Resiliência e Inovação Organizacional nas Instituições Públicas de Ensino Superior

Barbosa, Daiane dos Santos

Abstract:

 
Dificuldades enfrentadas pelas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas nos últimos anos, tais como, redução de recursos orçamentários disponíveis para investimentos e manutenção nas instituições federais, adaptação de modelos de gestão para acompanhar a modernização da gestão pública, somadas às incertezas oriundas da pandemia da Covid-19, tornou o contexto de gestão das IES públicas ainda mais desafiador. É nesse ambiente que a capacidade de resiliência das IES públicas se destaca como recurso importante para superarem as dificuldades e inovarem suas atividades. O objetivo desta pesquisa é analisar a influência da resiliência na inovação organizacional das instituições públicas de ensino superior. Este estudo é oportuno por revelar um panorama abrangente da capacidade de resiliência das IES públicas, que contribui para o surgimento da inovação. O estudo é descritivo e quantitativo, operacionalizado por meio de survey realizada com gestores de 165 IES públicas. A análise de dados ocorreu por meio da Modelagem de Equações Estruturais por Partial Least Squares – PLS-SEM, que permitiu analisar a relação entre as variáveis latentes de Capacidade de Resiliência Organizacional e Inovação Organizacional. Os achados confirmam a hipótese de pesquisa de que a capacidade de resiliência, por meio da resiliência cognitiva, comportamental e contextual, influencia positivamente a inovação organizacional nas instituições públicas de ensino superior. Assim, comprova-se empiricamente o que estudos pregressos apontaram, a possibilidade de que a resiliência impactaria no desenvolvimento de inovações nas organizações. Os achados também demonstram que a maior parte das IES públicas possuem Capacidade de Resiliência Organizacional e buscam aprimorar suas atividades por meio da inovação. Essa pesquisa lança luz sobre a importância de as IES públicas melhorarem continuamente sua capacidade de resiliência, pois, muitas vezes, necessitam superar obstáculos para garantir consecução de seus objetivos e atender sua função social. Os resultados têm implicações para a gestão da IES públicas, bem como para comunidade das instituições em geral, visto que podem ser utilizados para propor melhorias no âmbito interno, que refletirão no desempenho das atividades, tanto administrativas quanto acadêmicas. Também pode ser útil para incentivar o desenvolvimento do comportamento resiliente e a cultura da inovação nas instituições públicas de ensino superior.
 
Difficulties faced by public Higher Education Institutions (HEIs) in recent years, such as the reduction of budgetary resources available for investments and maintenance in federal institutions, adaptation of management models to accompany the modernization of public management, added to the uncertainties arising from the pandemic of Covid-19, made the management context of public HEIs even more challenging. It is in this environment that the resilience of public HEIs stands out as an important resource for overcoming difficulties and innovating their activities. The aim of this research is to analyze the influence of resilience on organizational innovation in public higher education institutions. This study is opportune because it reveals a comprehensive panorama of the resilience capacity of public HEIs, which contributes to the emergence of innovation. The study is descriptive and quantitative, operationalized through a survey carried out with managers of 165 public HEIs. Data analysis was performed using Partial Least Squares Structural Equation Modeling – PLS-SEM, which allowed analyzing the relationship between the latent variables of Organizational Resilience Capacity and Organizational Innovation. The findings confirm the research hypothesis that resilience, through cognitive, behavioral and contextual resilience, positively influences organizational innovation in public institutions of higher education. Thus, it empirically proves what previous studies have pointed out, the possibility that resilience would impact the development of innovations in organizations. The findings also demonstrate that most public HEIs have Organizational Resilience Capacity and seek to improve their activities through innovation. This research sheds light on the importance of public HEIs continually improving their resilience, as they often need to overcome obstacles to ensure achievement of their goals and fulfill their social role. The results have implications for the management of public HEIs, as well as for the community of institutions in general, since they can be used to propose improvements in the internal scope, which will reflect on the performance of activities, both administrative and academic. It can also be useful to encourage the development of resilient behavior and a culture of innovation in public higher education institutions.
 

Description:

Dissertação (Mestrado)

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICEAC - Mestrado em Contabilidade (Dissertações)