Abstract:
Essa dissertação tem como objetivo geral analisar a influência do dimensionamento da
Inteligência Emocional e da Regulação das Emoções no uso das Estratégias de Ensino adotadas
por docentes de Ciências Contábeis. A partir desse objetivo geral foram definidos os seguintes
objetivos específicos: mensurar o nível de Inteligência Emocional dos docentes dos cursos de
Ciências Contábeis; identificar o nível de Regulação das Emoções dos docentes dos cursos de
Ciências Contábeis; e verificar quais as Estratégias de Ensino são utilizadas pelos docentes dos
cursos de Ciências Contábeis. Para atingir os objetivos, essa pesquisa apropriou-se dos
conhecimentos e princípios, pertinentes às emoções, oriundos da Teoria Psicoevolutiva das
emoções. Assim, foi realizada uma pesquisa quantitativa, de caráter descritiva quanto aos seus
objetivos e quanto aos seus procedimentos uma survey, na qual foi enviado questionário aos
docentes que lecionam no curso de Ciências Contábeis, na modalidade presencial, de
universidades brasileiras, públicas e privadas. Os dados coletados foram analisados por meio
de estatística descritiva e regressão linear múltipla. Os resultados evidenciam que existe
influência da Inteligência Emocional e da Regulação das Emoções no uso das Estratégias de
Ensino, sendo norteadas as seguintes emoções: Metodologia de Ensino – Regulação das
Emoções Tristeza, Regulação das Emoções Ansiedade e Inteligência Emocional, domínio
Gerenciamento das Emoções dos Outros; Recursos Didáticos – Regulação das Emoções Raiva;
Avaliação – Inteligência Emocional, domínio Gerenciamento das Emoções dos Outros; e,
Estratégias de Ensino – Inteligência Emocional, domínio Gerenciamento das Emoções dos
Outros e Regulação das Emoções Raiva. Na análise dos objetivos específicos, foram
encontrados os seguintes resultados: (i) O nível de Inteligência Emocional dos docentes dos
cursos de Ciências Contábeis respondentes da pesquisa de 77%; (ii) enquanto o nível da
Regulação das Emoções dos docentes dos cursos de Ciências Contábeis respondentes da
pesquisa supera 67% do total possível; (iii) referente as Estratégias de Ensino mais utilizadas
pelos docentes dos cursos de Ciências Contábeis, estão: Metodologia de Ensino – Exercício,
Aula Expositiva Dialogada, Aula Expositiva básica, Aula Prática, Recursos Didáticos – Data
Show, Computador, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Avaliação – Exercícios, Prova
Teórica, Assiduidade e Pontualidade e Estudo de Caso. O estudo contribui com a investigação
do estado emocional docente e das estratégias de ensino utilizadas para o ensino de
Contabilidade, tão logo, proporciona pensar sobre a formação docente no âmbito emocional.
This dissertation has the general objective of analyzing the influence of the dimensioning of
Emotional Intelligence and the Regulation of Emotions in the use of Teaching Strategies
adopted by professors of Accounting Sciences. Based on this general objective, the following
specific objectives were defined: to measure the level of Emotional Intelligence of professors
of Accounting courses; identify the level of Regulation of Emotions of professors of
Accounting courses; and to verify which Teaching Strategies are used by teachers of
Accounting courses. In order to achieve the objectives, this research appropriated the
knowledge and principles, pertinent to emotions, derived from the Psychoevolutionary Theory
of emotions. Thus, a quantitative research was carried out, descriptive in terms of its objectives
and procedures, a survey, in which a questionnaire was sent to professors who teach in the
Accounting course, in face-to-face mode, at Brazilian universities, public and private. The
collected data were analyzed using descriptive statistics and multiple linear regression. The
results show that there is influence of Emotional Intelligence and Regulation of Emotions in
the use of Teaching Strategies, being guided by the following emotions: Teaching Methodology
- Regulation of Emotions Sadness, Regulation of Emotions Anxiety and Emotional Intelligence,
domain Management of Others' Emotions ; Didactic Resources – Regulation of Emotions
Anger; Assessment – Emotional Intelligence, Management of Others' Emotions domain; and,
Teaching Strategies – Emotional Intelligence, domain Management of Others' Emotions and
Regulation of Anger Emotions. In the analysis of the specific objectives, the following results
were found: (i) The level of Emotional Intelligence of the professors of the Accounting Sciences
courses who responded to the survey of 77%; (ii) while the level of Regulation of Emotions of
the professors of the Accounting Sciences courses who responded to the survey exceeds 67%
of the possible total; (iii) referring to the Teaching Strategies most used by professors of
Accounting Sciences courses, are: Teaching Methodology – Exercise, Dialogued Expositive
Class, Basic Expository Class, Practical Class, Didactic Resources – Data Show, Computer,
Virtual Learning Environment, Assessment – Exercises, Theoretical Test, Attendance and
Punctuality and Case Study. The study contributes to the investigation of the teachers'
emotional state and the teaching strategies used for teaching Accounting, as soon as it allows
thinking about teacher training in the emotional sphere.