Abstract:
O tema central do estudo tem foco na identificação das Competências Empreendedoras
desenvolvidas pelos discentes de Ciências Contábeis com base no EntreComp (Quadro de
Referência das Competências para o Empreendedorismo), sob o embasamento da Teoria
Comportamentalista apresentada por McClelland (1961). O objetivo geral desta pesquisa foi
analisar a percepção dos discentes sobre as Competências Empreendedoras desenvolvidas no
curso de graduação em Ciências Contábeis, para o alcance das Competências Profissionais
exigidas ao Contador, sob o enfoque do EntreComp nas universidades federais e estaduais
brasileiras. Em relação às características metodológicas, quanto aos objetivos, o estudo é
caracterizado como exploratório de abordagem quanti-qualitativa. A amostra da pesquisa obtida
é composta por 253 discentes formandos matriculados nos cursos de Ciências Contábeis das
Instituições de Ensino Superior brasileiras federais e estaduais. Após coletados, os dados da
pesquisa foram analisados em duas fases, uma quantitativa e outra qualitativa. A análise
quantitativa dos dados é proveniente de um questionário survey, composto de duas etapas. A
primeira para a verificação do perfil do respondente, e atende ao 1º objetivo de pesquisa, e a
segunda contém 47 questões sobre as Competências Empreendedoras, e atende ao 2º e ao 3º
objetivo específico. Os dados da 1ª parte do questionário receberam tratamento de análise de
frequência. Já os dados das 47 questões sobre as Competências Empreendedoras possuem a
análise dividida em duas partes: uma com 44 questões em escala Likert, que teve os dados
tratados através da Análise Fatorial Exploratória para identificar os fatores que decorrem do
desenvolvimento de Competências Empreendedoras com base no EntreComp, e outra com 3
questões em escala numérica, submetidas a análise de frequência para verificar o nível de
compreensão dos formandos sobre o desenvolvimento das Competências Empreendedoras. Na
fase qualitativa, para atender ao 4º objetivo específico e verificar o alinhamento entre os fatores
encontrados e as DCN’s para o curso de contábeis, os dados foram tratados com o Método
Delphi. Os resultados da pesquisa indicaram a aceitação do referencial proposto, e geraram 7
fatores capazes de representar as Competências Empreendedoras desenvolvidas pelos discentes
durante a graduação e alinhadas as DCN’s para o curso de Ciências Contábeis, revelando assim
como 7 Competências Profissionais para o Contador: a Capacidade de lidar com as incertezas
em relação a imprevistos e a terceiros; a Capacidade de gestão e planejamento financeiro e de
custos; a Capacidade de visualizar oportunidade para criação de valor; a Capacidade de criação
de ideias voltadas a sustentabilidade; a Capacidade de aprender a partir da experiência com
outros; a Capacidade de ser resiliente; e a Capacidade de liderar. Os resultados ainda indicam
como mais desenvolvidas pelos discentes a capacidade de “aprender com as experiências
seguida da capacidade de planejar e gerir”, e como menos desenvolvidas, a “oportunidade e a
capacidade de lidar com incertezas ambiguidades e o risco”. Indicam que os formandos
desenvolveram os grupos de Competências Empreendedoras nos mais altos níveis de
compreensão propostos pelo referencial do EntreComp, assim sendo, os bacharéis julgam-se
capazes de reconhecer as competências desenvolvidas, explorá-las, melhorá-las e ousar ao
ponto de expandi-las para tirar proveito de oportunidades. Os resultados contemplam e ampliam
a literatura existente sobre o desenvolvimento das Competências Empreendedoras que auxiliam
a aquisição das Competências Profissionais para Contadores, e incentivam as Instituições de
Ensino Superior a direcionarem seus projetos pedagógicos para uma aprendizagem inovadora
baseada em competências.
The central theme of the study focuses on identifying the Entrepreneurial Skills developed by
Accounting students based on the EntreComp (Reference Framework for Entrepreneurship
Skills), based on the Behavioral Theory presented by McClelland (1961). The general objective
of this research was to analyze the students' perception of the Entrepreneurial Skills developed
in the undergraduate course in Accounting, to achieve the Professional Skills required of
Accountants, under the EntreComp approach in Brazilian federal and state universities.
Regarding the methodological characteristics, regarding the objectives, the study is
characterized as an exploratory quantitative and qualitative approach. The research sample
obtained is composed of 253 graduating students enrolled in Accounting courses at Brazilian
Federal and State Higher Education Institutions. After being collected, the research data were
analyzed in two phases, one quantitative and the other qualitative. Quantitative data analysis
comes from a survey questionnaire, consisting of two stages. The first to verify the respondent's
profile, and meets the 1st research objective, and the second contains 47 questions about
Entrepreneurial Skills, and meets the 2nd and 3rd specific objectives. The data from the 1st part
of the questionnaire received treatment of frequency analysis. The data from the 47 questions
about Entrepreneurial Skills have the analysis divided into two parts: one with 44 questions on
a Likert scale, which had the data treated through Exploratory Factor Analysis to identify the
factors that result from the development of Entrepreneurial Skills based on the EntreComp, and
another with 3 questions on a numerical scale, submitted to frequency analysis to verify the
level of understanding of the trainees on the development of Entrepreneurial Skills. In the
qualitative phase, to meet the 4th specific objective and verify the alignment between the factors
found and the DCN's for the accounting course, the data were treated with the Delphi Method.
The results of the research indicated the acceptance of the proposed reference, and generated 7
factors capable of representing the Entrepreneurial Skills developed by the students during
graduation and aligned with the DCN's for the Accounting Sciences course, thus revealing 7
Professional Skills for the Accountant: the Capacity to deal with uncertainties regarding
contingencies and third parties; a Management capacity and financial and cost planning; the
Ability to visualize opportunities for value creation; the Ability to create ideas focused on
sustainability; the Ability to learn from experience with others; the ability to be resilient; and
the ability to lead. The results also indicate that the ability to “learn from experiences followed
by the ability to plan and manage” is more developed by the students, and the “opportunity and
ability to deal with uncertainties, ambiguities and risk” are the least developed. They indicate
that the graduates developed the groups of Entrepreneurial Skills at the highest levels of
understanding proposed by the EntreComp framework, therefore, the graduates believe they are
capable of recognizing the skills developed, exploring them, improving them and daring to the
point of expanding. Them to take advantage of opportunities. The results contemplate and
expand the existing literature on the development of Entrepreneurial Skills that help the
acquisition of Professional Skills for Accountants, and encourage Higher Education Institutions
to direct their pedagogical projects towards innovative learning based on competences.