Universidade
Federal do Rio Grande
  • Alto contraste


 

IE - Programa de Pós - Graduação em Educação Ambiental

URI permanente desta comunidadehttps://rihomolog.furg.br/handle/1/2066

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 38
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A constituição das relações familiares na era digital: diálogos com a Educação Ambiental
    (2012) Cabral, Rosana Torma Miranda; Gomes, Vanise dos Santos
    Este estudo, intitulado A CONSTITUIÇÃO DAS RELAÇÕES FAMILIARES NA ERA DIGITAL: DIÁLOGOS COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL apresenta discussões que são problematizadas na pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental – FURG, a qual objetiva compreender as relações sociais estabelecidas em famílias midiatizadas pelo ambiente virtual. Entende-se que a ideia de família ganha outras nuances, motivada pela modificação das estruturas societárias, sendo reconfigurado seu conceito a partir da vivência de outros modos de compreender-se o espaço familiar ao pensar-se a crescente presença das mídias digitais como mediatizadoras das relações interpessoais. A pesquisa respalda-se em três principais discussões, relacionadas entre si: famílias, era digital e Educação Ambiental. Os estudos relativos à Educação Ambiental vêm contribuindo para melhor compreendermos as relações sociais estabelecidas em diferentes ambientes, especialmente, no âmbito familiar. Nesta perspectiva, a Educação Ambiental contribui para a discussão e compreensão dessas relações para além do ambiente natural, trazendo para o campo do debate aspectos relacionados à constituição do ambiente social, a partir de uma lógica capitalista não apenas de produção e consumo, mas também de relação com o outro. As discussões aqui apresentadas respaldam-se em autores como Loureiro, Reigota, Sibilia, Smith, Bauman, Palfrey e Gasser, apresentando o problema de pesquisa a partir do seguinte questionamento: Que relações sociais são expressas em famílias que fazem uso intenso das mídias digitais? A escolha dos sujeitos da pesquisa realizou-se tendo em vista a inserção da mestranda em um contexto familiar, cujos membros lhes são conhecidos, buscando, em suas narrativas, compreender a configuração familiar ali apresentada. A produção de dados foi realizada a partir da inserção da pesquisadora no grupo investigado de entrevistas com a família e do diário de campo. A análise dos dados seguiu a orientação de Moraes e Galiazzi acerca da ATD – Análise Textual Discursiva. Importa destacar que a investigação que aqui se propõe segue uma abordagem qualitativa de pesquisa, onde os sujeitos são atuantes, fazendo a pesquisa e não somente sendo investigados. Os dados produzidos, com base na análise realizada, possibilitaram compreender, a partir da interlocução com a família participante, que são, tais relações, estabelecidas por meio de uma rede virtual que seduz e, diante disso, chama o usuário à presença virtual e ao consequente afastamento presencial. Assim, são relações também que ensinam a necessidade de estabelecer limites quanto ao uso intenso da internet, isso porque seus apelos reforçam as relações constituídas por meio de paradigmas da competição e do consumo. São relações de paradoxos, sempre com contradições, ora seduzindo, ora sendo criticadas.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    À busca da cultura da relação educação e pesquisa: alguns projetos de ensino na Escola Silva Gama como horizonte de tematização
    (2006) Veiga Júnior, Álvaro; Molon, Susana Inês
    Pretendo apresentar este estudo como um produto de pesquisa e educação que transparecesse alguns significantes percursos de vida dos sujeitos, de seus ofícios e saberes, que aqui estão referidos. Duas professoras e um espaçotempo de projetos, numa escola pública, no Cassino, RS. Deu-se um processo de pesquisa que aproximou algumas trajetórias com produção de experiências inovadoras próximas, com identificação e valorização regional. A inovação parte de uma educação criativa frente à hegemonia do currículo Fordista-Taylorista, construto de uma lógica fabril disciplinar, estanque, que marginaliza as Ciências Humanas. Denominei as experiências selecionadas de práticas diferenciadas, de projetos escolares. Este estudo pretende versar sobre as escolhidas experiências, fornecendo, como objetivação da pesquisa, uma narrativa reflexiva, aprofundada e sistematizada, junto à construção de um quadro teórico