Educação indígena em questão: estudo de caso em uma aldeia indígena kaingang

Pereira, Ânderson Martins; Menezes, Juliana Tatsch; Farias, Ariane Ávila Neto de

Abstract:

 
Sabe-se que o direito a uma educação indígena diferenciada, específica, intercultural e bilíngue nasce apenas após a constituição de 1988. Até esse momento histórico, a educação escolar indígena era baseada na supressão da sua cultura, sob a égide do não-índio. Cabe-nos, neste artigo, analisar de que forma esse direito é colocado em prática em uma escola de origem Kaingang, localizada na região de Tenente Portela, no Rio Grande do Sul. Averiguamos como se dá o convívio entre a cultura indígena e a nacional, suas contradições e influências no ensino. Pretende-se, ainda, verificar se o ensino da língua portuguesa obedece às diretrizes educacionais. Para tanto, utilizaremos como metodologia o estudo de caso e leituras complementares, comparando os resultados com os referenciais norteadores da educação brasileira.
 
It is known that the right to a differentiated, specific, intercultural and bilingual indigenous education arose only after the 1988 constitution. Until this historical moment, indigenous school education was based on the suppression of its culture, under the aegis of non- Indian people. In this article, we analyze how this right is put into practice in a Kaingang school, located in the region of Tenente Portela, in Rio Grande do Sul. We find out how the indigenous and national culture coexists, their contradictions and influences in teaching. It is also intended to verify if the teaching of the Portuguese language obeys the educational guidelines. To do so, we will use as methodology the case study and complementary readings, comparing the results with the guiding referents of Brazilian education.
 

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