Show simple item record

dc.contributor.advisor Quintana, Alexandre Costa
dc.contributor.author Martins, Alex Sandro Rodrigues
dc.date.accessioned 2024-10-24T19:43:31Z
dc.date.available 2024-10-24T19:43:31Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.citation MARTINS, Alex Sandro Rodrigues. Tecnologias digitais na educação superior contábil: a percepção dos estudantes com o uso de um aplicativo para dispositivos móveis, à luz da UTAUT e da Teoria Histórico-cultural de Vygotsky. 2019. 165 f. Dissertação (Mestrado em Contabilidade) - Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2019. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11673
dc.description Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.description.abstract A tecnologia da informação (TI) tem contribuído para evolução dos métodos educacionais, que trabalham com a inserção dos recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem, utilizando-se de equipamentos de informática tais como: tabletes, notebook, celulares e computadores. A partir desse desenvolvimento tecnológico, a aceitação e o uso de Tecnologia da Informação (TI) pelo indivíduo têm sido estudada por diferentes autores, nesse estudo foi utilizada a Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia (UTAUT) que busca medir a aceitação e uso da tecnologia perante aos recursos tecnológicos disponibilizados aos sujeitos, visando descobrir quais fatores que antecedem a intenção de uso de determinada tecnologia que proporcionam uma vantagem na construção de estratégias para aceitação da tecnologia no dia a dia de cada usuário. Entretanto, a aceitação da tecnologia por parte dos estudantes e docentes nas metodologias de ensino não é garantia de um melhor desenvolvimento intelectual do estudante. Por isso, é necessário encontrar outros meios que somados a UTAUT possam mensurar aceitação e seus reflexos na aquisição do saber. Assim, a teoria sócio-histórico-cultural Vygotskyana encaixa-se nesse perfil, devido as suas características que retratam o desenvolvimento do indivíduo perante as interações entre o homem e a sociedade, por intermédio de mediadores, os quais possibilitam a ligação entre o saber atual com o novo conhecimento. Este estudo, quanto ao enquadramento metodológico, insere-se, como um quase-experimento, pois esta pesquisa procura avaliar os efeitos dos construtos expectativa de desempenho, expectativa de esforço, influência social e condições facilitadoras, do modelo da teoria UTAUT, nas percepções dos estudantes em ciências contábeis sobre a aquisição do conhecimento, com a utilização de um aplicativo para dispositivos móveis, em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) da região sul do Brasil, foram escolhidas duas disciplinas para fazer parte desse quase-experimento. De forma geral, as hipóteses suportadas indicaram inicialmente que a expectativa de desempenho, expectativa de esforço e a influência social atuaram de forma positiva na intenção comportamental e as condições facilitadoras no uso do aplicativo pelos estudantes. Entretanto, ao decorrer do estudo apenas o construto influência social continuou impactando sobre a intenção de uso, e as variáveis moderadoras que tiveram um comportamento linear na pesquisa foram idade, que moderou a influência social e a experiência que regulou as condições facilitadoras. Em relação aos resultados da análise qualitativa por intermédio da análise de conteúdo sobre as avaliações diagnósticas de Vygotsky, notou-se que após as audições dos podcasts houve um aumento da frequência de palavras na resolução da segunda avaliação diagnóstica, consequentemente esse fato resultou em um aditamento de vocabulário dos estudantes e denota que após a liberação dos áudios existiu um acréscimo de conhecimento para a sapiência dos discentes. pt_BR
dc.description.abstract Information technology (IT) has contributed to the evolution of educational methods, which work with the insertion of technological resources in the teaching and learning process, using computer equipment such as tablets, notebooks, cell phones and computers. From this technological development, the acceptance and use of Information Technology (IT) by the individual have been studied by different authors. In this study we used the Unified Theory of Acceptance and Use of Technology (UTAUT) that seeks to measure acceptance and use. of technology in relation to the technological resources available to the subjects, aiming to find out which factors that precede the intention of using a certain technology that provide an advantage in the construction of strategies for the acceptance of the technology in the daily life of each user. However, the acceptance of technology by students and teachers in teaching methodologies is not a guarantee of better student intellectual development. Therefore, it is necessary to find other means that added to UTAUT can measure acceptance and its reflexes in the acquisition of knowledge. Thus, the Vygotskyana socio-historical-cultural theory fits this profile, due to its characteristics that portray the development of the individual before the interactions between man and society, through mediators, which enable the connection between current knowledge. with the new knowledge. As for the methodological framework, this study is inserted as a quasi-experiment, as this research seeks to evaluate the effects of the performance expectancy, effort expectation, social influence and enabling conditions constructs of the UTAUT theory model on the perceptions of Students in accounting sciences on the acquisition of knowledge using a mobile app at a Federal Higher Education Institution (IFES) in southern Brazil, were chosen two subjects to be part of this quasi-experiment. In general, the hypotheses supported initially indicated that the performance expectation, effort expectation and social influence had a positive effect on the behavioral intention and the facilitating conditions in the use of the application by the students. However, throughout the study only the social influence construct continued to impact on the intention to use, and the moderating variables that had a linear behavior in the research were age that moderated social influence and the experience that regulated the facilitating conditions. Regarding the results of the qualitative analysis by means of content analysis on Vygotsky's diagnostic evaluations, it was noted that after podcast hearing there was an increase in the frequency of words in the resolution of the second diagnostic evaluation, consequently this fact resulted in an addition of students' vocabulary, this fact denotes that after the release of the audios there was an increase of knowledge for the wisdom of the students. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Tecnologia da Educação pt_BR
dc.subject Dispositivos Moveis pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Aplicativos pt_BR
dc.subject Education Technology pt_BR
dc.subject Mobile Devices pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Applications pt_BR
dc.title Tecnologias digitais na educação superior contábil: a percepção dos estudantes com o uso de um aplicativo para dispositivos móveis, à luz da UTAUT e da teoria histórico-cultural de Vygotsky pt_BR
dc.title.alternative Digital technologies in accounting higher education: student perceptions using a mobile app in light of UTAUT and Vygotsky's Historical-Cultural Theory pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICEAC - Mestrado em Contabilidade (Dissertações)
  • Show simple item record