Abstract:
Em quatro movimentos, busca-se refletir sobre como a posição de autoria e as
dinâmicas de produção da escrita e da leitura desenvolvidas com as novas mídias,
no decênio de 2010, interagem reciprocamente na produção dos sentidos da
literatura contemporânea, em especial dos romances escritos por mulheres,
compreendendo-se a escrita como forma de ação em um mundo compartilhado. No
primeiro capítulo, resgata-se a história da literatura brasileira na perspectiva da
participação das mulheres leitoras e das mulheres autoras de romances - e de seu
ocultamento pelos manuais tradicionais. O capítulo retoma a formação do campo
literário nacional até o início da década de 2010. O esforço empregado destina-se a
caracterizar o campo literário brasileiro contemporâneo, destacando diferenças que
se manifestaram em relação aos períodos anteriores. A partir desse contexto, o
segundo capítulo debruça-se sobre essa década específica sob a perspectiva dos
movimentos feministas, que pautaram debates públicos a partir de 2015.
Demonstra-se como a chegada das redes sociais e a onipresença das mídias
digitais modificaram as formas de interação social, viabilizando a transposição de
insatisfações outrora experienciadas individualmente para a esfera pública. Nesse
sentido, o capítulo destaca como a nova onda do feminismo aliou discussões
teóricas aos movimentos políticos da vida em redes digitais e interferiu, de modo
notável, nas conformações do campo literário brasileiro. O capítulo se encerra com
questionamentos acerca do próprio fazer literário e de que maneira pode ter sido
afetado. No terceiro capítulo, com o propósito de encontrar instrumentos conceituais
para analisar os modos com que as obras escolhidas dialogam com seu contexto
histórico de produção, articularam-se pensadores como Arendt, Bakhtin, Hutcheon e
Federici, entre outros. O último e quarto capítulo dedica-se à análise de dois
romances publicados na década de 2010, narrativas voltadas ao passado e às
condições de possibilidade de ação de mulheres em outros tempos. De Martha
Batalha, A vida invisível de Eurídice Gusmão (2016), e de Maria Valéria Rezende,
Carta à rainha louca (2014). Destacam-se, na costura do pensamento, as formas de
ação das personagens e sua relação com a escrita no contexto de períodos
históricos em que mesmo o ato da fala, enquanto discurso, é a elas interditado.
Volta-se, assim, aos primeiros capítulos de modo a fechar o círculo: um olhar
contemporâneo sobre a história das mulheres no Brasil.
In its four movements, this thesis hopes to reflect on the ways that author’s
positioning interacts with the dynamics of writing and reading novels since the advent
of new media in the 2010’s, affecting the production of meanings in contemporary
literature. Understanding writing as a form of action in a common world, it pays
special attention to novels written by women. The first chapter aims to rescue the
history of Brazilian literature through the perspective of women’s participation both as
writers and as readers - and their concealment in early histories of Brazilian literature
- resuming Brazilian literary field’s formation until the beginning of the 2010’s. It
intends to understand the country’s contemporary literary field, highlighting
differences that have emerged relating to earlier periods. The second chapter moves
on from that context concentrating on 2010's feminist movements, which guided
public debate from 2015 onwards. The advent of social networks and the ubiquity of
digital media deeply changed social interactions, allowing the transposition of
erstwhile private dissatisfactions into the public sphere. In that sense, the feminist
new wave cemented theoretical discussion with digitally launched political
movements and notably intervened in the new colors of Brazilian literary field.
Second chapter concludes by questioning in which ways literary writing itself might
have been affected by those social modifications. Third chapter enters into the
thought of Arendt, Bakhtin, Hutcheon and Federici, among others, in order to analyse
the means by which contemporary novels dialogue with their historical context of
production. It is in the fourth and last chapter that two novels published in the 2010’s
are thoroughly analysed. Both are historical novels in which one of the main themes
is precisely its women protagonists’ agency possibility. By Martha Batalha, The
invisible life of Euridice Gusmao (2016), and by Maria Valéria Rezende, Letter to the
Mad Queen (2014). The objective is to highlight, in the novels, the character’s
agency, among which writing emerges as the only available action left. In that sense,
the circle is closed with a return to this thesis first chapters: a contemporary look on
the History of women in Brazil.