EQA - Escola de Química e Alimentos
URI permanente desta comunidadehttps://rihomolog.furg.br/handle/1/1610
Navegar
4 resultados
Resultados da Pesquisa
- ItemEfeito do processamento da semente de tungue para obtenção do óleo na síntese de biodiesel(2009) Kautz, Jacqueline; D'Oca, Caroline Da Ros Montes; D'Oca, Marcelo Gonçalves Montes; Clementin, Rosilene MariaO Brasil possui uma grande diversidade de plantas oleaginosas espalhadas em diferentes regiões do território. Dentre as diversas oleaginosas conhecidas, destaca-se o tungue (aleuritis fordii), cultivado no Rio Grande do Sul, com vantagens tanto em rendimento de óleo como custo de implantação da cultura. O óleo utilizado para a síntese de biodiesel etílico pode ser bruto ou refinado. Assim, o objetivo deste trabalho é desenvolver uma metodologia viável, comparando as diferentes origens de óleo utilizadas na síntese de biodiesel etílico de tungue.
- ItemEstudo da influência do etanol na quantidade remanescente de sódio durante o processo de purificação do biodiesel de soja(2006) Galatto, Marcos Vinícius; D'Oca, Marcelo Gonçalves Montes; Villarreyes, Joaquín Ariel Morón; Clementin, Rosilene Maria; Flores, Érico Marlon de Moraes; Steinmetz, Ricardo Luis RadisA metodologia de síntese de Biodiesel a partir de óleo de soja refinado e etanol utilizando catalisadores básicos está sendo realizada em nosso laboratório e já foi reportada em trabalhos anteriores. Assim, o objetivo deste trabalho foi investigar a quantidade de sódio remanescente no biocombustível, visando adequá-lo as normas da ANP, através da influência da presença de etanol no processo de separação de biodiesel dos co-produtos da reação. Os resultados apresentados, em relação a quantidade de sódio, levam em consideração dois processos de separação de fases, decantação e centrifugação, variando a quantidade de etanol residual retirado do meio reacional.
- ItemOtimização da proporção da mistura mamona: soja para a produção de biodiesel etílico(2008) Oliveira, Adriane da Conceição; Barreto, Luíza Burns; Zottis, Ricardo; D'Oca, Marcelo Gonçalves Montes; Clementin, Rosilene Maria
- ItemSíntese de biodiesel etílico de tungue utilizando catalisadores alcalinos(2010) Kautz, Jacqueline; Fagundes, Cássia Alessandra Maciel; Zottis, Ricardo; D'Oca, Marcelo Gonçalves Montes; Beck, Paulo Henrique; Clementin, Rosilene MariaA grande diversidade de plantas oleaginosas distribuída por todo o território nacional e a auto-suficiência brasileira na produção de etanol, impulsiona a pesquisa de produção de biodiesel etílico. Deste modo, o desenvolvimento de metodologia para a síntese de biodiesel etílico de tungue (Aleuritis fordii) é bastante favorável, pois o cultivo desta oleaginosa se faz em pequenas propriedades rurais, com colheita manual e sem mecanização, inserindo a agricultura familiar no processo de produção de biocombustíveis. Assim, o objetivo deste trabalho foi desenvolver uma metodologia viável para a síntese de biodiesel etílico a partir do óleo de tungue, empregando catalisadores alcalinos convencionais, NaOH e KOH, introduzindo uma melhor separação do biodiesel de seus co-produtos.
