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Federal do Rio Grande
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EENF – PPGENF-Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

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    Comunicação de más notícias no contexto da COVID-19
    (2024) Amorim, Caroline Bettanzos; Barlem, Edison Luiz Devos
    A comunicação de más notícias é considerada atribuição inerente ao cotidiano profissional dos profissionais da saúde, sendo reconhecida como uma das ações mais difíceis de ser realizada na esfera profissional. A comunicação de más notícias se caracteriza por serem aquelas em que o resultado pode apresentar implicações negativas no presente/futuro do indivíduo que a recebe. É primordial que os profissionais da saúde estejam aptos para desempenhar tal atribuição, principalmente diante de uma pandemia que nos exigiu distanciamento social. Teve-se como objetivo geral: analisar o processo de comunicação de más notícias realizadas por profissionais da área da saúde no contexto da pandemia da covid-19. Diante do exposto, este estudo defende a tese de que a comunicação de más notícias é uma expressão ética que requer autonomia, empatia, habilidades comunicativas, competência técnica e sensibilidade para sua realização de forma humana e competente, principalmente em cenários de pandemia. Tratou-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e de abordagem qualitativa, que foi desenvolvida com os profissionais enfermeiros, médicos e técnicos de enfermagem, totalizando 34 participantes, que atuaram diretamente no combate a pandemia de dois hospitais, um universitário e um filantrópico, localizados em uma cidade do sul do Rio Grande do Sul. A coleta de dados foi realizada mediante entrevista presencial semiestruturada e audiogravada, no período de agosto a outubro de 2022 e só teve início após a aprovação do Comitê de Ética. Os participantes foram selecionados através de contato prévio via meios digitais, com a pesquisadora explicando os objetivos da pesquisa e convidando-os a participar. Os dados foram analisados com base na Análise Textual Discursiva e o software Iramuteq auxiliou no processamento dos dados. A pandemia modificou as formas de se comunicar, afetando negativamente o processo de comunicação tanto de forma geral, quanto de más notícias. Más notícias essas que foram citadas como a própria pandemia, a morte, as características dos pacientes, a necessidade de internação, outros diagnósticos, a restrição de visitas, entre outras. A pandemia também trouxe alguns facilitadores como a incorporação da inovação tecnológica e o desenvolvimento de vacinas e medicações eficazes, portanto, o avanço na pesquisa científica e suas aplicações. Por outro lado, temos como dificuldade a comunicação, principalmente quando se refere a temática morte que ainda é tabu na sociedade. Pode-se observar que não há como ter controvérsias de que a pandemia do coronavírus causou sofrimento e imensuráveis impactos na vida das pessoas, seja no âmbito individual ou coletivo, familiar ou profissional. As medidas de contenção da doença causaram danos na vida pessoal e financeira da população, sem contar nos danos psicológicos decorrentes do isolamento, da gravidade da doença e consequente medo da infecção e ao alto número de óbitos registrados nesse período. Os aspectos éticos foram respeitados em sua totalidade. A coleta só teve início após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa sob parecer (CAAE) número 58911722.8.0000.5324.
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    Comunicação de notícias difíceis no cenário da Atenção Básica à Saúde sob a ótica dos estudantes de enfermagem
    (2019) Amorim, Caroline Bettanzos; Barlem, Edison Luiz Devos
    A comunicação de notícias difíceis faz parte do cotidiano profissional dos enfermeiros, sendo considerada uma das atribuições mais complexas de se realizar, contudo, sua dificuldade de execução é reconhecida prioritariamente nos ambientes hospitalares, o que torna ainda mais difícil a realização dessa comunicação no cenário da Atenção Básica à Saúde. As notícias difíceis se caracterizam por serem aquelas em que o resultado apresenta implicações negativas no presente/futuro do indivíduo que a recebe. Por isso, é fundamental que os profissionais da saúde desenvolvam habilidades comunicacionais e estejam aptos para desempenhar esse fazer, o que exige investimentos desde o período de formação profissional. Esta pesquisa teve como objetivos conhecer a percepção dos estudantes de enfermagem acerca da comunicação de notícias difíceis na Atenção Básica à Saúde mediante suas vivências no período de formação; identificar as facilidades, dificuldades e estratégias utilizadas pelos estudantes de enfermagem na comunicação de notícias difíceis durante o período de formação. Tratou-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e de abordagem qualitativa que foi realizada junto à Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande, com 12 estudantes dos semestres finais (7o a 10o semestres). A coleta de dados ocorreu no período de junho de 2019, por meio da técnica do grupo focal, sendo realizados três encontros com duração média de uma hora e meia. A coleta só teve início após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa sob parecer de número 118/2019. Os dados foram submetidos à Análise Textual Discursiva. A partir da aná- lise foram elaborados dois artigos: o primeiro relacionado a percepção dos estudantes de enfermagem acerca da comunicação de notícias difíceis na Atenção Básica à Saúde mediante suas vivências no período de formação, no qual emergiram duas categorias: percepção de uma notícia difícil na Atenção Básica à Saúde e formação para a comunicação de uma notícia difícil; o segundo referente as facilidades, dificuldades e estratégias utilizadas pelos estudantes de enfermagem na comunicação de notícias difíceis durante o período de formação. Dentre as facilidades encontradas no momento de comunicar notícias difíceis, os estudantes citaram o trabalho em equipe, vínculo, autoconhecimento e o conhecimento do usuário; em relação as dificuldades foram elencadas a falta de preparo, lidar com as próprias emoções e reações dos usuários e como lidar com elas; no que tange as estratégias utilizadas para comunicar as notícias difíceis foram citadas a empatia e a sensibilidade, clareza na comunicação, manter a esperança, mais de um encontro e espaço adequado para comunicar. Conclui-se que os estudantes de enfermagem reconhecem a relevância da temática para o exercício da futura vida profissional. Entretanto, revelam inúmeras fragilidades apresentadas pelo curso de graduação em enfermagem que dificultam a execução do processo de comunicação de notícias difíceis, o que demonstra que as instituições formadoras tem um grande caminho a percorrer frente à atribuição de comunicar notícias difíceis na Atenção Básica á Saúde. Com essa proposta, foi possível refletir sobre o tema a partir da articulação entre os resultados empíricos e a produção acadêmica a respeito da temática.