Abstract:
A tecnologia da informação (TI) tem contribuído para evolução dos métodos educacionais,
que trabalham com a inserção dos recursos tecnológicos no processo de ensino e
aprendizagem, utilizando-se de equipamentos de informática tais como: tabletes, notebook,
celulares e computadores. A partir desse desenvolvimento tecnológico, a aceitação e o uso de
Tecnologia da Informação (TI) pelo indivíduo têm sido estudada por diferentes autores, nesse
estudo foi utilizada a Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia (UTAUT) que
busca medir a aceitação e uso da tecnologia perante aos recursos tecnológicos
disponibilizados aos sujeitos, visando descobrir quais fatores que antecedem a intenção de uso
de determinada tecnologia que proporcionam uma vantagem na construção de estratégias para
aceitação da tecnologia no dia a dia de cada usuário. Entretanto, a aceitação da tecnologia por
parte dos estudantes e docentes nas metodologias de ensino não é garantia de um melhor
desenvolvimento intelectual do estudante. Por isso, é necessário encontrar outros meios que
somados a UTAUT possam mensurar aceitação e seus reflexos na aquisição do saber. Assim,
a teoria sócio-histórico-cultural Vygotskyana encaixa-se nesse perfil, devido as suas
características que retratam o desenvolvimento do indivíduo perante as interações entre o
homem e a sociedade, por intermédio de mediadores, os quais possibilitam a ligação entre o
saber atual com o novo conhecimento. Este estudo, quanto ao enquadramento metodológico,
insere-se, como um quase-experimento, pois esta pesquisa procura avaliar os efeitos dos
construtos expectativa de desempenho, expectativa de esforço, influência social e condições
facilitadoras, do modelo da teoria UTAUT, nas percepções dos estudantes em ciências
contábeis sobre a aquisição do conhecimento, com a utilização de um aplicativo para
dispositivos móveis, em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) da região sul do
Brasil, foram escolhidas duas disciplinas para fazer parte desse quase-experimento. De forma
geral, as hipóteses suportadas indicaram inicialmente que a expectativa de desempenho,
expectativa de esforço e a influência social atuaram de forma positiva na intenção
comportamental e as condições facilitadoras no uso do aplicativo pelos estudantes. Entretanto,
ao decorrer do estudo apenas o construto influência social continuou impactando sobre a
intenção de uso, e as variáveis moderadoras que tiveram um comportamento linear na
pesquisa foram idade, que moderou a influência social e a experiência que regulou as
condições facilitadoras. Em relação aos resultados da análise qualitativa por intermédio da
análise de conteúdo sobre as avaliações diagnósticas de Vygotsky, notou-se que após as
audições dos podcasts houve um aumento da frequência de palavras na resolução da segunda
avaliação diagnóstica, consequentemente esse fato resultou em um aditamento de vocabulário
dos estudantes e denota que após a liberação dos áudios existiu um acréscimo de
conhecimento para a sapiência dos discentes.
Information technology (IT) has contributed to the evolution of educational methods, which
work with the insertion of technological resources in the teaching and learning process, using
computer equipment such as tablets, notebooks, cell phones and computers. From this
technological development, the acceptance and use of Information Technology (IT) by the
individual have been studied by different authors. In this study we used the Unified Theory of
Acceptance and Use of Technology (UTAUT) that seeks to measure acceptance and use. of
technology in relation to the technological resources available to the subjects, aiming to find
out which factors that precede the intention of using a certain technology that provide an
advantage in the construction of strategies for the acceptance of the technology in the daily
life of each user. However, the acceptance of technology by students and teachers in teaching
methodologies is not a guarantee of better student intellectual development. Therefore, it is
necessary to find other means that added to UTAUT can measure acceptance and its reflexes
in the acquisition of knowledge. Thus, the Vygotskyana socio-historical-cultural theory fits
this profile, due to its characteristics that portray the development of the individual before the
interactions between man and society, through mediators, which enable the connection
between current knowledge. with the new knowledge. As for the methodological framework,
this study is inserted as a quasi-experiment, as this research seeks to evaluate the effects of
the performance expectancy, effort expectation, social influence and enabling conditions
constructs of the UTAUT theory model on the perceptions of Students in accounting sciences
on the acquisition of knowledge using a mobile app at a Federal Higher Education Institution
(IFES) in southern Brazil, were chosen two subjects to be part of this quasi-experiment. In
general, the hypotheses supported initially indicated that the performance expectation, effort
expectation and social influence had a positive effect on the behavioral intention and the
facilitating conditions in the use of the application by the students. However, throughout the
study only the social influence construct continued to impact on the intention to use, and the
moderating variables that had a linear behavior in the research were age that moderated
social influence and the experience that regulated the facilitating conditions. Regarding the
results of the qualitative analysis by means of content analysis on Vygotsky's diagnostic
evaluations, it was noted that after podcast hearing there was an increase in the frequency of
words in the resolution of the second diagnostic evaluation, consequently this fact resulted in
an addition of students' vocabulary, this fact denotes that after the release of the audios there
was an increase of knowledge for the wisdom of the students.