Percepção docente na aplicabilidade do problem based learning nos cursos de Ciências Contábeis na região Sul do Brasil sob o foco Construtivista

Bueno, Danielle Bueno

Abstract:

 
O presente estudo teve como objetivo geral analisar as percepções dos docentes sobre a aplicabilidade do Problem Based Learning (PBL), nos cursos de Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior (IES) privadas da região do sul do Brasil, sob o foco Construtivista. Em relação às características metodológicas, quanto aos objetivos, o estudo é caracterizado como exploratório de abordagem quanti-qualitativa. A pesquisa foi realizada por meio de uma survey com um questionário online através do Google Forms, que foi encaminhado por e-mail aos docentes público-alvo desta pesquisa. A amostra resultou em 125 respondentes de universidades privadas da região sul do Brasil. Após coletados, os dados da pesquisa foram analisados em duas fases: uma quantitativa e outra qualitativa. A análise quantitativa dos dados é proveniente de um questionário composto de duas etapas. A primeira para a verificação do perfil do respondente, e a segunda etapa refere-se à percepção sobre as barreiras reais ou imaginárias enfrentadas pelos docentes da área contábil em relação à aplicação do PBL. Os procedimentos utilizados foram: Análise de frequência relativa e descritiva, Correlação de Spearman e Análise Fatorial Exploratória. A fase qualitativa foi realizada em duas etapas com três perguntas abertas. Quanto ao tratamento dos dados, foi realizada a análise descritiva. Os resultados da pesquisa indicaram a aceitação do referencial proposto e foram gerados 06 (seis) fatores capazes de representar as barreiras reais ou imaginárias enfrentadas pelos docentes da área contábil em relação à aplicação do PBL, são eles: Falta de habilidade técnica; Resistência à utilização de metodologias ativas; Resistência dos discentes; Insegurança na docência; Falta de incentivo; e Falta de conhecimento. Os resultados do estudo provocam reflexões no ensino, pois apurou-se que os docentes desenvolvem os passos do PBL de acordo com o seu entendimento ou utilizando a versão compactada da metodologia e que o PBL proporciona aos discentes as seguintes vantagens reais ou imaginárias: integração da teoria com a prática; aprendizado significativo; envolvimento do discente; o estudante é protagonista do seu aprendizado; e as aulas são mais dinâmicas. Os resultados contemplam e ampliam a literatura existente em relação à aplicabilidade da metodologia, pois apurou-se neste estudo as seguintes contribuições: quanto menor o tempo lecionando na área contábil, menos os docentes aplicam a metodologia PBL; o PBL é aplicado pela maioria dos docentes apesar das inseguranças existentes na adoção da metodologia; as IES privadas oferecem cursos de capacitação profissional aos professores; a falta de habilidade técnica dos docentes é a maior barreira encontrada; a integração entre a teoria e prática é uma das vantagens mais relevantes quanto a sua aplicabilidade; o PBL vem sendo aplicado como metodologia complementar indiferentemente de seguir os 07 (sete) passos recomendados pela literatura. Quanto aos desafios a serem superados para a aplicabilidade do PBL, destacam-se: aliar as metodologias as tecnologias e inovar as rotinas de aprendizado com a finalidade de “destravar” os estudantes para o aprendizado contábil.
 
The aim of this study was to analyze the perceptions of teachers regarding the applicability of Problem-Based Learning (PBL) in Accounting programs at private Higher Education Institutions (HEIs) in the southern region of Brazil, with a Constructivist focus. Methodologically, the study is characterized as exploratory with a quantitative-qualitative approach. The research involved a survey with an online questionnaire administered via Google Forms, sent to the target group of teachers via email. The sample consisted of 125 respondents from private universities in the southern region of Brazil. Data collected was analyzed in two phases: a quantitative phase, involving a questionnaire with two parts to profile the respondents and assess their perceptions of real or imagined barriers faced by accounting teachers in implementing PBL. Analytical procedures included relative and descriptive frequency analysis, Spearman correlation, and exploratory factor analysis. The qualitative phase comprised open-ended questions. Descriptive analysis was used for data treatment. Results indicated the acceptance of the proposed framework and identified six factors representing real or imagined barriers faced by accounting teachers in applying PBL: lack of technical skills, resistance to active teaching methodologies, student resistance, teaching insecurity, lack of incentives, and lack of knowledge. The study's findings provide insights into teaching practices, demonstrating that teachers adapt the PBL steps according to their understanding, sometimes using a condensed version of the methodology. PBL offers both real and imagined benefits to students, including the integration of theory and practice, meaningful learning, student engagement, student autonomy, and more dynamic classes. The study contributes to the literature by highlighting the role of teaching experience in PBL implementation, the prevalence of PBL despite existing insecurities, professional development opportunities in private HEIs, and the significant advantage of theory-practice integration. PBL is applied as a supplementary methodology, regardless of adherence to the seven recommended steps from the literature. Challenges to overcome in PBL implementation include integrating methodologies with technologies and innovating learning routines to unlock students' potential for accounting learning.
 

Description:

Dissertação (Mestrado)

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  • ICEAC - Mestrado em Contabilidade (Dissertações)