Abstract:
A educação profissional tem sido a modalidade de ensino utilizada para a inclusão de
pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Os cursos técnicos em
contabilidade são uma alternativa para aqueles que desejam uma formação
profissional rápida e com amplas oportunidades de emprego. A pesquisa tem como
objetivo analisar o uso de Tecnologias Assistivas (TAs) por docentes no ensinoaprendizagem de pessoas com deficiência em cursos técnicos em contabilidade do
Rio Grande do Sul, à luz da teoria histórico-cultural de Vygotsky. Para atingir esse
objetivo, foram definidos objetivos específicos, como: identificar quais tecnologias
assistivas utilizadas pelos docentes, verificar a formação/capacitação desses
docentes para o uso de tecnologias assistivas e desvelar os pontos fortes e fracos do
seu uso no ensino-aprendizagem. A pesquisa é de caráter descritivo e exploratório,
realizada por meio de levantamento e com abordagem qualitativa. Foram utilizados
questionário on-line e entrevistas virtuais com os docentes do ensino regular e do
Atendimento Educacional Especializado (AEE), respectivamente. A análise das
informações através de categorias revelou que nas treze instituições de ensino técnico
em contabilidade pesquisadas há um uso variado e insuficiente de TAs, o que indica
a necessidade de maior disponibilização de tais tecnologias. Apesar dos esforços em
andamento para o ensino de alunos com deficiência, ainda há lacunas na formação e
capacitação dos docentes no uso de TAs. Melhor treinamento docente, coordenação
interprofissional e investimento em recursos são essenciais para aproveitar o potencial
das TAs na inclusão educacional. Em suma, ainda existem desafios significativos a
serem superados para garantir uma educação de qualidade e inclusiva para todos os
alunos com deficiência nas instituições de ensino técnico em contabilidade no Estado
do Rio Grande do Sul. As contribuições da pesquisa do ponto de vista teórico
enfatizam a aplicação das TAs à luz da teoria histórico-cultural de Vygotsky, do ponto
de vista social, realça a necessidade de apoio e investimento para uma inclusão
efetiva e equitativa. E do ponto de vista prático, oferece insights para a melhoria da
implementação das TAs na educação.
Professional education has been the educational modality used for the inclusion of
people with disabilities in the labor market. Technical courses in accounting are an
alternative for those who seek a quick professional training with ample job
opportunities. The research aims to analyze the use of assistive technologies by
teachers in the teaching and learning process of people with disabilities in technical
accounting courses in Rio Grande do Sul, under the framework of Vygotsky's historicalcultural theory. To achieve this objective, specific goals have been defined, such as
identifying the assistive technologies used by teachers, assessing the training and
qualification of these teachers for the use of assistive technologies, and uncovering
the strengths and weaknesses of their use in teaching and learning. The research is
of a descriptive and exploratory nature, conducted through surveys and with a
qualitative approach. On-line questionnaires and virtual interviews were used with
regular education teachers and Specialized Educational Assistance (SEA) teachers,
respectively. Data analysis through categories revealed that in the thirteen institutions
of technical education in accounting surveyed there is a varied and insufficient use of
ATs, which indicates the need for greater availability of such technologies. Despite
ongoing efforts to teach students with disabilities, there are still gaps in the education
and training of teachers in the use of ATs. Better teacher training, interprofessional
coordination and investment in resources are essential to harness the potential of ATs
in educational inclusion. In short, there are still significant challenges to be overcome
in order to guarantee a quality and inclusive education for all students with disabilities
in technical accounting education institutions in the State of Rio Grande do Sul. The
research contributions from a theoretical point of view emphasize the application of
ATs in the light of Vygotsky's cultural-historical theory, from a social point of view, it
emphasizes the need for support and investment for effective and equitable inclusion.
And from a practical point of view, it offers insights for improving the implementation of
ATs in education.