Abstract:
Os relacionamentos interorganizacionais surgiram como estratégia para ampliar os
ganhos mútuos entre as empresas envolvidas na cadeia de suprimentos. Nesse sentido, são
muitos os fatores que podem influenciar os resultados das parcerias entre comprador e
fornecedor. Examinamos essa questão na cadeia de suprimentos do Agronegócio, a fim de
compreender melhor os fatores e suas relações. O presente estudo, portanto, teve como objetivo
principal examinar os efeitos da Integração da Tecnologia da Informação e da Confiança
Interorganizacional nos Resultados da cadeia de suprimentos das empresas do Agronegócio por
intermédio da Estrutura do Relacionamento das empresas. Realizou-se uma pesquisa survey
por meio de um questionário no Google Forms respondido por empresas de máquinas e
implementos agrícolas associados ao SIMERS. Analisaram-se respostas de 47 casos, fazendose uso de técnicas estatísticas para Análise Fatorial Exploratória, Análise Fatorial
Confirmatória, Análise Descritiva e Análise Estrutural operacionalizadas pelos softwares SPSS
versão 23 e PLS versão 4. A análise fatorial revelou dois fatores para estrutura de
relacionamento – Aliança e Flexilibilidade e três fatores de resultado – Performance, Custo do
Conflito e Dificuldade de Parceria. A análise estrutural apresentou os efeitos da TI e da
Confiança Interorganizacional na estrutura de relacionamento, bem como efeitos da estrutura
de relacionamento nos resultados. Ao examinar as relações estabelecidas com a Variável
Aliança, percebe-se que apenas a Confiança Organizacional causa efeito positivo. Por sua vez,
a Flexibilidade recebe o efeito positivo e significante da Confiança Interorganizacional e
Tecnologia da Informação. São significantes os seguintes efeitos da estrutura do
relacionamento nos resultados da cadeia de suprimento: o da Flexibilidade positivamente na
Performance, o da Flexibilidade negativamente na Dificuldade de parceria, o da Aliança
positivamente na Performance, da Aliança positivamente no Custo do Conflito e o da Aliança
negativamente na Dificuldade de parceria. Desse modo, os resultados trazem elementos
importantes para as empresas do segmento de máquinas agrícolas que desejam melhorar a
performance e reduzir os custos de transação.
Interorganizational relationships emerged as a strategy to increase mutual gains between
companies involved in the supply chain. In this sense, there are many factors that can influence
the results of partnerships between buyer and supplier. We examine this issue in the
Agribusiness supply chain in order to better understand the factors and their relationships. The
present study, therefore, had the main objective of examining the effects of the Integration of
Information Technology and Interorganizational Trust on the Results of the supply chain of
Agribusiness companies through the companies' Relationship Structure. A survey research was
carried out using a questionnaire on Google Forms answered by agricultural machinery and
implement companies associated with SIMERS. Responses from 47 cases were analyzed, using
statistical techniques for Exploratory Factor Analysis, Confirmatory Factor Analysis,
Descriptive Analysis and Structural Analysis operationalized by the software SPSS version 23
and PLS version 4. The factor analysis revealed two factors for relationship structure – Alliance
and Flexibility and three outcome factors – Performance, Cost of Conflict and Difficulty of
Partnership. The structural analysis presented the effects of IT and Interorganizational Trust on
the relationship structure as well as the effects of the relationship structure on the results. When
examining the relationships established with the Alliance Variable, it is clear that only
Organizational Trust causes a positive effect. In turn, Flexibility receives the positive and
significant effect of Interorganizational Trust and Information Technology. The following
effects of the relationship structure on supply chain results are significant: Flexibility positively
on Performance, Flexibility negatively on Partnership Difficulty, Alliance positively on
Performance, Alliance positively on Conflict Cost and Alliance negatively in the Difficulty of
partnership. Therefore, the results provide important elements for companies in the agricultural
machinery segment that wish to improve performance and reduce transaction costs.