Abstract:
O objetivo deste estudo é analisar como se constitui a prática de ensino de contadores que se
fizeram docentes em Universidades Públicas do Estado do Rio Grande do Sul, a luz da Teoria
da Socialização Profissional. Essa pesquisa, no contexto das Ciências Sociais, classifica-se
como descritiva e pesquisa de campo, com abordagem qualitativa. Para responder ao problema
de pesquisa utilizou-se de entrevistas estruturada e a análise dos dados foi realizada por análise
narrativa. A amostra do estudo se constitui de 14 docentes que ministram as disciplinas de
conteúdo profissional do núcleo contábil e que exerceram por pelo menos 5 anos a atividade
contábil anterior ou concomitante à docência. Os resultados das análises demonstram que a
prática pedagógica do contador que se constitui docente ocorre quando o docente toma
consciência dos seus saberes adquiridos por meio de suas vivências e de suas experiências de
socialização profissional, e refletindo sobre esses saberes age utilizando-se de estratégias de
ensino e de metodologias de avaliações, de forma pensada e planejada. Em relação a Teoria da
Socialização Profissional, os resultados, apontam para a inserção no ambiente profissional,
torna-se um facilitador na construção da prática pedagógica do contador que se torna docente e
ainda, que a experiência com estágio docente, mesmo depois de anos de experiência docente,
traz reflexões no modo de agir em sala de aula. Em relação as estratégias de ensino e ao processo
de avaliação utilizados pelos docentes, os resultados mostram uma mudança na utilização
dessas estratégias pelas entrevistas ao longo da trajetória docente, de uma aula 100% expositiva
para a aderência, ainda tímida, de metodologias ativas e da inserção de ferramentas
tecnológicas. Os resultados apontam a socialização (networking) como um facilitador no
ingresso dos docentes entrevistados na docência e a experiência profissional em escritórios,
empresas e órgãos de classe, um diferencial na hora de ministrar disciplinas similares as
desenvolvidas nesses ambientes. Em relação as dificuldades, os resultados apontam o fator
tempo como o maior desafio no início da atuação docente. O estudo corrobora com a literatura
sobre a temática, trazendo reflexões para melhorias na formação docente e no entendimento
sobre a constituição do ser docente.
The objective of this study is to analyze how the teaching practice of accountants who became
professors at Public Universities in the State of Rio Grande do Sul is constituted, in the light of
the Theory of Professional Socialization. This research, in the context of Social Sciences, is
classified as descriptive and field research, with a qualitative approach. To answer the research
problem, structured interviews were used and data analysis was performed by narrative
analysis. The study sample consists of 14 professors who teach the disciplines of professional
content of the accounting nucleus and who exercised for at least 5 years the accounting activity
before or concomitantly with the teaching. The results of the analyzes demonstrate that the
pedagogical practice of the accountant who is constituted as a teacher occurs when the teacher
becomes aware of their knowledge acquired through their experiences and their experiences of
professional socialization, and reflecting on this knowledge, acts using strategies of teaching
and assessment methodologies, in a thoughtful and planned way. Regarding the Theory of
Professional Socialization, the results point to the insertion in the professional environment, it
becomes a facilitator in the construction of the pedagogical practice of the accountant who
becomes a teacher and also, that the experience with teaching internship, even after years of
teaching experience, brings reflections on the way of acting in the classroom. Regarding the
teaching strategies and the evaluation process used by the teachers, the results show a change
in the use of these strategies by the interviews along the teaching trajectory, from a 100%
expository class to the adherence, still timid, of active methodologies and the insertion of
technological tools. The results point to socialization (networking) as a facilitator in the entry
of the interviewed professors into teaching and the professional experience in offices,
companies and class bodies, a differential when teaching subjects similar to those developed in
these environments. Regarding the difficulties, the results point to the time factor as the biggest
challenge at the beginning of the teaching practice. The study corroborates the literature on the
subject, bringing reflections for improvements in teacher training and understanding of the
constitution of being a teacher.