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Federal do Rio Grande
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IMEF - Instituto de Matemática, Estatística e Física

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    O teatro em um contexto científico-matemático a partir da figura histórica de galileu
    (2023) Assunção, Daniel Rosa; Ogliari, Lucas Nunes; Espinosa, Tobias
    Nosso projeto, de conclusão do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG-SAP), se propõe a apresentar um produto educacional relacionando teatro e matemática, junto a figura histórica de Galileu Galilei; com o intuito de fomentar o desenvolvimento de estratégias pedagógicas que possam construir saberes científicos-matemáticos pelo viés de técnicas teatrais. Através da proposta de prévia elaboração dramatúrgica, especificamente criadas a partir de recortes da vida de nosso protagonista, ou seja, esquetes pedagógicos direcionados à radionovela, que objetivarão a contação dessas histórias provenientes de uma pesquisa bibliográfica embasadas em referências das áreas científicas e teatrais. No campo das ciências exatas, salientamos: Karlson (1961), Boyer (1974), Caraça (1998), e Eves (2011); e no campo da artes cênicas, evidenciamos: Stanislavski (2001 e 2016), Brecht (1978 e 1991) e Spolin (2017), sem nunca perder de vista o agente de nossa pesquisa, Galileu Galilei, com três de suas obras,
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    Ensino de álgebra e o ato de conjecturar: prática inclusiva nos anos finais do ensino fundamental
    (2023) Batista, Daiana; Santos, Suelen Assunção
    Este estudo tem como objetivo buscar possibilidades e estratégias inclusivas para ensinar o conteúdo de álgebra nos anos finais do Ensino Fundamental. A questão norteadora desta pesquisa procurou responder: “De que modo se pode ensinar álgebra numa perspectiva inclusiva?” A proposta de uma educação inclusiva impulsiona pesquisas relacionadas a esse tema, pois, apesar dos avanços no campo da inclusão, muitas angústias e dúvidas permeiam a atividade dos professores em sala de aula ao depararem com alunos com necessidades educacionais especiais. O ensino de álgebra foi escolhido por ser um conteúdo mais abstrato, visto por grande parte dos alunos como algo complexo e de difícil entendimento, o que torna os desafios enfrentados pelos professores maiores ainda, quando se trata de ensinar álgebra em uma perspectiva inclusiva. Partindo desse pressuposto, o intuito desta pesquisa foi o de analisar a legislação vigente sobre inclusão escolar e examinar pesquisas de dissertação de mestrado sobre o ensino de álgebra e inclusão. Para a discussão, a pesquisa apoiou-se em teorias que embasam a inclusão escolar, com enfoque no ensino-aprendizagem de álgebra em uma perspectiva inclusiva. Espera-se, com esta pesquisa, contribuir com a prática pedagógica de professores de Matemática, tecendo ideias e caminhos por meio do produto educacional, que apresenta atividades e estratégias com a finalidade de tornar mais potente a tarefa de ensinar álgebra. O produto educacional resultado desta pesquisa foi desenvolvido em um espaço de experimentação para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, promovendo a inclusão e proporcionando momentos de experimentação em um trabalho com conjecturas e formulação de hipóteses, que visou ao desenvolvimento do pensamento algébrico.
