Abstract:
Proponho um percurso da existência lésbica (RICH, 2019) na literatura brasileira a fim de
demonstrar de que forma o amor entre mulheres é retratado no âmbito da crítica literária
feminista e no da história da literatura. Para tanto, analiso e busco demonstrar os sentidos da
feminilidade, da heterossexualidade e as expressões de lesbianidade no romance Eu sou uma
lésbica (1980), de Cassandra Rios (1932-2002), na peça de teatro As sereias da Rive Gauche
(2002), de Vange Leonel (1963-2014), e na coletânea de contos Amora (2015), de Natalia
Borges Polesso (1981-). As três obras perpassam momentos distintos da história, quando ocorre
o avanço dos movimentos feministas e lésbico feministas, percebido inicialmente, entre outras
publicações, com as de Monique Wittig (1935-2003), na França e com as de Adrienne Rich
(1929-2012) e de Audre Lorde (1934-1992), nos Estados Unidos. No Brasil, saliento as
contribuições teóricas de Tania Navarro-Swain, bem como a representatividade de Miriam
Martinho no Grupo de Ação Lésbica-Feminista (GALF, 1979-1990). Explorar o afeto e a
sexualidade entre mulheres nas produções literárias que compõem o corpus auxilia a
compreender a existência lésbica enquanto transgressora dos padrões heterossexistas e
patriarcais e contestadora dos papéis sexuais impostos socialmente. Meu intento é questionar o
apagamento sistemático das narrativas lésbicas das histórias canônicas da literatura brasileira,
enquanto contribuo com uma outra história que está sendo construída.
I propose a route of lesbian existence (RICH, 2019) in Brazilian literature in order to
demonstrate how love between women is portrayed in the feminist literary criticism and literary
history. Therefore, I analyze and seek to demonstrate the senses of femininity, heterosexuality
and lesbian expressions in the novel Eu sou uma lésbica (1980), by Cassandra Rios (1932-
2002), in the play As sereias da Rive Gauche (2002), by Vange Leonel (1963-2014), and in the
short story collection Amora (2015), by Natalia Borges Polesso (1981-). The three works
permeate historical moments distinct, when the advance of the feminist and lesbian feminist
movements occurs, initially noticed, among other publications, in those of Monique Wittig
(1935-2003), in France and those of Adrienne Rich (1929-2012) and Audre Lorde (1934-1992),
in the United States. In Brazil, I highlight Tania Navarro-Swain’s theoretical contributions, as
well as the representation of Miriam Martinho in the Grupo de Ação Lésbica-Feminista (GALF,
1979-1990). By exploring affection and sexuality among women in the literary productions that
build the corpus helps to understand the lesbian existence as a transgressor of heterosexist and
patriarchal standards and contestant of socially imposed sexual roles. My intention is to
question the systematic erasure of lesbian narratives from the canonical stories of Brazilian
literature, while contributing to another history under construction.