Abstract:
Esta pesquisa sustenta-se em duas vertentes narrativas, o jornalismo e a literatura. Estas,
originam o gênero narrativo fait divers (ANGRIMANI, 1995; BARTHES 1964, 1973,
1976 e 1992; DION, 2007; FOUCAULT, 1982 e 2001; GUIMARÃES, 2007 e 2014), uma
categoria de textos que explora o sensacional daquilo que é comumente ordinário. O
corpus deste estudo constitui-se pelas edições do jornal impresso Correio do Sul, no
período de 1914 a 1924, um periódico que circulou por quase cem anos na cidade de
Bagé, no Rio Grande do Sul. Com a definição do objeto de estudo, a pesquisa norteou-se
pelo questionamento de como são representadas as estruturas narrativas do gênero fait
divers a partir da imbricação jornalismo-literatura no referido jornal, especificamente no
segundo decênio do século XX. Para responder a tal indagação, empenhou-se em refletir
sobre essas construções narrativas, suas hibridizações, bem como suas representações
sociais (CERTEAU, 2005; DEBORD, 2005). Sequencialmente, partiu-se para a análise
do objeto de estudo, descrevendo-se o produto, suas variantes, agentes envolvidos na
produção, bem como os contextos de significação (MATHIEU, 2011). Essa ação de situar
o objeto em dado espaço-tempo viabilizou a sequencialização das demais etapas
metodológicas da pesquisa. Portanto, ancorando-se na técnica da análise de conteúdo
(BARDIN, 2006), empreendeu-se o recorte das unidades de contexto, especificamente
relacionadas à pertinência dos textos coletados, amplitude, nível de inusitado e de
frequência de aparições. Tais variantes facilitaram o estabelecimento de categorias amplas
para verificação da presença dos elementos literários e jornalísticos na constituição do
gênero. Como a coleta documental resultou em um material expressivo, demonstrou-se
necessária a subdivisão dos faits divers selecionados em três grupos temáticos: homicídio,
suicídio e ocultismo. Os referidos grupos foram pormenorizados a fim de que a análise
trouxesse uma visão da função do gênero para o retrato da sociedade bageense à época,
bem como clarificasse a estrutura do gênero enquanto suposta fusão dos elementos
narrativos do jornalismo e da literatura. Os resultados indicam uma histórica articulação
entre ambas as áreas no que se refere às construções textuais, ultrapassando a perspectiva
linguístico-discursiva (BAKHTIN, 1981; CHARAUDEAU, 2019; VOLÓCHINOV,
2019). Quanto aos faits divers, de maneira particular, as estratégias jornalísticas inerentes
ao gênero auxiliam no retrato fático dos elementos vividos em Bagé no início do século
XX. Da mesma forma, os elementos literários viabilizam que essa história seja
detalhadamente narrada, utilizando-se não só do interesse público, mas principalmente da
linguagem poética em prol da viabilização de um propósito social claramente posicionado
pelos editores do jornal. Ademais, sustenta-se a ideia de que os faits divers integram uma
espécie de jornalismo visceral, que promove os sentimentos mais controversos em um
leitor que se descobre excitado em consumir textos que expõem tudo que ficaria
usualmente nas “entrelinhas” das notícias ou nos compartimentos mais ocultos do
interesse humano.
This research is based on two narrative strands, journalism and literature. These originate
the narrative genre fait divers (ANGRIMANI, 1995; BARTHES 1964, 1973, 1976 and
1992; DION, 2007; FOUCAULT, 1982 and 2001; GUIMARÃES, 2007 and 2014), a
category of texts that explores the sensational of what is commonly ordinary. The corpus
of this study consists of editions of the printed newspaper Correio do Sul, from 1914 to
1924, a periodical that circulated for almost one hundred years in the city of Bagé, in the
state of Rio Grande do Sul, Brazil. With the definition of the object of study, the research
was guided by the question of how the narrative structures of the fait divers genre are
represented from the overlapping journalism-literature in the referred newspaper,
specifically in the second decade of the 20th century. To answer this question, he
endeavored to reflect on these narrative constructions, their hybridizations, as well as their
social representations (CERTEAU, 2005; DEBORD, 2005). Sequentially, the object of
study was analyzed, describing the product, its variants, agents involved in production,
as well as the contexts of meaning (MATHIEU, 2011). This action of placing the object
in a given space-time enabled the sequencing of the other methodological stages of the
research (LAKATOS; MARCONI, 2003 and 2020). Therefore, based on the technique of
content analysis (BARDIN, 2006), the context units were selected, specifically related to
the pertinence of the collected texts, amplitude, level of unusualness and frequency of
appearances. Such variants facilitated the establishment of broad categories to verify the
presence of literary and journalistic elements in the constitution of the genre. As the
documentary collection resulted in an expressive material, it was necessary to subdivide
the selected faits divers into three thematic groups: homicide, suicide and occultism.
These groups were detailed so that the analysis would bring a vision of the function of
gender to the portrait of Bagé’s society at the time, as well as clarify the structure of the
genre as a supposed fusion of the narrative elements of journalism and literature. The
results indicate a historical articulation between both areas regarding textual
constructions, going beyond the linguistic-discursive perspective (BAKHTIN, 1981;
CHARAUDEAU, 2019; VOLÓCHINOV, 2019). As for the faits divers, in particular, the
journalistic strategies inherent to the genre help in the factual portrayal of the elements
experienced in Bagé at the beginning of the 20th century. In the same way, the literary
elements make it possible for this story to be narrated in detail, using not only the public
interest, but mainly the poetic language in favor of the viability of a social purpose clearly
positioned by the newspaper's editors. Furthermore, the idea is supported that the faits
divers are part of a kind of visceral journalism, which promotes the most controversial
feelings in a reader who finds himself excited to consume texts that expose everything
that would usually be “between the lines” of the news or in the most hidden spaces of
human interest.