Abstract:
Este estudo teve por objetivo geral analisar, sob o enfoque da teoria da
comunicação, quais informações contábeis-gerenciais, o meio e a forma de
divulgação são necessárias aos cooperados de uma cooperativa de pequenos
agricultores. Para atendimento deste objetivo foi realizado um estudo de caso, com
abordagem qualitativa, com fonte documental e entrevistas. Os participantes do
estudo foram o Presidente, o Contador, a Responsável pelo setor financeiro e
Associados. A pesquisa foi cadastrada na Plataforma Brasil sob o CAE no
47254821.5.0000.5324 e obteve aprovação do Comitê de Ética, por meio do Parecer
Consubstanciado no 4.804.722. Foi utilizada Análise de Conteúdo, com apoio do
software Atlas TI 9.0 ® para análise dos dados coletados. Os resultados encontrados
apontam: baixa divulgação das informações contábeis-gerenciais e que os
associados não priorizam ter essas informações, mas, sim informações que julgam
estar relacionadas a produtividade das propriedades. Contudo, as informações
desejadas estão organizadas e sistematizadas na Contabilidade da cooperativa,
como por exemplo: dados sobre a comercialização das áreas de negócio,
Informação sobre a entrega de produtos à cooperativa, consumo de insumos por
produtor e movimentações de estoques. Para melhorar a comunicação das
informações contábeis, os associados apontaram a necessidade de mais encontros
e reuniões. Quanto à forma e o meio foi preferida a forma escrita e pelos meios
tradicionais (jornal interno, boletim informativo e rádio). Outros canais não
tradicionais, tais como as Tecnologias da Informação e Comunicação, começam a
ser valorizados pelos associados e podem contribuir para que o acesso as
informações sejam mais dinâmicos. Conclui-se, portanto, que por falta de acesso as
informações contábeis-gerenciais, essas são subutilizadas pelos associados como
ferramenta para tomada de decisão e como sistema de informação capaz de
melhorar a comunicação entre a gestão da cooperativa e os associados.
The general objective of this study was to analyze, under the approach of
communication theory, which accounting-management information, the means and
the form of disclosure are necessary for the members of a cooperative of small
farmers. To meet this objective, a case study was carried out, with a qualitative
approach, with documental sources and interviews. The study participants were the
president, the accountant, the person responsible for the financial sector and
associates. The research was registered on Plataforma Brasil under CAE No.
47254821.5.0000.5324 and was approved by the Ethics Committee, through
substantiated statement No. 4.804.722. Content analysis was used, supported by the
Atlas TI 9.0 ® software to analyze the collected data. The results found indicate: low
disclosure of accounting-management information and that associates do not
prioritize having this information, but rather information that they believe to be related
to the productivity of the properties. However, the desired information is organized
and systematized in the cooperative's accounting, such as: data on the
commercialization of the business areas, information on the delivery of products to
the cooperative, consumption of farm inputs by producer and stock movements. To
improve the communication of accounting information, the associates pointed out the
need for more meetings. As for the form and medium, the written form and the
traditional means (internal newspaper, newsletter and radio) were preferred. Other
non-traditional channels, such as Information and Communication Technologies, are
beginning to be valued by associates and can contribute to making access to
information more dynamic. It is concluded, therefore, that due to lack of access to
accounting-management information, these are underused by members as a
decision-making tool and as an information system capable of improving
communication between the management of the cooperative and the members.