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dc.contributor.advisor Jacques, Flávia Verônica Silva
dc.contributor.author Sotoriva, Daiane
dc.date.accessioned 2024-10-29T19:05:00Z
dc.date.available 2024-10-29T19:05:00Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.citation SOTORIVA, Daiane. Uso das tecnologias assistivas por docentes em cursos técnicos em Contabilidade para o ensino-aprendizagem de alunos com deficiência à luz da Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky. 2023. 198 f. Dissertação (Mestrado em Contabilidade) - Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2023. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11721
dc.description Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.description.abstract A educação profissional tem sido a modalidade de ensino utilizada para a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Os cursos técnicos em contabilidade são uma alternativa para aqueles que desejam uma formação profissional rápida e com amplas oportunidades de emprego. A pesquisa tem como objetivo analisar o uso de Tecnologias Assistivas (TAs) por docentes no ensinoaprendizagem de pessoas com deficiência em cursos técnicos em contabilidade do Rio Grande do Sul, à luz da teoria histórico-cultural de Vygotsky. Para atingir esse objetivo, foram definidos objetivos específicos, como: identificar quais tecnologias assistivas utilizadas pelos docentes, verificar a formação/capacitação desses docentes para o uso de tecnologias assistivas e desvelar os pontos fortes e fracos do seu uso no ensino-aprendizagem. A pesquisa é de caráter descritivo e exploratório, realizada por meio de levantamento e com abordagem qualitativa. Foram utilizados questionário on-line e entrevistas virtuais com os docentes do ensino regular e do Atendimento Educacional Especializado (AEE), respectivamente. A análise das informações através de categorias revelou que nas treze instituições de ensino técnico em contabilidade pesquisadas há um uso variado e insuficiente de TAs, o que indica a necessidade de maior disponibilização de tais tecnologias. Apesar dos esforços em andamento para o ensino de alunos com deficiência, ainda há lacunas na formação e capacitação dos docentes no uso de TAs. Melhor treinamento docente, coordenação interprofissional e investimento em recursos são essenciais para aproveitar o potencial das TAs na inclusão educacional. Em suma, ainda existem desafios significativos a serem superados para garantir uma educação de qualidade e inclusiva para todos os alunos com deficiência nas instituições de ensino técnico em contabilidade no Estado do Rio Grande do Sul. As contribuições da pesquisa do ponto de vista teórico enfatizam a aplicação das TAs à luz da teoria histórico-cultural de Vygotsky, do ponto de vista social, realça a necessidade de apoio e investimento para uma inclusão efetiva e equitativa. E do ponto de vista prático, oferece insights para a melhoria da implementação das TAs na educação. pt_BR
dc.description.abstract Professional education has been the educational modality used for the inclusion of people with disabilities in the labor market. Technical courses in accounting are an alternative for those who seek a quick professional training with ample job opportunities. The research aims to analyze the use of assistive technologies by teachers in the teaching and learning process of people with disabilities in technical accounting courses in Rio Grande do Sul, under the framework of Vygotsky's historicalcultural theory. To achieve this objective, specific goals have been defined, such as identifying the assistive technologies used by teachers, assessing the training and qualification of these teachers for the use of assistive technologies, and uncovering the strengths and weaknesses of their use in teaching and learning. The research is of a descriptive and exploratory nature, conducted through surveys and with a qualitative approach. On-line questionnaires and virtual interviews were used with regular education teachers and Specialized Educational Assistance (SEA) teachers, respectively. Data analysis through categories revealed that in the thirteen institutions of technical education in accounting surveyed there is a varied and insufficient use of ATs, which indicates the need for greater availability of such technologies. Despite ongoing efforts to teach students with disabilities, there are still gaps in the education and training of teachers in the use of ATs. Better teacher training, interprofessional coordination and investment in resources are essential to harness the potential of ATs in educational inclusion. In short, there are still significant challenges to be overcome in order to guarantee a quality and inclusive education for all students with disabilities in technical accounting education institutions in the State of Rio Grande do Sul. The research contributions from a theoretical point of view emphasize the application of ATs in the light of Vygotsky's cultural-historical theory, from a social point of view, it emphasizes the need for support and investment for effective and equitable inclusion. And from a practical point of view, it offers insights for improving the implementation of ATs in education. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Pessoas com Deficiência pt_BR
dc.subject Tecnologias Assistiva pt_BR
dc.subject Docentes pt_BR
dc.subject Cursos Técnicos Profissionalizantes pt_BR
dc.subject Contabilidade pt_BR
dc.subject People with disabilities pt_BR
dc.subject Assistive Technologies pt_BR
dc.subject Teachers pt_BR
dc.subject Technical Courses pt_BR
dc.subject Accounting pt_BR
dc.title Uso das tecnologias assistivas por docentes em cursos técnicos em Contabilidade para o ensino-aprendizagem de alunos com deficiência à luz da Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky pt_BR
dc.title.alternative Use of assistive technologies by professors in technical accounting courses for the teaching-learning of students with disabilities - in the light of Vygotsky's Historical-Cultural Theory pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


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  • ICEAC - Mestrado em Contabilidade (Dissertações)
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