Uso do sistema de mensuração de desempenho como ferramenta para motivação, satisfação e engajamento de colaboradores

Marques, Fabiane Alves

Abstract:

 
As organizações cada vez mais enfrentam desafios competitivos no mercado em que estão inseridas. Assim, é amplamente necessário controles gerenciais mais efetivos, pois quaisquer desvios daquilo que foi planejado podem trazer consequências reputacionais, dificuldades financeiras e até mesmo comprometer a continuidade da empresa. Os controles de gestão compreendem uma ampla gama de instrumentos formais e informais, contemplando sistemas de mensuração de desempenho, orçamento, políticas e regulamentos, seleção e treinamento dos colaboradores, código de conduta, missão, visão e valores organizacionais (Goebel; Weibenberger, 2017). Devido ao exposto, esta pesquisa buscou descrever como uma empresa utiliza a ferramenta do sistema de mensuração do desempenho (PMS), com abordagem diagnóstica e interativa (Simons, 1995 e Henri, 2006), para compreender seu papel nos atributos comportamentais dos colaboradores, quais sejam: motivação, satisfação e engajamento no trabalho. A pesquisa teve abordagem qualitativa. A estratégia utilizada foi um estudo de caso e uma refinaria de petróleo, operacionalizada por meio da realização de entrevistas semiestruturadas com coordenadores e gerentes e análise de dados baseada na técnica de análise de conteúdo de Bardin (2016). Os resultados evidenciaram que o uso do PMS é bastante presente na empresa; por meio de diálogos, comunicação, segurança e qualificação, a refinaria investigada promove a seus colaboradores motivação, satisfação e engajamento no trabalho, pois estes apresentam sentimento de orgulho, prazer e felicidade de fazer parte do quadro de funcionários da organização e desta forma suas atividades são executadas com maior desempenho, entusiasmo e foco.
 
Organizations increasingly face competitive challenges in the market in which they operate. Therefore, more effective management controls are largely necessary, as any deviations from what was planned can bring reputational consequences, financial difficulties and even compromise the company´s continuity. Management controls comprise a wide range of formal and informal instruments, covering performance measurement systems, budget, policies and regulations, employee selection and training, code of conduct, mission, vision and organizational values. (Goebel; Weibenberger, 2017). Due to the above, this research sought to describe how a company uses the tool of the performance measurement system (PMS) tool, with a diagnostic and interactive approach, Simons (1995) and Henri (2006), to understand its role in behavioral attributes of employees, which are: motivation, satisfaction and engagement at work. The research had a qualitative approach. The strategy used was a case study and an oil refinery, operationalized through semi-structured interviews with coordinators and managers and data analysis based on Bardin (2016). The results showed that the use of the PMS is present in the company; through dialogue, communication, satisfaction and engagement at work to its employees, as they have a feeling of pride, pleasure and happiness in being part of the organization's staff and thus their activities. Are executed with greater performance, enthusiasm and focus.
 

Description:

Dissertação (Mestrado)

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  • ICEAC - Mestrado em Contabilidade (Dissertações)