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    Alfabetização científica: possibilidades na disciplina de matemática a partir do contexto da pandemia COVID-19
    (2022) Scheffer, Daniela de Castro; Kokubun, Fernando
    Este trabalho compreende uma pesquisa realizada com alunos de escolas públicas, durante os anos de 2020, 2021 e 2022, na disciplina de matemática e nas turmas de 2o anos do Ensino Médio do estado do Rio Grande do Sul, realizada no período da pandemia COVID-19. A pesquisa objetivou trabalhar a temática e a problematização da COVID-19, como uma prática de Alfabetização Científica na disciplina de matemática. Podemos pensar em Alfabetização Científica como algo em contínua construção, não tendo como finalidade transformar nossos alunos em cientistas, mas que consigam fazer a leitura do mundo que vai além dos muros da escola. Executa a participação dos alunos no processo de decisão que afeta seu meio e preocupando-se com a formação cidadã. Assim, relacionamos esta proposta com a ideia de empoderamento de Paulo Freire (1980), em que os indivíduos tornem-se responsáveis e cientes de seu papel como cidadãos e responsáveis pelo futuro da sociedade, sendo capazes de construir opiniões e posicionarem-se em situações que afetam a sua vida. O trabalho compreende em um estudo de caráter qualitativo na forma de estudo de caso. Buscou-se responder à seguinte pergunta de pesquisa: Que aspectos da alfabetização científica emergem da interação dos estudantes do ensino médio com um produto educacional contextualizado com a temática COVID-19? Estudamos os significados de Alfabetização Científica, Enculturação Científica e Letramento Científico, adotamos o termo na pesquisa Alfabetização Científica por meio das pesquisadoras Sasseron e Carvalho (2015), as quais se alicerçaram nas ideias de Paulo Freire (1980). Refletimos sobre a importância e a análise da prática de que viver em sociedade afeta o bem-estar físico e emocional dos indivíduos. Como Produto Educacional, a princípio, construiríamos um jogo no App Inventor, mas, no decorrer da pesquisa, decidimos por um Quiz (nome de um jogo de questionários), no qual utilizamos o App Mentimeter devido a sua criatividade e funcionalidade. No Produto Educacional, evidenciamos a Imunização Coletiva para conclusão e fechamento do trabalho, com intuito de contribuir e estimular os alunos por meio das ações no contexto escolar, mas também nas circunstâncias cotidianas em que tornou a aprendizagem um papel importante na formação cidadã do aluno.
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    Exercícios matemáticos de escrita: outro(s) sentido(s) para os processos de avaliação em matemática
    (2022) Flora, Jader Leonardo Rodrigues Della; Moura, Josaine de
    Esta dissertação é resultado de uma investigação, que contou com o apoio financeiro da CAPES, na qual o objetivo foi inventar uma prática que oportunize que outro(s) modo(s) de pensar e atribuir sentido(s) aos processos de Avaliação sejam criados. Para tal, buscou-se inspiração na escrita literária com restrições, desenvolvida pelo grupo Oulipo, em especial, quanto ao uso de restrições que podem ser relacionadas à Matemática. Tendo em vista pôr em circulação uma outra perspectiva sobre a Avaliação em Matemática, a metodologia utilizada neste estudo se apoiou no desenvolvimento de uma pesquisa documental e de uma experimentação realizada junto a um grupo de professores de Matemática, sendo que os documentos foram produzidos durante a experimentação. A experimentação aconteceu nos meses de abril e maio de 2022, por meio da realização do curso de extensão “Matemática e Literatura: uma forma diferente de avaliar em sala de aula”, ofertado em parceria com a UFRGS. Os resultados da pesquisa indicam que os professores pensaram de modos diferentes sobre a Avaliação e que a escrita literária com restrições possibilita a invenção de maneiras diferentes de pensar sobre e realizar a Avaliação em Matemática. A pesquisa permitiu trazer à visibilidade outras práticas na Avaliação em Matemática, em que a escrita literária com restrições permite a multiplicação dos sentidos atribuídos às práticas avaliativas e às ferramentas matemáticas abordadas na escola, e a invenção de outro tipo de avaliação categorizada como Avaliação Visitativa.
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    Tema de casa no ensino da matemática
    (2023) Silva, Monica Taise Rodrigues da; Santos, Suelen Assunção; Moura, Josaine de
    Ensinar matemática em uma turma de 6o. ano do Ensino Fundamental fez com que este trabalho fosse impulsionado. O principal objetivo desta dissertação é analisar verdades que circulam no espaço escolar sobre o tema de casa e os sentidos atribuídos à atividade nos processos de ensino e. Uma das verdades recorrentes na escola refere-se ao tema de casa, à sua importância e ao fato de que a maioria dos estudantes não o realiza. Para refletir acerca do tema de casa, esta pesquisa apresenta autores que abordam os discursos no ensino, como Aquino, Larrosa e Sayão. Por meio da pesquisa documental, feita a partir de questionários com os sujeitos escolares, analisaram-se verdades1 que circulam no espaço de uma escola municipal da cidade de Novo Hamburgo/RS. Também se realizou observação, e, em um diário de campo, registraram-se acontecimentos na turma, constituindo-se aí documentos de análise. Os resultados alcançados foram: 1) a maioria dos professores que participaram da pesquisa propõem tema de casa, mesmo que, na maioria das vezes, essa prática não obtenha sucesso; 2) estudantes não realizam os temas de casa por diversos motivos entre os quais a falta de materiais, de pessoas para ajudar ou de local adequado, ou a ausência de vontade de utilizar seu tempo em casa para as atividades escolares. Esses apontamentos serviram como balizas para a produção de uma proposta de alternativas à utilização do tema e para condução dessa prática escolar, presente na rotina escolar. Esta dissertação gerou um produto educacional, chamado “Guia Prático de Tema de Casa em Matemática, composto por 20 atividades, cujo objetivo é fornecer um conjunto de instruções e recomendações para auxiliar os professores na elaboração do tema de casa.
