Abstract:
O presente estudo teve como objetivo geral analisar as percepções dos docentes sobre a
aplicabilidade do Problem Based Learning (PBL), nos cursos de Ciências Contábeis das
Instituições de Ensino Superior (IES) privadas da região do sul do Brasil, sob o foco
Construtivista. Em relação às características metodológicas, quanto aos objetivos, o estudo é
caracterizado como exploratório de abordagem quanti-qualitativa. A pesquisa foi realizada por
meio de uma survey com um questionário online através do Google Forms, que foi encaminhado
por e-mail aos docentes público-alvo desta pesquisa. A amostra resultou em 125 respondentes
de universidades privadas da região sul do Brasil. Após coletados, os dados da pesquisa foram
analisados em duas fases: uma quantitativa e outra qualitativa. A análise quantitativa dos dados
é proveniente de um questionário composto de duas etapas. A primeira para a verificação do
perfil do respondente, e a segunda etapa refere-se à percepção sobre as barreiras reais ou
imaginárias enfrentadas pelos docentes da área contábil em relação à aplicação do PBL. Os
procedimentos utilizados foram: Análise de frequência relativa e descritiva, Correlação de
Spearman e Análise Fatorial Exploratória. A fase qualitativa foi realizada em duas etapas com
três perguntas abertas. Quanto ao tratamento dos dados, foi realizada a análise descritiva. Os
resultados da pesquisa indicaram a aceitação do referencial proposto e foram gerados 06 (seis)
fatores capazes de representar as barreiras reais ou imaginárias enfrentadas pelos docentes da
área contábil em relação à aplicação do PBL, são eles: Falta de habilidade técnica; Resistência à
utilização de metodologias ativas; Resistência dos discentes; Insegurança na docência; Falta de
incentivo; e Falta de conhecimento. Os resultados do estudo provocam reflexões no ensino, pois
apurou-se que os docentes desenvolvem os passos do PBL de acordo com o seu entendimento ou
utilizando a versão compactada da metodologia e que o PBL proporciona aos discentes as
seguintes vantagens reais ou imaginárias: integração da teoria com a prática; aprendizado
significativo; envolvimento do discente; o estudante é protagonista do seu aprendizado; e as aulas
são mais dinâmicas. Os resultados contemplam e ampliam a literatura existente em relação à
aplicabilidade da metodologia, pois apurou-se neste estudo as seguintes contribuições: quanto
menor o tempo lecionando na área contábil, menos os docentes aplicam a metodologia PBL; o
PBL é aplicado pela maioria dos docentes apesar das inseguranças existentes na adoção da
metodologia; as IES privadas oferecem cursos de capacitação profissional aos professores; a falta
de habilidade técnica dos docentes é a maior barreira encontrada; a integração entre a teoria e
prática é uma das vantagens mais relevantes quanto a sua aplicabilidade; o PBL vem sendo
aplicado como metodologia complementar indiferentemente de seguir os 07 (sete) passos
recomendados pela literatura. Quanto aos desafios a serem superados para a aplicabilidade do
PBL, destacam-se: aliar as metodologias as tecnologias e inovar as rotinas de aprendizado com
a finalidade de “destravar” os estudantes para o aprendizado contábil.
The aim of this study was to analyze the perceptions of teachers regarding the applicability of
Problem-Based Learning (PBL) in Accounting programs at private Higher Education Institutions
(HEIs) in the southern region of Brazil, with a Constructivist focus. Methodologically, the study
is characterized as exploratory with a quantitative-qualitative approach. The research involved a
survey with an online questionnaire administered via Google Forms, sent to the target group of
teachers via email. The sample consisted of 125 respondents from private universities in the
southern region of Brazil. Data collected was analyzed in two phases: a quantitative phase,
involving a questionnaire with two parts to profile the respondents and assess their perceptions
of real or imagined barriers faced by accounting teachers in implementing PBL. Analytical
procedures included relative and descriptive frequency analysis, Spearman correlation, and
exploratory factor analysis. The qualitative phase comprised open-ended questions. Descriptive
analysis was used for data treatment. Results indicated the acceptance of the proposed framework
and identified six factors representing real or imagined barriers faced by accounting teachers in
applying PBL: lack of technical skills, resistance to active teaching methodologies, student
resistance, teaching insecurity, lack of incentives, and lack of knowledge. The study's findings
provide insights into teaching practices, demonstrating that teachers adapt the PBL steps
according to their understanding, sometimes using a condensed version of the methodology. PBL
offers both real and imagined benefits to students, including the integration of theory and
practice, meaningful learning, student engagement, student autonomy, and more dynamic
classes. The study contributes to the literature by highlighting the role of teaching experience in
PBL implementation, the prevalence of PBL despite existing insecurities, professional
development opportunities in private HEIs, and the significant advantage of theory-practice
integration. PBL is applied as a supplementary methodology, regardless of adherence to the seven
recommended steps from the literature. Challenges to overcome in PBL implementation include
integrating methodologies with technologies and innovating learning routines to unlock students'
potential for accounting learning.