Narrativas da maturidade: apagamentos identitários no ensino superiror

Trindade, Zarí Morais da

Abstract:

 
Este trabalho tem por objetivo geral analisar os possíveis apagamentos de estudantes que ingressaram na universidade na maturidade, no que diz respeito às suas trajetórias acadêmicas, assim como nos ambientes universitários, visto que, geralmente, esses espaços são compartilhados por estudantes mais jovens. A pesquisa foi realizada a partir do levantamento de dados, por meio de uma pesquisa qualitativa, com 12 estudantes universitários, com idades a partir de 40 anos, de uma Universidade Federal no estado do Rio Grande do Sul, do curso de Letras, entre os anos de 2010 a 2014. Para estabelecer tal estudo, centramos nosso aporte teórico na Linguística Aplicada (LA) (Moita Lopes, 1996, 2001, 2009). Essa proposta tem por objetivos específicos: i) Identificar narrativas de estudantes acadêmicos, pré-selecionados com base no perfil da pesquisa, com o intuito de compreender os processos de motivação e de acolhimento desses participantes no ambiente universitário; ii) Investigar a adaptação desses alunos no ambiente acadêmico, no que tange suas interações sociais e ii) Compreender de que maneira ocorrem as interações sociais com os participantes da pesquisa no âmbito acadêmico. A pesquisa foi de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, visto que almejávamos revelar os dizeres dos participantes, para assim, identificar a ocorrência ou não de situações de apagamentos acadêmicos. A coleta dos dados ocorreu por meio de entrevistas narrativas, com roteiro aberto nas quais, a partir da autorização dos participantes, foi utilizado um gravador. A análise do corpus foi realizada a partir dos embasamentos teóricos abordados no decorrer do trabalho, visto que a interpretação da narrativa demanda a interdisciplinaridade dos saberes. Como resultado, percebemos, por meio das narrativas, que ocorrem exclusões no ambiente universitário, ocasionados pela faixa etária, assim como outras questões sociais, as quais culminam em apagamentos identitários no ensino superior.
 
This work has as general objective to analyze the possible erasing of students who entered the university in maturity, regarding their academic trajectories, as well as in university environments, since, generally, these spaces are shared by younger students. The research was carried out from the data collection, through a qualitative research, with 12 university students, aged 40 years and over, from a Federal University in the state of Rio Grande do Sul, from the Letters course, among the years from 2010 to 2014. To establish such a study, we centered our theoretical contribution on Applied Linguistics (AL) (Moita Lopes, 1996, 2001, 2009). This research has the following specific objectives: i) To identify narratives of academic students, pre-selected based on the researched profile, to understand the motivation and welcoming processes of these participants in the university environment; ii) To investigate the adaptation of these students in the academic environment, regarding their social interactions and ii) To understand how social interactions occur with the researched participants in the academic context. The research was of a qualitative nature, of the case study type, since we aimed to reveal the statements of the participants, to identify the occurrence or not of situations of academic erasing. Data collection took place through narrative interviews, with an open script in which, with the authorization of the participants, a recorder was used. The analysis of the corpus was carried out based on the theoretical foundations approached during the work, since the interpretation of the narrative demands the interdisciplinarity of knowledge. As a result, we realize, through the narratives, that exclusions occur in the university environment, caused by the age group, as well as other social issues, which culminate in identity erasures in higher education.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ILA- Mestrado em Letras – (Dissertações)