Abstract:
A aprendizagem dos discentes do curso de Ciências Contábeis é comportada por princípios e conceitos básicos que são exibidos neste estudo através da perspectiva da teoria da aprendizagem experiencial. Esta teoria contempla não só a questão da aprendizagem relacionada diretamente ao desempenho, mas busca de uma maneira mais ampla, observar o desenvolvimento dos processos afetivos, perceptivos, cognitivos e comportamentais, presentes ao longo do percurso da construção do conhecimento que vem apresentado de forma cíclica. Na trilha por este caminho, diversos fatores podem ser considerados componentes dos fatores determinantes da aprendizagem, a proposta deste trabalho foi analisar, em conjunto a motivação para aprender e o conceito de estilos de aprendizagem, fatores que encontram-se epistemologicamente conectados de modo a contemplar e validar também as características de experiências e estímulos internos e externos como parte deste processo, para que assim, a partir do conhecimento adquirido, o mesmo consiga implementá-lo, aplicando-o em situações-problema de modo criativo e organizado. O instrumento de coleta de dados foi composto por um bloco de perguntas que identificavam as características do respondente e de outros dois blocos que adotaram o KLSI v. 3.1 revisado em Kolb (2005), para a detecção dos estilos de aprendizagem e o (EMA - U) de Boruchovitch e Neves (2005) que trata da motivação para aprender, tendo sido o mesmo aplicado em sala de aula de forma impressa no período de 27 de setembro a 23 de outubro de 2018. A pesquisa classifica-se como descritiva, tendo sido utilizada para a análise dos dados a abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 118 discentes de instituições de ensino superior públicas e particulares, sendo 62,71% do sexo feminino, com idade média de 24 anos para os ingressantes e de 30 anos para os concluintes. Os resultados evidenciam que a maior parte dos alunos é do estilo convergente (46%) e assimilador (41%) e têm a motivação mais voltada para a orientação intrínseca. Não foi possível identificar a correlação entre as variáveis: Estilos de Aprendizagem e Motivação para Aprender, o que significa que, por mais que sejam fatores determinantes do processo de aprendizagem, não sofrem ou recebem influência significativa entre si. Pode-se afirmar, porém a relação entre a idade do respondente e sua orientação à motivação extrínseca. Pelo fato de a pesquisa ser feita através de amostra por conveniência, não é possível a generalização dos resultados, deixando-os restritos à amostra pesquisada. Entende-se que os resultados desta dissertação podem agregar à literatura o aprimoramento dos constructos que tratam da motivação e dos estilos de aprendizagem, além de fomentar a pesquisa relacionada a pluralidade de indivíduos em sala de aula, fator importante na construção de materiais didáticos, políticas e estratégias de ensino que tenham como foco a evolução qualitativa da aprendizagem no ensino superior em ciências contábeis. Estudos futuros podem adotar diferentes estratégias metodológicas e/ou envolver amostras mais amplas, por meio de questionário online ou ainda, acompanhar os discentes no início e no fim do curso.
The learning of the students of the course of Accounting Science is supported by basic principles and concepts that are presented in this study through the perspective of the theory of experiential learning. This theory contemplates not only the question of learning directly related to performance, but seeks in a broader way, to observe the development of the affective, perceptive, cognitive and behavioral processes present along the path of knowledge construction that is presented cyclically. In the path along this path, several factors can be considered as components of the determinants of learning, the purpose of this work was to analyze, together the motivation to learn and the concept of learning styles, factors that are epistemologically connected in order to contemplate and also validate the characteristics of experiences and internal and external stimuli as part of this process, so that, from the knowledge acquired, the same can implement it, applying it in problem situations in a creative and organized way. The data collection instrument was composed of a block of questions that identified the characteristics of the respondent and of two other blocks that adopted the revised KLSI v. 3.1 in Kolb (2005) for the detection of learning styles and (EMA - U) of Boruchovitch and Neves (2005) that deals with the motivation to learn, having been the same applied in the classroom in print form from September 27 to October 23, 2018. The research is classified as descriptive, having quantitative approach was used for data analysis. The sample consisted of 118 students from public and private higher education institutions, 62.71% female, with an average age of 24 years for newcomers and 30 years for graduates. The results show that most of the students are convergent (46%) and assimilating (41%) and have the motivation more focused on the intrinsic orientation. It was not possible to identify the correlation between the variables: Learning Styles and Motivation to Learn, which means that, although they are determining factors of the learning process, they do not suffer or receive significant influence among themselves. However, the relation between the respondent's age and his orientation to extrinsic motivation can be affirmed. Because the research is done through a sample for convenience, it is not possible to generalize the results, leaving them restricted to the sample searched. It is understood that the results of this dissertation can add to the literature the improvement of the constructs that deal with the motivation to learn and the learning styles, besides fomenting the research related to the plurality of individuals in the classroom, important factor in the construction of didactic materials, policies and teaching strategies that focus on the qualitative evolution of learning in higher education in accounting sciences. Future studies may adopt different methodological strategies and / or involve larger samples, through an online questionnaire or follow the students at the beginning and at the end of the course.