Abstract:
Dificuldades enfrentadas pelas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas nos últimos anos,
tais como, redução de recursos orçamentários disponíveis para investimentos e manutenção nas
instituições federais, adaptação de modelos de gestão para acompanhar a modernização da
gestão pública, somadas às incertezas oriundas da pandemia da Covid-19, tornou o contexto de
gestão das IES públicas ainda mais desafiador. É nesse ambiente que a capacidade de resiliência
das IES públicas se destaca como recurso importante para superarem as dificuldades e inovarem
suas atividades. O objetivo desta pesquisa é analisar a influência da resiliência na inovação
organizacional das instituições públicas de ensino superior. Este estudo é oportuno por revelar
um panorama abrangente da capacidade de resiliência das IES públicas, que contribui para o
surgimento da inovação. O estudo é descritivo e quantitativo, operacionalizado por meio de
survey realizada com gestores de 165 IES públicas. A análise de dados ocorreu por meio da
Modelagem de Equações Estruturais por Partial Least Squares – PLS-SEM, que permitiu
analisar a relação entre as variáveis latentes de Capacidade de Resiliência Organizacional e
Inovação Organizacional. Os achados confirmam a hipótese de pesquisa de que a capacidade
de resiliência, por meio da resiliência cognitiva, comportamental e contextual, influencia
positivamente a inovação organizacional nas instituições públicas de ensino superior. Assim,
comprova-se empiricamente o que estudos pregressos apontaram, a possibilidade de que a
resiliência impactaria no desenvolvimento de inovações nas organizações. Os achados também
demonstram que a maior parte das IES públicas possuem Capacidade de Resiliência
Organizacional e buscam aprimorar suas atividades por meio da inovação. Essa pesquisa lança
luz sobre a importância de as IES públicas melhorarem continuamente sua capacidade de
resiliência, pois, muitas vezes, necessitam superar obstáculos para garantir consecução de seus
objetivos e atender sua função social. Os resultados têm implicações para a gestão da IES
públicas, bem como para comunidade das instituições em geral, visto que podem ser utilizados
para propor melhorias no âmbito interno, que refletirão no desempenho das atividades, tanto
administrativas quanto acadêmicas. Também pode ser útil para incentivar o desenvolvimento
do comportamento resiliente e a cultura da inovação nas instituições públicas de ensino
superior.
Difficulties faced by public Higher Education Institutions (HEIs) in recent years, such as the
reduction of budgetary resources available for investments and maintenance in federal
institutions, adaptation of management models to accompany the modernization of public
management, added to the uncertainties arising from the pandemic of Covid-19, made the
management context of public HEIs even more challenging. It is in this environment that the
resilience of public HEIs stands out as an important resource for overcoming difficulties and
innovating their activities. The aim of this research is to analyze the influence of resilience on
organizational innovation in public higher education institutions. This study is opportune
because it reveals a comprehensive panorama of the resilience capacity of public HEIs, which
contributes to the emergence of innovation. The study is descriptive and quantitative,
operationalized through a survey carried out with managers of 165 public HEIs. Data analysis
was performed using Partial Least Squares Structural Equation Modeling – PLS-SEM, which
allowed analyzing the relationship between the latent variables of Organizational Resilience
Capacity and Organizational Innovation. The findings confirm the research hypothesis that
resilience, through cognitive, behavioral and contextual resilience, positively influences
organizational innovation in public institutions of higher education. Thus, it empirically proves
what previous studies have pointed out, the possibility that resilience would impact the
development of innovations in organizations. The findings also demonstrate that most public
HEIs have Organizational Resilience Capacity and seek to improve their activities through
innovation. This research sheds light on the importance of public HEIs continually improving
their resilience, as they often need to overcome obstacles to ensure achievement of their goals
and fulfill their social role. The results have implications for the management of public HEIs,
as well as for the community of institutions in general, since they can be used to propose
improvements in the internal scope, which will reflect on the performance of activities, both
administrative and academic. It can also be useful to encourage the development of resilient
behavior and a culture of innovation in public higher education institutions.