Saber ensinar: narrativas sobre a construção da prática de ensino do contador que se fez docente, a luz da Teoria da Socialização Profissional

Salvador, Priscila Duarte

Abstract:

 
O objetivo deste estudo é analisar como se constitui a prática de ensino de contadores que se fizeram docentes em Universidades Públicas do Estado do Rio Grande do Sul, a luz da Teoria da Socialização Profissional. Essa pesquisa, no contexto das Ciências Sociais, classifica-se como descritiva e pesquisa de campo, com abordagem qualitativa. Para responder ao problema de pesquisa utilizou-se de entrevistas estruturada e a análise dos dados foi realizada por análise narrativa. A amostra do estudo se constitui de 14 docentes que ministram as disciplinas de conteúdo profissional do núcleo contábil e que exerceram por pelo menos 5 anos a atividade contábil anterior ou concomitante à docência. Os resultados das análises demonstram que a prática pedagógica do contador que se constitui docente ocorre quando o docente toma consciência dos seus saberes adquiridos por meio de suas vivências e de suas experiências de socialização profissional, e refletindo sobre esses saberes age utilizando-se de estratégias de ensino e de metodologias de avaliações, de forma pensada e planejada. Em relação a Teoria da Socialização Profissional, os resultados, apontam para a inserção no ambiente profissional, torna-se um facilitador na construção da prática pedagógica do contador que se torna docente e ainda, que a experiência com estágio docente, mesmo depois de anos de experiência docente, traz reflexões no modo de agir em sala de aula. Em relação as estratégias de ensino e ao processo de avaliação utilizados pelos docentes, os resultados mostram uma mudança na utilização dessas estratégias pelas entrevistas ao longo da trajetória docente, de uma aula 100% expositiva para a aderência, ainda tímida, de metodologias ativas e da inserção de ferramentas tecnológicas. Os resultados apontam a socialização (networking) como um facilitador no ingresso dos docentes entrevistados na docência e a experiência profissional em escritórios, empresas e órgãos de classe, um diferencial na hora de ministrar disciplinas similares as desenvolvidas nesses ambientes. Em relação as dificuldades, os resultados apontam o fator tempo como o maior desafio no início da atuação docente. O estudo corrobora com a literatura sobre a temática, trazendo reflexões para melhorias na formação docente e no entendimento sobre a constituição do ser docente.
 
The objective of this study is to analyze how the teaching practice of accountants who became professors at Public Universities in the State of Rio Grande do Sul is constituted, in the light of the Theory of Professional Socialization. This research, in the context of Social Sciences, is classified as descriptive and field research, with a qualitative approach. To answer the research problem, structured interviews were used and data analysis was performed by narrative analysis. The study sample consists of 14 professors who teach the disciplines of professional content of the accounting nucleus and who exercised for at least 5 years the accounting activity before or concomitantly with the teaching. The results of the analyzes demonstrate that the pedagogical practice of the accountant who is constituted as a teacher occurs when the teacher becomes aware of their knowledge acquired through their experiences and their experiences of professional socialization, and reflecting on this knowledge, acts using strategies of teaching and assessment methodologies, in a thoughtful and planned way. Regarding the Theory of Professional Socialization, the results point to the insertion in the professional environment, it becomes a facilitator in the construction of the pedagogical practice of the accountant who becomes a teacher and also, that the experience with teaching internship, even after years of teaching experience, brings reflections on the way of acting in the classroom. Regarding the teaching strategies and the evaluation process used by the teachers, the results show a change in the use of these strategies by the interviews along the teaching trajectory, from a 100% expository class to the adherence, still timid, of active methodologies and the insertion of technological tools. The results point to socialization (networking) as a facilitator in the entry of the interviewed professors into teaching and the professional experience in offices, companies and class bodies, a differential when teaching subjects similar to those developed in these environments. Regarding the difficulties, the results point to the time factor as the biggest challenge at the beginning of the teaching practice. The study corroborates the literature on the subject, bringing reflections for improvements in teacher training and understanding of the constitution of being a teacher.
 

Description:

Dissertação (Mestrado)

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICEAC - Mestrado em Contabilidade (Dissertações)