Abstract:
No contexto educacional, há uma busca pelo desenvolvimento do senso de autonomia nos
estudantes um elemento necessário para o avanço na aprendizagem. No entanto, poucos
estudos na literatura brasileira investigam a autonomia em ambientes de aprendizagem. Este
trabalho pretende estudar a motivação e autonomia de estudantes, fundamentadas pela Teoria
da Autodeterminação, desenvolvida por Deci e Ryan (1985), e a partir da perspectiva da
autonomia do estudante, fomentada por Bei, Mavroidis e Giossos (2019), dentre outros autores.
O objetivo geral deste estudo é analisar o processo de construção da autonomia dos estudantes
de Ciências Contábeis em relação à transição do ensino presencial para o ensino remoto sob a
luz da Teoria da Autodeterminação. O estudo se caracteriza como descritivo e quali-
quantitativo, operacionalizado por meio de um questionário on-line enviado a estudantes
devidamente matriculados no curso de graduação em Ciências Contábeis de três Instituições de
Ensino Superior localizadas no Estado do Rio Grande do Sul. A amostra da pesquisa obtida
compreende 182 estudantes matriculados no segundo semestre de 2021. Os resultados da
pesquisa foram analisados com o apoio da técnica de análise de estatística descritiva do software
SPSS 25, cujos dados foram tratados segundo os estudos de Field (2009) e Fávero e Belfiore
(2017). Por fim, foi realizada uma análise de conteúdo das respostas qualitativas seguindo
quatro passos propostos por Bardin (2016), com apoio do software Atlas.TI. Os resultados do
estudo foram parcialmente convergentes com os encontrados em estudos anteriores,
provavelmente por conta do contexto de pandemia. Entende-se que os estudantes estão
motivados pela regulação externa e identificada, seguido da motivação intrínseca: desejam
obter uma vida de sucesso no futuro e estão motivados a aprender e ampliar seus
conhecimentos. Em relação à autonomia, os resultados indicam que os estudantes não têm
consciência de seu potencial autônomo, mas têm consciência da necessidade de se tornarem
autores de seu próprio aprendizado. Os achados ainda revelaram que os discentes conseguiram
adotar estratégias de autorregulação para aprender no contexto de pandemia. Por fim, os
resultados, num aspecto geral, demonstram que os estudantes conseguiram avançar no que diz
respeito à construção de sua autonomia, impulsionados pelos desafios impostos pela pandemia,
mas continuam sendo muito dependentes do auxílio, da orientação e do suporte de seus
professores. Assim, percebe-se que o ensino remoto foi o ponto de partida para que o discente
tivesse mais dedicação. No que diz respeito às contribuições, presume-se que este estudo
ajudará educadores e educadoras a se prepararem melhor para futuras situações de emergência
e possibilita uma reflexão sobre a questão da autonomia discente no contexto de ensino da
Contabilidade. Já em relação às implicações, são apresentadas possibilidades para a melhora da
autonomia após a pandemia. Para a literatura nacional, este estudo estimula a elaboração de
pesquisas que desenvolvam uma teoria que aborde a autonomia dos estudantes.
In the educational context, there is a search for developing in students a sense of autonomy
a necessary element for the advancement of learning. Nonetheless, few studies in Brazil explore
the autonomy in learning environments. This study intends to study the degree motivation and
autonomy of students based on the Self-Determination Theory developed by Deci and Ryan
(1985) and from the student’s perspective of autonomy, put forward by Bei, Mavroidis and
Giossos (2009), as well as other authors. The general purpose of this study is to analyze
Accounting students in their process of developing autonomy in terms of transitiong from in-
person learning to remote learning in the light of the Self-Determination Theory. This is a
descriptive and qualiquantitative study made operational through an on-line survey sent to
students enrolled in the undergraduate course in Accounting at three Higher Education
Institutions in the state of Rio Grande do Sul. The study sample obtained comprises 182 students
enrolled in second semester classes of 2021. The results of this research were analyzed based
on the descriptive statistical analysis displayed by the SPSS 25 software, in which the data was
processed based on the work of Field (2009), Fávero and Belfiore (2017). At last, a content
analysis of the qualitative answers was conducted, following four stages proposed by Bardin
(2016) with support of the Atlas.TI software. The results were partially convergent with results
from previous studies, probably due to the pandemic. Results showed that students are
motivated by external and identified regulation, followed by intrinsic motivation: they wish to
obtain a life of success in the future and are motivated to learn and expand their knowledge.
The results related to their autonomy showed that students are not aware of their autonomous
potential, but realize that they need to be responsible about their own learning. The findings
revealed that students adopted self-regulation strategies to learn during the pandemic. The
overall results show that students made progress in constructing their autonomy, stimulated by
challenges imposed by the pandemic, but still depended on their professors’ assistance,
orientation and support. It is observed that the remote learning was the starting point for them
to become more dedicated. In terms of contributions, it is presumed that this study will help
educators to better prepare themselves for future emergency situations and enables an insight
about students’ autonomy in Accounting. Regarding the implications, possibilities are
presented for improving the autonomy after the pandemic. For literature, in Brazil, this study
stimulates the elaboration of researches that aim to develop a theory that studies the autonomy
of students.