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    A Educação Matemática tangenciando a Educação Ambiental: uma proposta a partir do ensino de combinatória
    (2020) Pereira, Letícia Corrêa; Baltazar, Rene
    Este trabalho apresenta discussões acerca do ensino de Combinatória e novas formas de pensar a respeito dessa área da Matemática, relacionando-a com a Educação Ambiental. O objetivo principal é compreender de que forma é possível explorar uma nova possibilidade para abordar temas e conteúdos na escola, relacionando a Educação Ambiental com determinados conhecimentos matemáticos, mas especificamente com ensino de Combinatória. Para isso, foram elaboradas atividades que resultaram no desenvolvimento de um Guia de Atividades pensado para alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental em que é possível relacionar um Teorema da literatura de Grafos com a realidade dos alunos, para potencializar o Raciocínio Combinatório.
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    Relações Matemáticas e Clarice Lispector: um encontro inusitado entre Matemática e Literatura
    (2021) Weyh, Luana Reichert; Moura, Josaine de
    Esta dissertação vincula-se ao projeto de pesquisa intitulado “Educação Matemática e seus entrecruzamentos com a Literatura Potencial”, cadastrado na COMPESQ/UFRGS, e apresenta os resultados de uma pesquisa documental, desenvolvida no contexto de uma escola da rede pública estadual gaúcha, levando em conta as dificuldades dos alunos quanto aos conteúdos de relações e funções matemáticas constatadas em vários anos letivos. A partir dos escritos produzidos por um grupo de 10 alunos do primeiro ano do Ensino Médio em uma oficina extraclasse inspirada na Literatura Potencial, investigou-se, por meio da análise do discurso, como a Literatura A hora da estrela de Clarice Lispector contribui na constituição dos sujeitos escolares em sua relação com o conhecimento matemático. Exploraram-se as práticas de si, em particular, a prática de escrita, balizadas pelos estudos de Foucault, utilizando-se a Literatura abordada pelo OuLiPo para introduzir os conceitos de relações e funções matemáticas. A análise dos documentos apontou que a oficina oportunizou que os alunos: 1) experimentassem diversas sensações e aprendessem matemática a partir da escrita literaria; 2) mobilizassem o pensamento, sobretudo o pensamento matemático; 3) aprendessem relações e funções matemáticas de uma maneira diferente das ensinadas anteriormente; 4) meditassem sobre a leitura e a escrita; 5) se colocassem no lugar do outro e, portanto, 6) se constituíssem e se (trans)formassem.