coerente, aproximando-a do campo selecionado, movida pela problematização e tematização de pesquisa. As pesquisas participantes foram influenciadoras, por entender ser uma contracorrente do que se denomina de academicismo, cientificismo, de isolamento e superioridade que a Ciência consagrou. Este trabalho fundamenta-se num panorama de crise civilizatória, de impasses contemporâneos. Entende que o modelo Cartesiano-Baconiano-Kantiano é identificável como construtor de realidades da modernidade. Ainda busca construir seu quadro teórico em Educação Ambiental (EA), e, neste Programa de Pós-graduação, na linha de pesquisa Educação Ambiental: Currículo e Formação de Professores. A insatisfação com a escola fechada e burocrática aproximou tais experiências com os movimentos políticos e sociais, com a distensão do jugo setorizante que amiúde estabelece a tritomia educação formal, não formal e informal. Assim, a educação consagraria o seu modelo mental redutor e pragmático, que desconhece o desafio da sustentabilidade. São autoras/es aqui destacados; Arroyo(2000), Demo(1995, 1997, 2000, 2002), Grün(1995, 2002, 2003), Freire(1997, 2003), Lopes Velasco(2000), Reigota(1994, 1999, 2001), Souza Santos(1989,2003), Vorraber Costa(2002), entre outras/os. Esta escrita pode levar ao que é possível chamar de práticas pedagógicas diferenciadas, projetos de ensino, culturas colaborativas comunitárias e comunidades de aprendizagem. Os sujeitos, grupos de estudantes e educadoras que pretenderam ir além da cultura disciplinar, do currículo empedernido dos conteúdos, da não submissão ao paradigma da competição, do vestibular, do mercado, da imposição monolítica de uma sociedade da produção-consumo.Quanto à contribuição intencional mais específica deste estudo, aponto para o paradigma da interdependência nas esferas formativas de professores, inicial e continuada, contextualizadas no meio ambiente, como energia política e cultural para interferir nas configurações das instituições públicas.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A formação de professores no marco do projeto cirandar: miradas e escutas desde a Educação Ambiental
    (2019) Cougo, Alexandre Cougo de; Dias, Cleuza Maria Sobral
    A tese “A formação de professores no marco do Projeto Cirandar: miradas e escutas desde a Educação Ambiental” parte da compreensão da importância dos movimentos de rodas de formação de professores na dialogicidade com a Educação Ambiental. A partir dessa processualidade o problema da pesquisa se centra na seguinte pergunta: Como é que isso se mostra: a formação de professores no marco do Projeto Cirandar? O objetivo desse estudo consiste em compreender a configuração da formação de professores no marco do Projeto Cirandar – rodas de investigação desde a escola em diálogo com o campo da Educação Ambiental. Enquanto escolhas e caminhos metodológicos, a investigação se revela enquanto uma pesquisa narrativa que também estabelece conversações com autores e estudos da fenomenologia, da hermenêutica, do universo autobiográfico, da Educação Ambiental e da formação de professores. O corpus deste estudo é composto por 28 relatos da docência produzidos na formação acadêmico-profissional do Projeto Cirandar no ano de 2015. O trabalho de estudo dos relatos partiu de uma leitura atenta dos mesmos guiada pela pergunta da pesquisa e, desde esta, o registro de diferentes marcações de compreensão extraídas diretamente dos textos em análise. A partir da continuação da leitura dos relatos e das marcações de compreensão se chegou a 125 nuances de formação, indicativas do exercício compreensivo. O processo de aproximação interpretativa destas nuances possibilitou a constituição de cinco nós integradores que respondem a provocação da questão investigativa: 1. Comunidades de formação de professores; 2. Lugares da/em formação de professores; 3. Tempos de vida em/na formação de professores; 4. Escritas em formação de professores; e 5. Autorias e criações na/da formação de professores. Por fim, foram produzidas sete cartas de formação enquanto exercícios de um dizer interpretativo. Da mesma forma, a tese desta pesquisa mostra que a formação de professores desde o Projeto Cirandar e em diálogo com o campo da Educação Ambiental se compreende na dialogicidade de grupos, lugares, tempos, escritas e invenções da docência.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Formación del educador ambiental desde el conocimiento didáctico del contenido - una experiencia en el contexto ead en Brasil
