ICEAC - Programas de Pós-Graduação
Browse by
Collections in this community
Recent Submissions
-
Uso do sistema de mensuração de desempenho como ferramenta para motivação, satisfação e engajamento de colaboradores
(2023)As organizações cada vez mais enfrentam desafios competitivos no mercado em que estão inseridas. Assim, é amplamente necessário controles gerenciais mais efetivos, pois quaisquer desvios daquilo que foi planejado podem ... -
Uso das tecnologias assistivas por docentes em cursos técnicos em Contabilidade para o ensino-aprendizagem de alunos com deficiência à luz da Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky
(2023)A educação profissional tem sido a modalidade de ensino utilizada para a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Os cursos técnicos em contabilidade são uma alternativa para aqueles que desejam uma ... -
Competências empreendedoras desenvolvidas nos cursos de Ciências Contábeis: um estudo sob o enfoque do EntreComp
(2023)O tema central do estudo tem foco na identificação das Competências Empreendedoras desenvolvidas pelos discentes de Ciências Contábeis com base no EntreComp (Quadro de Referência das Competências para o Empreendedorismo), ... -
Delineamento do sistema de controle gerencial e do Empowerment socioestrutural em Startup a partir das capacidades dinâmicas gerenciais
(2023)Pelo fato de as startups estarem inseridas em um ambiente de extrema incerteza e rápida evolução, é exigido desse modelo de negócio que transformações intensas e rápidas sejam executadas, a fim de responder às pressões ... -
Percepção docente na aplicabilidade do problem based learning nos cursos de Ciências Contábeis na região Sul do Brasil sob o foco Construtivista
(2023)O presente estudo teve como objetivo geral analisar as percepções dos docentes sobre a aplicabilidade do Problem Based Learning (PBL), nos cursos de Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior (IES) privadas ... -
Influência do dimensionamento da inteligência emocional e da regulação das emoções no uso das estratégias de ensino: um estudo com docentes de ciências contábeis
(2023)Essa dissertação tem como objetivo geral analisar a influência do dimensionamento da Inteligência Emocional e da Regulação das Emoções no uso das Estratégias de Ensino adotadas por docentes de Ciências Contábeis. A partir ... -
Informação contábil-gerencial: um estudo de caso sobre a necessidade informacional de cooperados, a partir da ótica da Teoria da Comunicação
(2022)Este estudo teve por objetivo geral analisar, sob o enfoque da teoria da comunicação, quais informações contábeis-gerenciais, o meio e a forma de divulgação são necessárias aos cooperados de uma cooperativa de ... -
Inovação educacional disruptiva: desafios e oportunidades gerados por metodologias e tecnologias utilizadas no Ensino Contábil sob o enfoque das competências digitais docentes
(2023)Em um contexto de diversas mudanças provocadas pelas inovações tecnológicas no ensino- aprendizagem, destaca-se a exigência de novas habilidades e competências requeridas dos professores. Dessa forma, esta pesquisa ... -
Construção da autonomia no processo de aprendizado discente: mudanças causadas pela pandemia da Covid-19 em cursos de Ciências Contábeis
(2022)No contexto educacional, há uma busca pelo desenvolvimento do senso de autonomia nos estudantes um elemento necessário para o avanço na aprendizagem. No entanto, poucos estudos na literatura brasileira investigam a ... -
Influência da Conformidade no Conservadorismo Condicional Presente nas Informações Contábeis das Companhias Listadas na B3: Proposta de Criação de um Indicador de Compliance Corporativo (ICC)
(2022)Dentre os fatores que exercem influência na qualidade das informações contábeis está o conservadorismo contábil condicional, capaz de enviesar o reconhecimento dos fatos contábeis. As informações contábeis divulgadas ... -
Resiliência e Inovação Organizacional nas Instituições Públicas de Ensino Superior
(2023)Dificuldades enfrentadas pelas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas nos últimos anos, tais como, redução de recursos orçamentários disponíveis para investimentos e manutenção nas instituições federais, adaptação ... -
Saber ensinar: narrativas sobre a construção da prática de ensino do contador que se fez docente, a luz da Teoria da Socialização Profissional
(2022)O objetivo deste estudo é analisar como se constitui a prática de ensino de contadores que se fizeram docentes em Universidades Públicas do Estado do Rio Grande do Sul, a luz da Teoria da Socialização Profissional. Essa ... -
Tecnologias digitais na educação superior contábil: a percepção dos estudantes com o uso de um aplicativo para dispositivos móveis, à luz da UTAUT e da teoria histórico-cultural de Vygotsky
(2019)A tecnologia da informação (TI) tem contribuído para evolução dos métodos educacionais, que trabalham com a inserção dos recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem, utilizando-se de equipamentos de ... -
Resiliência organizacional e controle gerencial: uma análise dos comportamentos resilientes utilizados por uma empresa brasileira após os efeitos da crise de 2014
(2020)O estudo sobre resiliência organizacional é um tema atual e emergente para o campo de gestão das empresas, principalmente pelas adversidades enfrentadas pelas companhias em função de crises econômicas e oscilações no ... -
Persistir no curso de Ciências Contábeis: uma análise a partir de uma perspectiva motivacional
(2022)No contexto educacional, a literatura aponta que a persistência está associada a uma série de fatores que estão dentro da capacidade de intervenção das universidades. Nesse sentindo, o estudo tem por objetivo investigar ... -
Atuação do Estado no controle legislativo como instrumento de gestão do meio circulante brasileiro no século XIX: o embate entre o Império e o Barão de Mauá na criação da primeira Lei Societária (1.083/1860)
(2021)Este estudo foi elaborado com o objetivo de analisar como se deram as disputas institucionais na busca pelo controle do meio circulante na criação da Lei nº. 1.083/1860. Para conduzir a análise das disputas definiu-se ... -
Influência da autossabotagem na trajetória acadêmica de estudantes de graduação da área de negócios
(2022)Em ambientes competitivos como a universidade, o medo do fracasso pode levar estudantes a proteger seu autovalor por meio de estratégias de autossabotagem. Esse comportamento em estudantes do ensino superior já foi ... -
Geração de valor público nas Universidades Federais: uma observação a partir da relação dos custos e investimentos com a qualidade do Ensino Superior
(2022)O presente estudo tem como temática central a criação de Valor Público, avaliada a partir dos resultados da qualidade do ensino superior, gerado pelas Instituições Federais de Ensino Superior, analisadas sobre a ótica ... -
Tecnologia digital no processo de ensino-aprendizagem: a percepção da utilização de videoaulas pelos discentes, a partir da implementação do ensino remoto emergencial
(2022)A sociedade se modifica ao longo do tempo. As tecnologias, com auxílio dos dispositivos e recursos digitais, acabam participando ativamente dessas transformações à medida que auxiliam ao atendimento das necessidades ... -
Análise da narrativa de Compliance como elemento legitimador no relatório da administração das Instituições Bancárias Moçambicanas
(2021)A legitimidade organizacional tem sido amplamente discutida em pesquisas da área de contabilidade gerencial. Estas pesquisas, destacam que a legitimidade se fundamenta na ideia de que a organização opera em sociedade ...