Universidade
Federal do Rio Grande
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IMEF - Instituto de Matemática, Estatística e Física

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    A modelagem semiquantitativa e o pensamento sistêmico sobre um problema ambiental (versão completa de artigo)
    (1999) Santos, Arion de Castro Kurtz dos; Gonçalves, Geovane Pedra; Araújo, Ives Solano
    O trabalho aqui relatado objetiva promover a utilização de uma ferramenta de modelagem semiquantiativa chamada visq (acrônimo para variáveis que interagem de modo semiquantitativo) por estudantes em tópicos sobre problemas ambientais locais. Os resultados sugerem que após o trabalho com o visq, os estudantes teriam evoluído de uma visão inicial fragmentada sobre poluição para uma visão sistêmica.
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    Students modelling environmental issues
    (1997) Santos, Arion de Castro Kurtz dos; Thielo, Marcelo Resende; Kleer, Ana Alzira
    This work is based on a Brazilian project that aims to promote the use of a semi-quantitative tool with students (11 - 18 years old) in topics about local environmental problems. The paper presents the VISQ program, a network to analyse models, a set of tasks and three examples of models made by students. Results suggest that the VISQ program is suitable for use in Environmental Education as while working with the proposed tasks students thought at a system level becoming aware of some local environmental issues.
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    Sixth form students ability to engage in computational modelling
    (1994) Santos, Arion de Castro Kurtz dos; Ogborn, Jon
    The paper presents the main conclusions of an exploratory study of the ability of Sixth form students in England to use some different approaches to computational modelling. The research involves a questionnaire survey of causal diagraming and mathematical knowledge, which aims at characterizing students' model building capability. Also, it includes an intensive study with pairs of students doing exploratory and expressive tasks using two modelling systems: IQON and STELLA. Data was gathered through written notes from observation, written answers given to questionnaires and data recorded in the computer. Overlapping questionnaires connected the survey and the intensive study, and comparisons between the use of causal diagrams and IQON were carried out. Results suggest that Sixth form students can undertake valuable work with both computational systems.
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    Resultados parciais de um estudo com alunos do ensino fundamental de Rio Grande, sobre problemas ambientais, tendo como base a modelagem semiquantitativa
    (2001) Almeida, Maria Teresa de Albernaz; Santos, Arion de Castro Kurtz dos
    O desenvolvimento de modelos semiquantitativos, através do programa VISQ, que têm como base a Dinâmica de Sistemas, permitiu, com a utilização de técnicas e ferramentas de elicitação de conhecimento, o desenvolvimento de modelos sobre problemas ambientais. Com um número adequado de variáveis, obtidas em trabalhos anteriores realizados na região, utilizando o conhecimento do especialista, foram desenvolvidos dois modelos: um sobre a questão da contaminação por lixo e outro por esgoto. Os modelos foram validados e após utilizados para a construção de um questionário que pretendeu traçar o perfil de conhecimento de 120 alunos do ensino fundamental. O presente trabalho apresenta resultados parciais sobre um dos modelos desenvolvidos, o instrumento de coleta de dados e o padrão de respostas dos estudantes.
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    Modelagem como aprendizado e o papel do mestre em educação ambiental
    (1997) Santos, Arion de Castro Kurtz dos
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    A física utilizada na investigação de acidentes de trânsito
    (1997) Kleer, Ana Alzira; Thielo, Marcelo Resende; Santos, Arion de Castro Kurtz dos
    Visando o ensino de Física de uma maneira mais atrativa aos alunos de 2° e 3° graus, desenvolvemos um programa que permite utilizar alguns tópicos de Mecânica na Investigação de Acidentes de Trânsito. Como precisávamos conhecer o coeficiente de atrito, construímos um aparelho para tal e, utilizando dados a respeito de marcas de derrapagem, coeficientes de atrito para diferentes pontos, raios de curvas, etc. colhidos na BR-392 que liga as cidades de Rio Grande e Pelotas, pudemos testar o programa e, com o auxílio de bibliografia adequada, verificar a validade de nossas estimativas. Os resultados obtidos mostram que o programa IAT pode ser utilizado por estudantes e professores de Física, bem como por investigadores de trânsito, possibilitando o aprendizado da Física e auxiliando nas investigações de acidentes e na conscientização em relação à segurança no trânsito.
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    Uma experiência em pequena escala sobre o potencial da modelagem semiquantitativa para a educação ambiental
    (1995) Santos, Arion de Castro Kurtz dos; Kleer, Ana Alzira; Thielo, Marcelo Resende; Gravina, Maria Helena
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    Utilização da ferramenta computacional visq e a validação de modelos semiquantitativos
    (1998) Santos, Arion de Castro Kurtz dos; Araújo, Ives Solano; Gonçalves, Geovane Pedra
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    Descrição e resultados de uma proposta de educação ambiental baseada na dinâmica de sistemas e na disciplina gestão pela qualidade total focada nos estudantes do Colégio Técnico Industrial da FURG - CTI/FURG
    (2011) Orsini, Ronaldo Nunes; Santos, Arion de Castro Kurtz dos
    O artigo trata da descrição e dos resultados alcançados por uma proposta pedagógica em Educação Ambiental (EA) formal, possível de ser aplicada no Colégio Técnico Industrial da Universidade Federal do Rio Grande(CTI/FURG), hoje denominado IFRS1, originada na pesquisa científica realizada pelo autor no Mestrado em Educação Ambiental – MEA/FURG (2003/2006), com fundamentos nos Princípios da Dinâmica de Sistemas, na ferramenta de modelagem computacional STELLA e no currículo da disciplina Gestão pela Qualidade Total (GQT), ministrada pelo autor, na referida instituição de ensino público federal.
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    Algumas possibilidades de utilização dos princípios de sistemas de Forrester em tópicos de física, através da ferramenta de modelagem quantitativa STELLA
    (2000) Santos, Arion de Castro Kurtz dos; Yoshihisa, Cho; Araújo, Ives Solano; Gonçalves, Geovane Pedra
    Forrester, em 1971, lançou seus Princípios de Sistemas consolidando a utilização do computador na área de gerenciamento. Desde então, alguns pesquisadores têm tentado, com algum sucesso, trazer os Princípios de Sistemas para áreas como, por exemplo, Ecologia, Biologia, Química e Física. Esse artigo, baseado em material instrucional desenvolvido pelo projeto PROFECOMP-FURG e aplicado extensivamente a professores e alunos de nível universitário básico, propõe um possível modo de utilização dos Princípios de Sistemas de Forrester em alguns conteúdos de Física.