    (2017) Ariza, Leidy Gabriela Ariza; Freitas, José Vicente de
    En esta tesis se realiza una comprensión de aspectos del conocimiento didáctico del contenido (CDC), en la formación del educador ambiental para su constitución como profesional en la educación, desde lo epistemológico, pedagógico, contextual, disciplinar, afectivo e histórico, como una forma de contribuir en el campo de la didáctica en la Educación Ambiental. Reconociendo estos aspectos en el propósito de la enseñanza de educación ambiental desde la formación, con el énfasis en la interpretación, descripción de categorías empíricas y teóricas con la metodología de investigación ATD (Análisis Textual Discursivo), utilizando como herramienta tecnológica Atlas.Ti para el manejo de datos cualitativos. En la comprensión del CDC en la Educación Ambiental, a partir de las categorías emergentes se permitió caracterizar la constitución del educador ambiental desde la intencionalidad en la formación, se construyeron relaciones para la representación de este conocimiento. La muestra de análisis fueron tres cursos de especialización en Educación Ambiental de las universidades FURG, UFMS y UFOP en Brasil. Como parte del cuerpo de análisis se revisó el currículo de los cursos, las políticas en educación ambiental locales y generales y su relación con la formación de educadores, políticas públicas en educación a distancia en el país de estudio, documentación de los cursos y entrevistas. Se identificaron características heurísticas entre lo sustantivo, sintáctico, estético y dinámico del conocimiento, desde la transformación, la ética, la pertinencia, la colectividad, territorialidad, democratización, participación, motivación, reflexión, acción, saberes, cultura, entre otros elementos cognitivos procedimentales y actitudinales en la formación curricular de educadores ambientales. A partir de esta investigación se concluye que enseñar Educación Ambiental no solo es recurrir a unas leyes y procesos, puesto que involucra interacciones pedagógicas, disciplinares, epistemológicas, históricas y del contexto en sus diversos campos de acción. De igual forma, ser Educador ambiental es un compromiso social, un actor político y éticamente responsable de acciones y procesos socioambiéntales, un reconocedor de contenidos interrelacionados y articulados entre sí, constituido de vivencias y ontologías propias que marcan sus acciones de enseñanza, es un diálogo interno y colectivo.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O audiovisual na educação ambiental não formal : jornaleco - um programa de TV ambiental produzido por crianças do ensino fundamental.
    (2012) Duarte, Krischna Silveira; Gentini, Alfredo Guillermo Martin
    Este estudo qualitativo problematiza a influência dos meios de comunicação de massa nos fenômenos de serialização da cultura, homogeneização dos desejos e dos modos de pensar e agir nas relações ambientais contemporâneas. Numa Pesquisa-Ação-Participante desenvolvida com nove crianças de oito a dez anos de idade, objetivamos estimular sua criticidade em relação às imposições midiáticas e relacionar com a qualidade de nossas relações sociais, ambientais e subjetivas. Para isto criamos dois dispositivos: a oficina Criando Ambientes Comunicativos Sustentáveis e o programa de TV JORNALECO, que têm por objetivo a constituição de espaços experimentativos de livre expressão, capazes de aportar a criação e a disseminação de microintervenções ecosóficas. Nosso objetivo é contribuir com a Educação Ambiental Não-Formal a partir da criação de pequenas rupturas nos modos de ser instituídos pela mídia, promovendo a (re)descoberta das subjetividades e, contribuindo assim, para a constituição de sujeitos transformadores da crise ambiental vigente. Nossa proposta aposta na linguagem audiovisual para além do espetáculo televisivo, configurando-a como instrumento de mudança, - assim como é a educação ambiental -, capaz de resgatar valores de solidariedade e cooperação, reintegrando o ser humano ao contexto sistêmico do ambiente. A análise comparativa dos questionários aplicados antes e após a oficina mostra que as crianças passaram a compreender a manipulação das subjetividades e traçar paralelos entre serialização midiática, incentivo ao consumo e a degradação ambiental.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Cativeiros de animais para exibição e a educação ambiental: implicações éticas contemporâneas.
