do mote principal, algumas possibilidades que encaminharam o desenvolvimento da pesquisa. Nesse sentido, para falar sobre a obra de Murray Bookchin, destaco o contexto teórico que fundamenta seu pensamento, ou seja, o cenário no qual emerge a perspectiva do pensamento libertário, identificando e situando as tendências e grupos. Seguindo, apresento a vida e o conjunto da obra de Bookchin para, ao final, empreender um esforço no sentido de apresentar as principais idéias e premissas que sustentam o seu pensamento e que se vinculam ao contexto da crise socioambiental contemporânea, bem como as alternativas para a superação desse quadro. Partindo disso, realizei uma leitura sobre o processo de constituição do movimento da Educação Ambiental, identificando algumas das estruturas conceituais e temáticas que lhe atribuíram e atribuem sentidos. Numa última direção, destaco em que medida as categorias emergentes nesse processo, poderão contribuir, ou mesmo servir como referências para a ampliação dos diálogos no campo dos fundamentos da Educação Ambiental. Concluo que a obra de Murray Bookchin contém importantes subsídios teóricoepistemológicos que possibilitam ampliar a compreensão da complexidade das questões ecológicas, assim como apresenta importantes alternativas para a sua superação.
- ItemAs Histórias que os Pescadores não Contaram: construindo sonhos e Narrativas Através das Vivências do Grupo de Artesãs da Barra.(2008) Monteiro, Alice Fogaça; Rodrigues, Victor Hugo GuimarãesA presente pesquisa de mestrado investiga as possibilidades de transformações em nossa realidade a partir dos nossos sonhos. Para isso, é estudada a experiência vivida dentro de um grupo de artesãs da comunidade pesqueira da 4ª Secção da Barra do Rio Grande/RS. Nesta comunidade a economia gira em torno da pesca artesanal e industrial, nas quais os homens exercem a profissão de pescadores. À suas mulheres, cabe o serviço doméstico e o cuidado com os filhos, impossibilitando-as de exercerem um trabalho fora de suas casas. No entanto, em 2004, o Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental- NEMA ofereceu às mulheres da comunidade, diversos cursos de artesanato voltados à valorização local. Após os cursos, algumas das participantes decidiram formar o Grupo de Artesãs da Barra – GAB. Durante esses anos de convivência elas foram me contando sobre suas transformações, sonhos, realizações e superações, desencadeadas pelas vivências e convivências dentro do GAB. Desta forma, apostamos que a metodologia da pesquisa narrativa possibilita aos participantes da pesquisa, que ao mesmo tempo em que relatam suas experiências e sonhos, possam, reinventar-se, fazer uma nova leitura, se auto-conhecerem, abrindo assim possibilidades de reflexões que desencadeiem transformações. Assim, através das narrativas das integrantes do GAB buscamos compreender as motivações que as fizeram “quebrar as regras de sua comunidade” e unirem-se na busca de uma nova vida e de novos sonhos. Portanto esta pesquisa, inserida no campo da Educação Ambiental não-formal, trata das transformações ocorridas em mim e nas mulheres do GAB viabilizadas por sonhos individuais e coletivos, despertos e constituídos através da educação ambiental. Esperamos, a partir disso, evidenciar a importância do sonho tanto na vida dos educadores quanto na vida dos educandos, percebendo o sonho como motivador e desencadeador de transformações de valores e atitudes dos seres humanos frente a si mesmos e ao mundo em que se inserem.
