ICEAC - Programas de Pós-Graduação
Browse by
Collections in this community
Recent Submissions
-
Evasão da mulher no curso de Ciências Contábeis: um retrato pós-pandemia
(2024)A epidemia da COVID-19 foi oficialmente declarada em março de 2020. A propagação do vírus causou consequências significativas para a vida em sociedade. Várias medidas de distanciamento social foram implementadas, ... -
Sentimentos de vingança e recompensa discente: um estudo sobre a avaliação docente pelo discente sob a ótica da Teoria dos Sentimentos Morais
(2024)Este estudo teve como objetivo geral compreender os reflexos dos sentimentos de vingança e recompensa de alunos de Ciências Contábeis na Avaliação Docente pelo Discente, à luz da Teoria dos Sentimentos Morais de Adam ... -
Compliance no Brasil: a dinâmica dos elementos de conformidade à luz da teoria dos ciclos políticos nos entes públicos federais
(2023)O compliance visa coibir o descumprimento das normativas que podem implicar em cumprir o extenso conjunto de atribuições jurídicas e procedimentos internos da organização, servindo de apoio aos órgãos reguladores junto à ... -
A influência da tecnologia da informação e da confiança na estrutura de relacionamento e nos resultados da cadeia de suprimentos do agronegócio
(2023)Os relacionamentos interorganizacionais surgiram como estratégia para ampliar os ganhos mútuos entre as empresas envolvidas na cadeia de suprimentos. Nesse sentido, são muitos os fatores que podem influenciar os resultados ... -
Efeitos do uso diagnóstico, interativo, e combinado do controle na produtividade e no desempenho de tarefas
(2024)Os sistemas de controle gerencial (SCG) possibilitam a identificação de comportamentos e resultados desejados, orientação assertiva aos colaboradores e, também a restringir a liberdade da decisão e a autonomia dos ... -
Participação orçamentária e desempenho gerencial: o papel do empowerment psicológico e criatividade em uma perspectiva serial
(2024)A participação no processo orçamentário tem sido reconhecida por seu potencial em envolver gestores e funcionários na definição do orçamento, alinhando objetivos e metas e fomentando uma compreensão mais aprofundada das ... -
Uso do sistema de mensuração de desempenho como ferramenta para motivação, satisfação e engajamento de colaboradores
(2023)As organizações cada vez mais enfrentam desafios competitivos no mercado em que estão inseridas. Assim, é amplamente necessário controles gerenciais mais efetivos, pois quaisquer desvios daquilo que foi planejado podem ... -
Uso das tecnologias assistivas por docentes em cursos técnicos em Contabilidade para o ensino-aprendizagem de alunos com deficiência à luz da Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky
(2023)A educação profissional tem sido a modalidade de ensino utilizada para a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Os cursos técnicos em contabilidade são uma alternativa para aqueles que desejam uma ... -
Competências empreendedoras desenvolvidas nos cursos de Ciências Contábeis: um estudo sob o enfoque do EntreComp
(2023)O tema central do estudo tem foco na identificação das Competências Empreendedoras desenvolvidas pelos discentes de Ciências Contábeis com base no EntreComp (Quadro de Referência das Competências para o Empreendedorismo), ... -
Delineamento do sistema de controle gerencial e do Empowerment socioestrutural em Startup a partir das capacidades dinâmicas gerenciais
(2023)Pelo fato de as startups estarem inseridas em um ambiente de extrema incerteza e rápida evolução, é exigido desse modelo de negócio que transformações intensas e rápidas sejam executadas, a fim de responder às pressões ... -
Percepção docente na aplicabilidade do problem based learning nos cursos de Ciências Contábeis na região Sul do Brasil sob o foco Construtivista
(2023)O presente estudo teve como objetivo geral analisar as percepções dos docentes sobre a aplicabilidade do Problem Based Learning (PBL), nos cursos de Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior (IES) privadas ... -
Influência do dimensionamento da inteligência emocional e da regulação das emoções no uso das estratégias de ensino: um estudo com docentes de ciências contábeis
(2023)Essa dissertação tem como objetivo geral analisar a influência do dimensionamento da Inteligência Emocional e da Regulação das Emoções no uso das Estratégias de Ensino adotadas por docentes de Ciências Contábeis. A partir ... -
Informação contábil-gerencial: um estudo de caso sobre a necessidade informacional de cooperados, a partir da ótica da Teoria da Comunicação
(2022)Este estudo teve por objetivo geral analisar, sob o enfoque da teoria da comunicação, quais informações contábeis-gerenciais, o meio e a forma de divulgação são necessárias aos cooperados de uma cooperativa de ... -
Inovação educacional disruptiva: desafios e oportunidades gerados por metodologias e tecnologias utilizadas no Ensino Contábil sob o enfoque das competências digitais docentes
(2023)Em um contexto de diversas mudanças provocadas pelas inovações tecnológicas no ensino- aprendizagem, destaca-se a exigência de novas habilidades e competências requeridas dos professores. Dessa forma, esta pesquisa ... -
Construção da autonomia no processo de aprendizado discente: mudanças causadas pela pandemia da Covid-19 em cursos de Ciências Contábeis
(2022)No contexto educacional, há uma busca pelo desenvolvimento do senso de autonomia nos estudantes um elemento necessário para o avanço na aprendizagem. No entanto, poucos estudos na literatura brasileira investigam a ... -
Influência da Conformidade no Conservadorismo Condicional Presente nas Informações Contábeis das Companhias Listadas na B3: Proposta de Criação de um Indicador de Compliance Corporativo (ICC)
(2022)Dentre os fatores que exercem influência na qualidade das informações contábeis está o conservadorismo contábil condicional, capaz de enviesar o reconhecimento dos fatos contábeis. As informações contábeis divulgadas ... -
Resiliência e Inovação Organizacional nas Instituições Públicas de Ensino Superior
(2023)Dificuldades enfrentadas pelas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas nos últimos anos, tais como, redução de recursos orçamentários disponíveis para investimentos e manutenção nas instituições federais, adaptação ... -
Saber ensinar: narrativas sobre a construção da prática de ensino do contador que se fez docente, a luz da Teoria da Socialização Profissional
(2022)O objetivo deste estudo é analisar como se constitui a prática de ensino de contadores que se fizeram docentes em Universidades Públicas do Estado do Rio Grande do Sul, a luz da Teoria da Socialização Profissional. Essa ... -
Tecnologias digitais na educação superior contábil: a percepção dos estudantes com o uso de um aplicativo para dispositivos móveis, à luz da UTAUT e da teoria histórico-cultural de Vygotsky
(2019)A tecnologia da informação (TI) tem contribuído para evolução dos métodos educacionais, que trabalham com a inserção dos recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem, utilizando-se de equipamentos de ... -
Resiliência organizacional e controle gerencial: uma análise dos comportamentos resilientes utilizados por uma empresa brasileira após os efeitos da crise de 2014
(2020)O estudo sobre resiliência organizacional é um tema atual e emergente para o campo de gestão das empresas, principalmente pelas adversidades enfrentadas pelas companhias em função de crises econômicas e oscilações no ...