    (2018) Sanchez, Karine Ferreira; Calloni, Humberto
    A presente pesquisa teve por escopo um estudo de caso acerca da vida e permanência de animais em cativeiros, verificando e problematizando em que medida a noção de Educação Ambiental, assim entendida nesses ambientes, pode nos despertar certa perplexidade ao constatarmos a manutenção de ambientes cativos que insistem em servir a uma cultura antropocêntrica que já não se coaduna com os novos paradigmas em curso na atualidade que presumem, dentre outros entendimentos, a responsabilidade moral para com os demais seres vivos, bem como e especialmente, a salvaguarda da ética e dos Direitos Animais. Com efeito, o presente estudo teve como questão central o seguinte enunciado: Como se justifica a permanência do domínio humano sobre a natureza no comportamento contemporâneo de manutenção dos animais em cativeiro e qual a função da Educação Ambiental neste tema? A partir do problema/questão da pesquisa formulou-se a hipótese/Tese de que a Educação Ambiental pode/deve desconstruir noções e conceitos que normatizam/normalizam tanto a permanência quanto a exploração de animais vivos em cativeiros. Para confirmar a referida hipótese, este estudo de caso valeu-se de uma metodologia compatível com os seus propósitos: mapeamento e seleção dos locais a serem estudados; formação de um banco de imagens; observações presenciais; entrevistas com os responsáveis pelos locais; análise dos projetos de Educação Ambiental existentes com suas justificativas e políticas internas. Neste sentido, foram realizados registros de ambientações animais em cativeiros situados no estado do Rio Grande do Sul, tais como zoológicos e criadouros legalizados a seguir discriminados: o Criadouro Conservacionista São Braz, em Santa Maria; o Criadouro Conservacionista da Quinta da Estância, em Viamão; o GramadoZoo, em Gramado e a Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, em Sapucaia do Sul. A hipótese da pesquisa foi confirmada no sentido de que não existem justificativas que estabeleçam a legitimidade da manutenção da cultura de animais em cativeiro para entretenimento, pesquisa, conservação ou Educação Ambiental, sempre que levarmos em conta a consideração ética. Os resultados demonstram que a justificativa de manutenção dos animais cativos, que escape à pura salvaguarda destes animais, ou se aproveite dela para outros fins, ignorando a natureza dos animais, permanece como um "retrocesso moral" na nossa sociedade, sendo agravada pela cumplicidade de determinados enfoques de Educação. Desta forma, postula-se a abolição progressiva desses locais de cativeiro como atitude ética pertinente e adequada ao nosso século. Por outro lado, o referencial teórico foi estabelecido com os conceitos de Ética de Edgar Morin, Albert Schweitzer e Carlos Naconecy; Estudos sobre o Homo sapiens, e sua relação com outros seres a partir de Yuval Harari, Charles Darwin e Keith Thomas, além das considerações fundamentais de Peter Singer, Gary Francione, Tom Reagan e Fernanda de Medeiros acerca dos Direitos Animais. A justificativa da pesquisa se dá na preocupação com a vida de outros seres sencientes - e não somente os humanos - que diariamente se encontram em estado de grande sofrimento.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Caminhos e descaminhos da educação ambiental nos saberes e fazeres da escola do campo : um estudo de caso na escola da comunidade do Barranco em São José do Norte.