- ItemEducação estético-ambiental na formação de professores: transformações e percepções possíveis a partir da linguagem teatral(2018) Rezende, Pauline Apolinário Czarneski; Garcia, Narjara MendesEste trabalho é realizado na linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores(as) - EAEFE do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, e descobrimos a partir dele que uma prática educacional pautada na linguagem teatral é um instrumento dialético essencial para quem pretende realizar uma educação que liberte, que rompa com os preceitos tradicionais, saindo da zona de conforto e propondo um trabalho direcionado para o desenvolvimento dos sujeitos, embebido de intencionalidades e possibilidades. Defendo a ideia de que a linguagem teatral é um importante meio para se experienciar os preceitos propostos pela Educação Estético-Ambiental, que permite a emancipação dos sujeitos, o exercício do pensar e repensar os papéis pressupostos pela sociedade e a humanização dos envolvidos por meio da sensibilização. Para tanto, realizei uma pesquisa qualitativa em duas turmas de estudantes de Pedagogia Licenciatura, durante o terceiro ano de curso dos (as) acadêmicos (as), na disciplina de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa para Crianças, jovens e adultos I e II, com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Inserção Ecológica e da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, em concordância com a linha crítica da Educação Ambiental. Durante a execução da pesquisa foram realizadas práticas pedagógicas que abordam os preceitos da linguagem teatral. O método de produção de dados foi pensado em diferentes etapas, contendo entrevistas, diário de campo da pesquisadora e portfólio dos licenciandos pesquisados, assim como o trabalho final realizado para a disciplina. Para análise dos dados foram utilizados os passos da Análise de Conteúdo. Os resultados do estudo apontaram que a partir do trabalho com a linguagem teatral, que se aporta na Educação Estético-Ambiental, foi notado pelos (as) participantes aprimoramento de habilidades que caracterizam emancipação dos sujeitos, assim como a ressignificação do ser professor. Além disso, foi descoberto também que a partir da linguagem teatral se abre a possibilidade de debater problemáticas socioambientais, de modo que, é possibilitado um espaço de discussão, essencial à educação, onde é possível expressar suas opiniões sobre os assuntos que são abordados. Outra questão importante que foi levantada nos resultados é a possibilidade de transformação a partir do trabalho com a linguagem teatral, houveram transformações nas concepções de Educação Estético-Ambiental, assim como, transformações com relação à prática docente e à adesão de um trabalho teatral em suas concepções. O teatro na formação inicial de professores pode se constituir como uma importante experiência a fim de significar e ressignificar a uma prática educacional, de maneira que vise a criticidade e a emancipação por meio da sensibilização.
- ItemVisões marinhas: vertentes e signos para Educação Ambiental em comunidades costeiras(2000) Crivellaro, Carla Valeria Leonini; Cortesão, JudithSob a ótica interdisciplinar, este estudo objetiva a elaboração de uma metodologia em educação ambiental capaz de identificar, resgatar e valorizar peculiaridades ambientais, culturais, históricas, sociais, políticas e étnicas, a partir do conhecimento coletivo de comunidades costeiras, aqui definido como um conjunto de visões marinhas. Através do desenvolvimento do método vivencial, serão indicadas as vertentes (áreas do conhecimento presentes em uma determinada vivência) e sua representação através de signos (elementos) que as caracterizam. O método vivencial contribui para levantar subsídios básicos, abordando aspectos socioambientais, históricos e culturais, que constituem a identidade de um lugar, levando à identificação, autovalorização e conexão com outras realidades. Favorece o intercâmbio entre a teoria e a práxis, uma vez que trabalha com os elementos originais da comunidade. Abre espaço para um trabalho interdisciplinar, valorizando profissionais das diversas áreas do conhecimento, pois enfatiza os signos que retratam as visões marinhas utilizando noções provenientes de várias disciplinas como a geografia, a oceanografia, a antropologia, a psicologia, a arte e a literatura. Acredita-se que com este trabalho possam surgir alternativas para que as comunidades minimizem as ações antrópicas que comprometam sua qualidade de vida. Também se pretende fornecer subsídios para a implantação, evolução e conexão de projetos de educação ambiental na zona costeira, visando um grande projeto de EA Costeiro, dentro do Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro - PNGC, valorizando assim, a partir destas visões, ilhas de especiação cultural.
- ItemA Educação Ambiental como perspectiva para uma outra viagem turística: revisitando os passos do guia – educador com viajantes na Costa Doce/RS(2007) Botelho, Daniel Moraes; Rodrigues, Victor Hugo GuimarãesEste trabalho pretende compreender a educação ambiental como perspectiva para uma outra viagem turística, revisitando os passos do guia-educador com viajantes na Costa Doce. Tal proposta justifica-se como um direcionamento através de um estudo da prática do guia de turismo e professor que busca, com o turismo, o despertar para uma relação mais harmônica do ser humano com o espaço visitado, propondo, na experiência turística, outras relações entre o eu-lugar-outro. A metodologia empregada apóia-se nos pressupostos básicos da educação ambiental, na imaginação criadora de Gaston Bachelard e nos sonhos para reinventar e humanizar as viagens turísticas. As repercussões deste trabalho buscam despertar imagens, nos viajantes da Costa Doce, para possibilitar que os mesmos possam produzir diferentes interpretações de três questões de pesquisa: o encontrar-se a si próprio, o viver e o agir de forma diferente e as estratégias de educação para as viagens. Com a interpretação dessas questões é que se busca a inferência da educação ambiental nas viagens turísticas.
