ILA - Programa de Pós-Graduação em Letras
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Recent Submissions
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Glossário digital de Biblioteconomia em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS): uma necessidade emergente para a inclusão social do surdo
(2023)A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é uma língua visuoespacial, utilizada oficialmente pelos surdos em sua comunicação no território brasileiro. No contexto de ensino de Biblioteconomia, mais especificamente de formação ... -
Conflitos identitários em Harmada e Lorde, de João Gilberto Noll: uma perspectiva do imaginário
(2023)Esta pesquisa objetiva analisar os conflitos identitários expressos nos romances Harmada (1991) e Lorde (2004), de João Gilberto Noll, sob a perspectiva das teorias do Imaginário, propostas pelos autores Gilbert Durand e ... -
Alfabetização e letramento a partir de uma perspectiva dialógica da linguagem: contexto de pandemia e ensino remoto
(2023)O interesse desta pesquisa volta-se para a necessidade de discutir e problematizar o trabalho com alfabetização e letramento, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir de uma visão dialógica da linguagem, dentro ... -
Um olhar sobre a representação da identidade negra nas músicas da Califórnia da Canção Nativa do século XX
(2023)A pesquisa em questão visa analisar os processos de representação identitária do sujeito negro na sociedade gaúcha, focalizando especialmente as imagens veiculadas pelo festival Califórnia da Canção Nativa ao longo do ... -
Epistemologias da encantaria: um estudo contracolonial dos direitos linguísticos Ye’kwana na UFRR
(2024)Esta dissertação é um estudo contracolonial sobre os direitos linguísticos que tem como base teórico-metodológica o que eu chamo de “epistemologias da encantaria”. A partir da experiência de minha corp(oral)idade como ... -
Racismo, segregação e morte: análise dialógica do discurso das organizações Ku Klux Klan e White Lives Matter em mídias digitais
(2023)Como fenômeno planetário, averígua-se a ascensão da extrema direita neonazista e, com efeito, a fragilização de humanidades, democracias e suas instituições políticas. Para tanto, as mídias digitais propiciam situações de ... -
Rompendo com a mordaça: o lesboerotismo como face do feminismo na poesia de Judith Teixeira
(2023)Ao subverter a norma, ao romper com a mordaça da censura, a autora de vanguarda do Modernismo português, Judith Ramos Teixeira (1888-1959), constituiu-se na memória da história da literatura como sinônimo de resistência ... -
O ressoar das vozes que se movem na favela, por entre Becos da Memória
(2023)Nesta pesquisa, meu objetivo é o de analisar o romance Becos da memória (2017a), cuja autoria é da escritora mineira Conceição Evaristo, nascida no ano de 1946. O processo criativo da autora, neste romance, é marcado pela ... -
A mesclagem conceptual e a constituição da persona Rita Von Hunty
(2023)O objetivo deste trabalho é estudar como se dá a constituição da persona Rita Von Hunty, segundo a Semântica (Socio)Cognitiva. Neste estudo, mostra-se como a performance de gênero revela, através da sua arte, como homens ... -
As vozes dos corpos: o homoerotismo na poesia de Al Berto
(2023)Esse trabalho explora a representação e a expressão do homoerotismo na poesia do renomado escritor português Al Berto, pseudônimo de Alberto Raposo Pidwell Tavares (1948-1997), especificamente em cincos poemas da coletânea ... -
“O útero é para sempre”: formação identitária nas protagonistas de Uma Duas, de Eliane Brum
(2024)A presente pesquisa tomou como base os questionamentos sobre a forma com que determinados conceitos se consolidam no imaginário social. Nesse sentido, buscouse identificar como ocorrem os processos de formação identitária ... -
Bivocalidade em mídias digitais: o surgimento de vozes neoliberais em um vídeo propaganda do Banco do Brasil
(2024)O neoliberalismo nasceu, se desenvolveu e foi aplicado nas agendas políticas da burguesia no século XIX, tendo seu grande momento de destaque nas gestões da primeira-ministra Margareth Thatcher na Inglaterra e do presidente ... -
O "eu" que escreve e o "eu" que (se) lê: a literatura juvenil LGBTQIAPN+ de Antônio Schimeneck e Anna Ramos
(2024)As inquietações sobre sexualidade e identidades de gênero são frequentes no cotidiano escolar, ainda que nem sempre sejam debatidas ou estejam no âmbito de leitura de estudantes da educação básica. A presente dissertação ... -
Políticas linguísticas críticas no sul global: o lugar do multilinguismo dos PALOPs em documentos oficiais de agências cooperativas transnacionais
(2024)A presente pesquisa tem como objetivo geral investigar o lugar do multilinguismo em documentos oficiais, nomeadamente os Estatutos, de quatro instituições de cooperação transnacionais, a saber: a CPLP (Comunidade dos Países ... -
O uso de neologismos na mídia publicitária: sob perspectiva dialógica de Mikhail Bakhti
(2024)Esta dissertação da área de estudos da linguagem examina ocorrências de neologismos em textos publicitários da perspectiva dialógica de Mikhail Bakhtin e círculo. Considerando elementos lexicais, semânticos e discursivos, ... -
Da arquitetura à realidade: crenças na implementação de salas de aula virtuais de aprendizagem no ensino de inglês à luz da perspectiva OnLIFE
(2024)No atual panorama educacional, caracterizado pela crescente fusão entre os domínios físico e digital, surge a necessidade premente de revisitar os modelos educacionais à luz de uma realidade profundamente interconectada. ... -
Oralidade em Espanhol como língua estrangeira: o ensino de pronúncia em livros didáticos destinados a aprendizes brasileiros
(2024)Diante da atual conjuntura da legislação educacional, ou seja, da promulgação da Lei nº 13.415 (Brasil, 2017), a língua espanhola não forma parte do currículo obrigatório em território brasileiro. Como resultado disso, não ... -
Ana dos Santos e Bell Puã: literatura negro brasileira feminina, a poesia que nasce na voz
(2024)O presente trabalho se propõe a analisar a poesia de autoria feminina negra brasileira, através da poética contemporânea de Ana dos Santos e Bell Puã, em seus livros Pequenos grandes lábios negros e Lutar é crime, ... -
É possível um professor ser programador de aplicativos?: uma análise da agência do professor no processo de construção de um aplicativo de realidade aumentada para o ensino e aprendizagem de línguas adicionais
(2023)Ser professor é ser orientador, mediador, autor, interlocutor, facilitador, pesquisador, e por que não citar programador de aplicativos didáticos? Com vistas a este professor que é também desenvolvedor de ferramentas ... -
A construção de espaços de letramento racial crítico na sala de aula: possibilidades para a educação das relações étnico-raciais
(2023)A escola, por apresentar uma dinâmica social, cultural e política variada em suas relações, é o ambiente apropriado para a discussão sobre processos identitários e ações que envolvam a educação para as relações étnico-raciais. ...