    (2013) Coelho, Mônia Gonçalves; Minasi, Luis Fernando
    Nessa Dissertação de Mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande, apresentamos nossa problematização buscando compreender que saberes e fazeres as educadoras da escola do campo, da Escola Municipal Dom Frederico Didonet, localizada no interior de São José do Norte, desenvolvem e como estes se manifestam em suas práticas educativas como busca de uma Educação Ambiental do Campo. Frente à emergência em se conceber a Educação do Campo como um espaço-tempo de formação humana com propósitos de emancipação dos sentidos, foi concebido a Pesquisa Qualitativa comomovimento de descoberta e anúncio. O uso da Teoria Materialista Dialética nos favoreceu para a compreensão mais justa da realidade estudada e dapossibilidade de desenvolvimento de uma outra forma de estar no e com o mundo, tendo como fundamento a prática educativa das educadoras do campo como critério de verdade. Compreendemos, por meio deste estudo, a necessidade de processos formativos continuados de professores que seembasem em teorias fortes, concretas, e que denuncie os movimentos contraditórios da educação no geral e da educação do campo no seu particular, assim como, também seja capaz de anunciar que outra de educação é possível, para além da que estamos desenvolvendo nesse modo de existir sociambientalmente.A escolha, para o Estudo de Caso da Escola Dom Frederico Didonet, se deu em virtude de apresentar o Ensino Fundamental Completo no campo, como também não estar organizada em turmas multisseriadas. Assim, dentro do escopo deste trabalho, objetivamos conhecer, compreender e analisar as contradições das pratica educacionais da Escola Municipal Dom Frederico Didonet, assim como identificar, analisar o desenvolvimento dos saberes e os fazeres das educadoras da Escola do Campo dentro da Proposta Pedagógica da Escola. Neste estudo se tornou possível compreender as limitações dos conhecimentos e saberes desenvolvidos na escola do campo/rural Dom Frederico Didonet, na medida em que as práticas lá existentes expressam contradições que resolvidas sem a luz de uma teoria, dificultam um entendimento das causas geradoras dos limites que a condicionam, no seu todo, um fazer pedagógico revolucionário das professoras que nela atuam. Constatamos também a inexistência de uma proposta de Educação Ambiental nos programas das disciplinas que forma o currículo da escola descaracterizando o Campo da Natureza e o homem como seu interlocutor.. Em nosso entendimento, apenas por meio de práticas fundadas na Teoria Marxista é que podermos conseguir desvelar estas contradições. Para além de revelar as práticas pedagógicas da escola, buscamos propor ações que estejam vinculadas a um projeto social mais amplo, de transformação da sociedade, no qual é necessário que os educadores desenvolvam um pensar crítico e revolucionário capaz de articular diferentes conhecimentos, saberes e fazeres no espaço escolar do meio rural, em que os princípios e fundamentos da Educação Ambiental crítica e transformadora estejam impregnados no cotidiano das práticas pedagógicas, possibilitando a promoção de uma Educação Ambiental do e no Campo.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A mineração em São José do Norte, RS: um estudo sobre controvérsias ambientais em torno do Projeto Retiro.
