Participação orçamentária e desempenho gerencial: o papel do empowerment psicológico e criatividade em uma perspectiva serial

Moreira, Luana Porto

Abstract:

 
A participação no processo orçamentário tem sido reconhecida por seu potencial em envolver gestores e funcionários na definição do orçamento, alinhando objetivos e metas e fomentando uma compreensão mais aprofundada das atividades, o que pode, por sua vez, melhorar o desempenho gerencial. Apesar de amplamente estudada, a relação entre participação orçamentária e desempenho gerencial ainda carece de consenso nos resultados, motivando os pesquisadores a explorarem variáveis intervenientes para compreender se a participação efetivamente conduz a melhorias no desempenho. Este estudo aborda essa lacuna ao considerar as variáveis de empowerment psicológico e criatividade para aprimorar a compreensão dessa conexão. Adotando uma abordagem de mediação serial, o estudo visa analisar os efeitos da participação orçamentária no desempenho gerencial por meio da mediação serial do empowerment psicológico e da criatividade. Uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa foi conduzida, coletando dados por meio de questionários distribuídos pela plataforma LinkedIn®. A amostra foi composta por 267 profissionais com responsabilidade orçamentária, incluindo controllers, analistas e diretores de empresas listadas no Brasil, Bolsa, Balcão [B]3. Para testar as hipóteses, foi empregada a técnica de modelagem de equações estruturais por mínimos quadrados parciais (PLS-SEM), utilizando o software SmartPLS 4.0. Os resultados indicam um efeito direto positivo da participação orçamentária no desempenho gerencial. Embora a criatividade não tenha atuado como mediadora direta, tanto o empowerment psicológico quanto a criatividade operaram em série, mediando positivamente a relação entre a participação orçamentária e o desempenho gerencial. Uma análise adicional, utilizando o Importance-performance map analysis (IPMA), destaca que, em termos de construto, tanto a participação orçamentária quanto o empowerment psicológico apresentam maior importância e desempenho em relação ao desempenho gerencial. Assim, a participação no processo orçamentário emerge como uma estratégia eficaz para promover um ambiente de trabalho mais empoderado e criativo, o que, por sua vez, impacta indiretamente o desempenho gerencial. Este estudo contribui para a literatura sobre participação orçamentária e desempenho gerencial, fornecendo uma compreensão mais aprofundada da complexidade dessas relações. Primeiramente, ao adotar uma abordagem de mediação serial, revela-se a estreita ligação entre participação orçamentária, empowerment psicológico, criatividade e desempenho gerencial, ressaltando que os efeitos não são diretos, mas sim mediados por uma série de fatores. Quanto às implicações gerenciais, este estudo sugere que os gestores podem alavancar a participação orçamentária como uma ferramenta estratégica para promover o empowerment psicológico e a criatividade dos funcionários, visando melhorar o desempenho gerencial. Essas descobertas destacam a importância de uma abordagem mais holística e orientada para o desenvolvimento humano na gestão organizacional.
 
Participation in the budgetary process has been recognized for its potential to engage managers and employees in budget definition, aligning objectives and goals, and fostering a deeper understanding of activities, which in turn can enhance managerial performance. Despite being widely studied, the relationship between budgetary participation and managerial performance still lacks consensus in results, motivating researchers to explore mediating variables to understand whether participation effectively leads to performance improvements. This study addresses this gap by considering the variables of psychological empowerment and creativity to enhance the understanding of this connection. Adopting a serial mediation approach, the study aims to analyze the effects of budgetary participation on managerial performance through the serial mediation of psychological empowerment and creativity. Descriptive research with a quantitative approach was conducted, collecting data through questionnaires distributed via the LinkedIn® platform. The sample consisted of 267 professionals with budgetary responsibility, including controllers, analysts, and directors of companies listed on Brazil, Bolsa, Balcão [B]3. To test the hypotheses, the technique of partial least squares structural equation modeling (PLSSEM) was employed, using SmartPLS 4.0 software. The results indicate a direct positive effect of budgetary participation on managerial performance. Although creativity did not act as a direct mediator, both psychological empowerment and creativity operated in series, positively mediating the relationship between budgetary participation and managerial performance. Additional analysis using Importance-Performance Map Analysis (IPMA) highlights that, in terms of construct, both budgetary participation and psychological empowerment are of greater importance and performance in relation to managerial performance. Thus, participation in the budgetary process emerges as an effective strategy to promote a more empowered and creative work environment, which in turn indirectly impacts managerial performance. This study contributes to the literature on budgetary participation and managerial performance, providing a deeper understanding of the complexity of these relationships. Firstly, by adopting a serial mediation approach, the close connection between budgetary participation, psychological empowerment, creativity, and managerial performance is revealed, emphasizing that the effects are not direct, but mediated by a series of factors. Regarding managerial implications, this study suggests that managers can leverage budgetary participation as a strategic tool to promote employees' psychological empowerment and creativity, aiming to improve managerial performance. These findings highlight the importance of a more holistic and human development-oriented approach in organizational management.
 

Description:

Dissertação (Mestrado)

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICEAC - Mestrado em Contabilidade (Dissertações)