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dc.contributor.advisor Gomes, Débora Gomes de
dc.contributor.author Lopes, Roberto Caldeira
dc.date.accessioned 2024-10-25T21:21:13Z
dc.date.available 2024-10-25T21:21:13Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.citation LOPES, Roberto Caldeira. Informação contábil-gerencial: um estudo de caso sobre a necessidade informacional de cooperados, a partir da ótica da Teoria da Comunicação. 2022. 130 f. Dissertação (Mestrado em Contabilidade) - Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2022. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11715
dc.description Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.description.abstract Este estudo teve por objetivo geral analisar, sob o enfoque da teoria da comunicação, quais informações contábeis-gerenciais, o meio e a forma de divulgação são necessárias aos cooperados de uma cooperativa de pequenos agricultores. Para atendimento deste objetivo foi realizado um estudo de caso, com abordagem qualitativa, com fonte documental e entrevistas. Os participantes do estudo foram o Presidente, o Contador, a Responsável pelo setor financeiro e Associados. A pesquisa foi cadastrada na Plataforma Brasil sob o CAE no 47254821.5.0000.5324 e obteve aprovação do Comitê de Ética, por meio do Parecer Consubstanciado no 4.804.722. Foi utilizada Análise de Conteúdo, com apoio do software Atlas TI 9.0 ® para análise dos dados coletados. Os resultados encontrados apontam: baixa divulgação das informações contábeis-gerenciais e que os associados não priorizam ter essas informações, mas, sim informações que julgam estar relacionadas a produtividade das propriedades. Contudo, as informações desejadas estão organizadas e sistematizadas na Contabilidade da cooperativa, como por exemplo: dados sobre a comercialização das áreas de negócio, Informação sobre a entrega de produtos à cooperativa, consumo de insumos por produtor e movimentações de estoques. Para melhorar a comunicação das informações contábeis, os associados apontaram a necessidade de mais encontros e reuniões. Quanto à forma e o meio foi preferida a forma escrita e pelos meios tradicionais (jornal interno, boletim informativo e rádio). Outros canais não tradicionais, tais como as Tecnologias da Informação e Comunicação, começam a ser valorizados pelos associados e podem contribuir para que o acesso as informações sejam mais dinâmicos. Conclui-se, portanto, que por falta de acesso as informações contábeis-gerenciais, essas são subutilizadas pelos associados como ferramenta para tomada de decisão e como sistema de informação capaz de melhorar a comunicação entre a gestão da cooperativa e os associados. pt_BR
dc.description.abstract The general objective of this study was to analyze, under the approach of communication theory, which accounting-management information, the means and the form of disclosure are necessary for the members of a cooperative of small farmers. To meet this objective, a case study was carried out, with a qualitative approach, with documental sources and interviews. The study participants were the president, the accountant, the person responsible for the financial sector and associates. The research was registered on Plataforma Brasil under CAE No. 47254821.5.0000.5324 and was approved by the Ethics Committee, through substantiated statement No. 4.804.722. Content analysis was used, supported by the Atlas TI 9.0 ® software to analyze the collected data. The results found indicate: low disclosure of accounting-management information and that associates do not prioritize having this information, but rather information that they believe to be related to the productivity of the properties. However, the desired information is organized and systematized in the cooperative's accounting, such as: data on the commercialization of the business areas, information on the delivery of products to the cooperative, consumption of farm inputs by producer and stock movements. To improve the communication of accounting information, the associates pointed out the need for more meetings. As for the form and medium, the written form and the traditional means (internal newspaper, newsletter and radio) were preferred. Other non-traditional channels, such as Information and Communication Technologies, are beginning to be valued by associates and can contribute to making access to information more dynamic. It is concluded, therefore, that due to lack of access to accounting-management information, these are underused by members as a decision-making tool and as an information system capable of improving communication between the management of the cooperative and the members. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Processo de comunicação pt_BR
dc.subject Informação contábil pt_BR
dc.subject Teoria da Comunicação pt_BR
dc.subject Cooperativas pt_BR
dc.subject Communication process pt_BR
dc.subject Accounting information pt_BR
dc.subject Communication theory pt_BR
dc.subject Cooperatives pt_BR
dc.title Informação contábil-gerencial: um estudo de caso sobre a necessidade informacional de cooperados, a partir da ótica da Teoria da Comunicação pt_BR
dc.title.alternative Accounting-Management Information: A Case Study on the Information Need of Cooperated Members, from the perspective of Communication Theory pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


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  • ICEAC - Mestrado em Contabilidade (Dissertações)
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