    (2017) Lopes, Raizza da Costa; Adomilli, Gianpaolo Knoller
    Este trabalho aborda a construção de uma controvérsia ambiental em torno da tentativa de instalação do Projeto Retiro, no município de São José do Norte - RS, e tem como foco a dimensão conflitiva deste processo, ocasionada pelas assimetrias e desigualdades que envolvem os atores sociais em disputa. O empreendimento minerário prevê um período de atividades que visam à exploração de minerais pesados por cerca de vinte anos. A partir do referencial teórico utilizado, é possível afirmar que, a adesão de muitos países da América Latina ao modelo econômico neoliberal tem como característica a exploração dos recursos naturais e ambientais que passam a atender as necessidades do Mercado e, tem como consequência a geração de impactos negativos que são imputados aos grupos de menor poder de apropriação material e simbólica. Neste contexto, esta pesquisa é guiada pelas seguintes perguntas: como se dá o processo de elaboração da crítica ao Projeto Retiro? Quais são os elementos que fornecem condições para a construção de uma controvérsia ambiental frente à possibilidade de instalação do Projeto Retiro? E, tem como objetivo a análise do processo de construção da controvérsia ambiental através da descrição dos argumentadores e dos argumentos utilizados para a defesa ou rejeição do Projeto Retiro e, além disso, busca mapear os atores sociais envolvidos na controvérsia, para refletir sobre o papel da Educação Ambiental no que tange aos conflitos envolvendo a instalação de grandes empreendimentos. Esta pesquisa que, está apoiada nos referenciais teóricos e metodológicos da sociologia e da antropologia, se ocupa de mapear e analisar as audiências públicas referentes ao processo de licenciamento ambiental deste empreendimento, bem como seus desdobramentos em outros espaços de crítica, tais como programas de rádio, reuniões e visitas ao local que possivelmente sediará o empreendimento. A partir das análises realizadas, conclui-se que, existe um conflito envolvendo a disputa entre grandes empreendimentos (RGM S.A.; Ventos do Atlântico S.A. e FLOPAL). Destaca-se, também, a resistência por parte de grupos de agricultores, pescadores e outros ao projeto minerário. As questões suscitadas durante a pesquisa contestam as noções de desenvolvimento e de progresso que permeiam as disputas pelo uso e significação do território e, nesta medida, oferecem aportes para que se possa refletir acerca do papel exercido pela Educação Ambiental nestes espaços de conflito. Argumenta-se, por fim, que a Educação Ambiental deve abordar as questões ambientais a partir das relações sociais, envolvendo uma discussão política que, considera os sujeitos a partir da sua condição social, histórica, econômica e cultural, com vistas para a explicitação e problematização dos conflitos que envolvem os grupos sociais.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Auto-ética : um estudo da constituição do educador ambiental a partir da noção de metamorfose antropossociológica.
    (2012) Jurawski, Claudete; Calloni, Humberto; Vianna, Lauro de Brito
    Com o respaldo teórico da Complexidade em Edgar Morin, neste estudo qualitativo, que parte da linha de pesquisa Fundamentos da Educação Ambiental, e se configura soberanamente antropológico e ético; reflito sobre o meu processo de constituição complexa como educadora ambiental, em uma perspectiva da metamorfose antropossociológica. Respondendo como a auto-ética transparece nesta caminhada, onde a experiência e as obras se entrelaçam. E o ensaio, o gênero literário instituído por Michel de Montaigne, é o método empregado para a estratégia de operar o pensamento complexo, nesta ponderação sobre a transmutação de alguém que, em algum momento de sua vida quis se distanciar de algo semelhante ao ‘retrato de Dorian Gray’. Como a imagem no espelho é de um homo complexus, era certa a inviabilidade de adentrar mais profundamente no reflexo, num tempo tão ínfimo; por conseguinte, circunscrevo a problematização em torno de uma intervenção em favor da emergência da transformação humana e social apregoada por Morin. E apesar das insuficiências, considero que esta pesquisa traz contribuições para a compreensão da noção de metamorfose antropossociológica e de auto-ética. Refletindo sobre as estrelas que nasceram, morreram, se reconfiguraram dentro de mim; numa intimidade maior com o princípio dialógico, retiro um pouco o véu da complexidade que é ser um educador ambiental, daí também a relevância deste estudo. No movimento entre prosa e poesia, as páginas foram grafitadas ao ‘sabor’ da Complexidade. Auxiliada de várias formas, superando meus próprios limites - tendo a caminhada como mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental me forjado para novos desafios - com a materialização desta dissertação, fica um ‘rastro no clássico’!
