Abstract:
Esta tese procura reconstituir a história da recepção e do efeito da obra de Florbela Espanca, focalizando especialmente sua recepção produtiva. Essa vertente dos estudos de recepção refere-se à experiência de leitura que resulta numa nova produção artística. Propomo-nos, pois, a abordar a leitura dos textos de Florbela Espanca por parte de outros escritores, analisando o diálogo que a obra de tais escritores mantém com a produção literária da poetisa. Dirigimos nossa atenção especialmente a três obras da atualidade: Natália (2009), romance de Helder Macedo; Florbela (1991), texto teatral de Hélia Correia; e os livros de poesia de Adília Lopes: Clube da poetisa morta (1997) e Florbela Espanca espanca (1999), cujo diálogo com a poetisa alentejana revela o potencial artístico da escrita florbeliana e sua importância na literatura contemporânea. A comunicação estabelecida entre os textos em questão e a obra de Florbela Espanca é aqui examinada sob a perspectiva da Estética da Recepção, com base nas teorias de Hans Robert Jauss (1994), Wolfgang Iser (1979, 1996, 1999) e Hannelore Link (1980).
This thesis intends to reassemble the history of the reception and effect of Florbela Espanca's work, its productive reception mostly. This aspect of the reception studies refers to the reading experience that results in a new artistic production. We propose to approach the reading of the texts of Florbela Espanca by other writers, analyzing the dialogue that the work of such writers maintains with the literary production of the poetess. We concentrated our attention especially to three works of the present time: Natália (2009), novel by Helder Macedo; Florbela (1991), the theatrical text of Hélia Correia; and the poetry books of Adília Lopes: The Dead Poet's Club (1997) and Florbela Espanca Spanca (1999), whose dialogue with the Alentejo poetess reveals the artistic potential of the Florbelian writer and its importance in contemporary literature. The communication established between texts in evidence and the work of Florbela Espanca is examined here from the perspective of the Aesthetics of Reception, according to the theories of Hans Robert Jauss (1994), Wolfgang Iser (1996, 1999) and Hannelore Link (1980).