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    Entendimentos e estratégias desenvolvidos por docentes do 6º ano do ensino fundamental a partir da análise de erros em matemática
    (2021) Silva, Édson Passos da; Ignácio, Patrícia
    Pesquisas voltadas à Análise de Erros em Matemática apresentam indícios de que as avaliações realizadas pelos professores e pelas professoras têm se limitado, muitas vezes, à produção de médias e/ou notas para determinar se os estudantes estão aprovados ou reprovados na disciplina, em vez de serem também utilizadas como referência para o mapeamento das aprendizagens e elaboração de estratégias para a transposição das dificuldades de aprendizagem. Com o intuito de promover uma reflexão sobre o ato de avaliar e de estimular a utilização da avaliação como ferramenta para alavancar a aprendizagem da Matemática, foi idealizada a presente pesquisa, que tem como objetivo geral identificar e compreender alguns entendimentos acerca do erro e algumas estratégias desenvolvidas por professores e professoras de Matemática de um município do Vale do Paranhana para transpor as dificuldades de aprendizagem da Matemática por estudantes do 6o Ano da Educação Básica a partir da Análise de Erros. Para que esse intuito fosse alcançado, se estruturou nas laudas a seguir, uma pesquisa aplicada em relação à natureza e descritiva quanto aos objetivos. Tomou-se como referência teóricos que investigam a Avaliação e a Análise de Erros, tais como Araújo (2016), Barreto (2017), Cury (1995,2013), Demo (2012), Fahe e Pires (2015), Heck (2017), Hoffman (2019), Luckesi (2013), Lucena, Dias e Borralho (2018), Moraes e Demartini (2015), Rossato (2014) e Rico (1998). Por este estudo foi possível perceber: a) traços de uma práxis avaliativa centrada na Pedagogia do Exame; b) que os erros apresentados nas produções escritas e verbais dos estudantes do 6o Ano, em alguns momentos são vistos pelos professores e pelas professoras como culposos e em outros momentos como fonte de crescimento; c) que a divisão com Números Naturais é o objeto de conhecimento que estudantes do 6o Ano apresentam maior dificuldade; d) e que, para transpor as dificuldades de aprendizagem da Matemática, os professores e as professoras entendem ser necessário um ensino baseado na repetição de exercícios, na visualização de exemplos no quadro, em um processo de refazer o que foi feito em aula. Bem como, na utilização de materiais manipuláveis, jogos, mídias digitais e pela resolução de problemas que do cotidiano dos estudantes. Como produto educacional, foi elaborado um Caderno de Apoio Pedagógico: reflexões acerca do erro em Matemática, no formato de E-book, para professores e professoras de Matemática, bem como, para acadêmicos e acadêmicas de cursos de Licenciatura em Matemática, com o intuito de promover reflexões e discussões acerca da utilização do erro como um elemento para transpor dificuldades de aprendizagem da Matemática no 6o Ano da Educação Básica.
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    Ensino De Equações Do 1° Grau A Estudantes Com Tea: Um Estudo De Caso
    (2023) Melo, Carla Nuernberg Gava de; Freitas, Daiane Silva de; Rodriguez, Bárbara Denicol do Amaral
    Alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) geralmente apresentam diĄculdades de concentração, comunicação e compreensão de conceitos abstratos. Dessa maneira, mi- nistrar a disciplina de Matemática, especiĄcamente conceitos de Álgebra, baseada quase que, exclusivamente, em interpretação de textos, raciocínio lógico e resolução de proble- mas, pode se tornar um desaĄo para os professores em sala de aula, tendo em vista esta ser repleta de conceitos abstratos e exigir grande capacidade de foco e concentração dos alunos. Essa pesquisa busca, então, apresentar um método lúdico como proposta didática a Ąm de signiĄcar os conteúdos de Equação do 1o grau com uma incógnita aos estudantes com TEA e, por conseguinte, facilitar a internalização dos conhecimentos. Dessa forma, foi aplicada a oĄcina Balança de dois pratos em sua versão manual e digital, obtida por meio de sítio eletrônico. Ambas, assim como uma equação, funcionam com o princípio de igualdade de dois membros, nesse caso materializados pelos pratos da balança. Diante disso, foi veriĄcado que a utilização desse instrumento em sala de aula despertou nos alunos grande curiosidade e atenção, facilitando a aprendizagem para os alunos que nor- malmente não conseguem manter-se concentrados por longos períodos, como geralmente ocorre com o público-alvo desta pesquisa.
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    Material didático para o Ensino Superior com a metodologia da Sala de Aula Invertida: Uma proposta de elaboração de material didático para alunos de Licenciatura em Matemática
    (2021) Silva, Rafael Barbosa da; Nunes, Luciele Rodrigues
    Esse trabalho visa analisar o impacto de uma proposta de elaboração de material didático para alunos de Licenciatura em Matemática, abordando a construção do Conjunto de Cantor e suas propriedades. O material foi elaborado para uso em metodologias de ensino à distância, com base nos princípios da metodologia da Sala de Aula Invertida. O foco do material está num sistema de rascunhos proposto que aparece antes de cada demonstração, a fim de detalhar todos os passos das mesmas, utilizando-se de diversos recursos visuais e linguagem menos formal. Após o estudo do material, os estudantes puderam responder à um questionário, do qual foram extraídas as informações sobre o impacto geral da atividade na compreensão do conteúdo estudado, bem como a relação entre esse resultado, as escolhas visuais e o sistema de rascunhos. Em seguida, prosseguimos à coleta e análise dos dados obtidos.