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Observatorios sócio-ambientales desde las escuelas rurales de Uruguay: uma herramienta para la educación y la justicia ambiental
    (2020) Pensado, Solana Ximena González; Machado, Carlos Roberto da Silva
    Esta es una investigación de doctorado en Educación Ambiental (EA). Una tesis que utilizó la EA como una herramienta para la co-construcción de Observatorios Socio-Ambientales (OSAs) en las Escuelas Rurales (ER) del Uruguay, si parten de las necesidades, problemas y/o Conflictos Ambientales (CA) de las comunidades. Los OSAs deben ser reflexionados participativamente, siendo una herramienta a constituir que tiene sus limitaciones y oportunidades, con la finalidad de producir una EA para la Justicia Ambiental. Recorremos los caminos de Henri Acselrad; Carlos Frederico Bernardo Loureiro; y, Boaventura de Souza Santos, entre otros. La metodología elegida para abordar los territorios se basó en un abordaje sistémico, enfocando la observación en los vínculos interpersonales e institucionales, tomando en cuenta las personas que habitan y se relacionan con las ER y los agrupamientos. Además de describir los contextos, el tiempo - personal e histórico - en que se realizó, así como los procesos que se fueron dando entre los vínculos observados. Se definieron categorías de análisis, además de tener en cuenta factores desde lo micro a lo macrosistémico, para llegar a describir cuáles son las limitantes y las oportunidades para que se puedan materializar los OSAs en las ER en Uruguay. Los capítulos siguen la estructura de las hipótesis planteadas, con la intención de responderlas, pero sin el afán de que esas respuestas sean acabadas, sin buscar la perfección, pero si la coherencia entre las teorías, la práctica y el análisis que tuvimos a la hora de llevar adelante esta investigación. Es por esto, que se comienza con las bases que sustentan la reflexión entendiendo que la metodología que se utiliza es juez y parte, mirada que interviene en las reflexiones que se hacen de los territorios observados y esta forma de mirarlos, desde cerca o de más lejos . Por esto entendimos que, para cerrar, o abrir la discusión de los capítulos, proponiendo atrevidamente una posible e inacabada forma de pensar los OSAs en ER y agrupamientos en Uruguay. Este trabajo logró identificar las oportunidades y las limitaciones que tienen las ER y los Agrupamientos Escolares, para materializarse los OSAs en dos territorios, uno próximas al Paisaje Protegido Quebrada de los Cuervos - PPQC (Agrupamiento de las Sierras - AS) y en áreas de producción arrocera (Agrupamiento del Arrozal - AA) en el departamento de Treinta y Tres (Uruguay). En el arrozal presenta más limitaciones que oportunidades, visualizando como central el aislamiento y la dependencia de la ER con las empresas. Mientras que en el PPQC tienen sobradas oportunidades, pero el despoblamiento la está dejando sin posibilidad de gestar OSAs. Las ER vinculadas al PPQC suele estar sobreintervenidas con proyectos que no sostienen ni devuelven sus trabajos a los territorios, pero sí son una oportunidad cuando los CA emergen dado que aparecen muchxs actores a protagonizar las discusiones sobre el tema. La ER, como institución que es, está encorsetada en una formalidad, jerarquía, y sistema controlador de las maestras y lxs estudiantes, y vienen perdiendo su espíritu creativo y reflexivo, por lo que los OSAs en ellas podrían ser espacios de creación de nuevas subjetividades, utopías y lucha en el territorio. Aprender de la EA crítica y transformadora para crear nuevas utopías, donde se corren las fronteras, y se podría ir aún más lejos, apostando a una red de OSAs en ER en todo el país, pensado en un gran agrupamiento país, donde sean las propias comunidades que definan cuáles son los problemas o CA, latentes y emergentes, y protagonicen las discusiones que les pertenecen.