Influência do dimensionamento da inteligência emocional e da regulação das emoções no uso das estratégias de ensino: um estudo com docentes de ciências contábeis

Manke, Rosana Vieira

Abstract:

 
Essa dissertação tem como objetivo geral analisar a influência do dimensionamento da Inteligência Emocional e da Regulação das Emoções no uso das Estratégias de Ensino adotadas por docentes de Ciências Contábeis. A partir desse objetivo geral foram definidos os seguintes objetivos específicos: mensurar o nível de Inteligência Emocional dos docentes dos cursos de Ciências Contábeis; identificar o nível de Regulação das Emoções dos docentes dos cursos de Ciências Contábeis; e verificar quais as Estratégias de Ensino são utilizadas pelos docentes dos cursos de Ciências Contábeis. Para atingir os objetivos, essa pesquisa apropriou-se dos conhecimentos e princípios, pertinentes às emoções, oriundos da Teoria Psicoevolutiva das emoções. Assim, foi realizada uma pesquisa quantitativa, de caráter descritiva quanto aos seus objetivos e quanto aos seus procedimentos uma survey, na qual foi enviado questionário aos docentes que lecionam no curso de Ciências Contábeis, na modalidade presencial, de universidades brasileiras, públicas e privadas. Os dados coletados foram analisados por meio de estatística descritiva e regressão linear múltipla. Os resultados evidenciam que existe influência da Inteligência Emocional e da Regulação das Emoções no uso das Estratégias de Ensino, sendo norteadas as seguintes emoções: Metodologia de Ensino – Regulação das Emoções Tristeza, Regulação das Emoções Ansiedade e Inteligência Emocional, domínio Gerenciamento das Emoções dos Outros; Recursos Didáticos – Regulação das Emoções Raiva; Avaliação – Inteligência Emocional, domínio Gerenciamento das Emoções dos Outros; e, Estratégias de Ensino – Inteligência Emocional, domínio Gerenciamento das Emoções dos Outros e Regulação das Emoções Raiva. Na análise dos objetivos específicos, foram encontrados os seguintes resultados: (i) O nível de Inteligência Emocional dos docentes dos cursos de Ciências Contábeis respondentes da pesquisa de 77%; (ii) enquanto o nível da Regulação das Emoções dos docentes dos cursos de Ciências Contábeis respondentes da pesquisa supera 67% do total possível; (iii) referente as Estratégias de Ensino mais utilizadas pelos docentes dos cursos de Ciências Contábeis, estão: Metodologia de Ensino – Exercício, Aula Expositiva Dialogada, Aula Expositiva básica, Aula Prática, Recursos Didáticos – Data Show, Computador, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Avaliação – Exercícios, Prova Teórica, Assiduidade e Pontualidade e Estudo de Caso. O estudo contribui com a investigação do estado emocional docente e das estratégias de ensino utilizadas para o ensino de Contabilidade, tão logo, proporciona pensar sobre a formação docente no âmbito emocional.
 
This dissertation has the general objective of analyzing the influence of the dimensioning of Emotional Intelligence and the Regulation of Emotions in the use of Teaching Strategies adopted by professors of Accounting Sciences. Based on this general objective, the following specific objectives were defined: to measure the level of Emotional Intelligence of professors of Accounting courses; identify the level of Regulation of Emotions of professors of Accounting courses; and to verify which Teaching Strategies are used by teachers of Accounting courses. In order to achieve the objectives, this research appropriated the knowledge and principles, pertinent to emotions, derived from the Psychoevolutionary Theory of emotions. Thus, a quantitative research was carried out, descriptive in terms of its objectives and procedures, a survey, in which a questionnaire was sent to professors who teach in the Accounting course, in face-to-face mode, at Brazilian universities, public and private. The collected data were analyzed using descriptive statistics and multiple linear regression. The results show that there is influence of Emotional Intelligence and Regulation of Emotions in the use of Teaching Strategies, being guided by the following emotions: Teaching Methodology - Regulation of Emotions Sadness, Regulation of Emotions Anxiety and Emotional Intelligence, domain Management of Others' Emotions ; Didactic Resources – Regulation of Emotions Anger; Assessment – Emotional Intelligence, Management of Others' Emotions domain; and, Teaching Strategies – Emotional Intelligence, domain Management of Others' Emotions and Regulation of Anger Emotions. In the analysis of the specific objectives, the following results were found: (i) The level of Emotional Intelligence of the professors of the Accounting Sciences courses who responded to the survey of 77%; (ii) while the level of Regulation of Emotions of the professors of the Accounting Sciences courses who responded to the survey exceeds 67% of the possible total; (iii) referring to the Teaching Strategies most used by professors of Accounting Sciences courses, are: Teaching Methodology – Exercise, Dialogued Expositive Class, Basic Expository Class, Practical Class, Didactic Resources – Data Show, Computer, Virtual Learning Environment, Assessment – Exercises, Theoretical Test, Attendance and Punctuality and Case Study. The study contributes to the investigation of the teachers' emotional state and the teaching strategies used for teaching Accounting, as soon as it allows thinking about teacher training in the emotional sphere.
 

Description:

Dissertação (Mestrado)

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  • ICEAC - Mestrado em Contabilidade (Dissertações)