-
-
Ribeiro, Amanda; Cruz, Bianca Valentina da; Moraes, Kellen Benites de Oliveira; Brisolara, Luciene Bassols
(2021)
En este trabajo nos proponemos a investigar el aborda- je de la pronunciación en los libros didácticos (LD's) de español de la colección “Síntesis - Curso de lengua española”, utilizada en la red pública de enseñanza de ...
-
-
Brisolara, Luciene Bassols; Matzenauer, Carmen Lúcia Barreto; Azevedo, Roberta Quintanilha
(2021)
Uma perspectiva formal está no foco deste artigo que visa discutir e representar a percepção da nasalização da vogal /a/ em determinados contextos nasais, fenômeno de alofonia no espanhol, que pode ser fonológico ou alofônico ...
-
-
Moraes, Kellen Benites de Oliveira; Ferreira, Josiane Cardoso; Brisolara, Luciene Bassols
(2021)
Ao verificar livros didáticos disponíveis para o ensino da Língua Espanhola nas escolas da
rede pública da cidade de Rio Grande (RS), constatamos que os exercícios que contemplam
aspectos relativos à fonética e à fonologia ...
-
-
Telles, Luciana Pilatti; Brisolara, Luciene Bassols
(2021)
Neste artigo, propomos o desenvolvimento de atividades de
percepção e produção de vogais médias-baixas para aprendizes de
português brasileiro (PB) como língua adicional, falantes nativos de
espanhol, apoiando-nos no ...
-
-
Farias, Ariane Ávila Neto de; Pereira, Ânderson Martins; Rocha, Mariane Pereira
(2019)
Relegada ao espaço privado, a figura feminina teve a multiplicidade que envolve a construção de sua
subjetividade excluída das linhas históricas: a maternidade e o matrimônio foram os únicos papéis delegados
à mulher. ...
-
-
Rego, Marianna; Silva, Jéssica Porciuncula Iung da
(2020)
Este trabalho busca analisar a relação entre língua, linguagem e sociedade no capítulo 28
de “Arlindo”, webcomic de Luiza de Souza. A partir da perspectiva de Émile Benveniste, propomos
uma análise textual como materialização ...
-
-
Pereira, Ânderson Martins; Farias, Ariane Ávila Neto de
(2016)
A literatura contemporânea vem expondo cada vez mais o “eu”, trazendo à tona a figura exter-na do autor, que há muito havia sido morta por pesquisadores estruturalistas. Para alguns teóricos, tais textos vão ser denominados ...
-
-
Pereira, Ânderson Martins; Farias, Ariane Ávila Neto de
(2017)
O presente artigo busca discutir os processos que envolvem o “lembrar” e “esquecer” representados na obra Maus: a história de um sobrevivente (2009). Dessa maneira, a partir da ficcionalização que se dá na margem entre ...
-
-
Pereira, Ânderson Martins; Farias, Ariane Ávila Neto de
(2017)
A narrativa é uma das formas mais comuns e antigas de entender o mundo, a história tem permeado a humanidade desde tempos imemoriais e auxiliado o ser humano a compreender a si mesmo. Isto posto, este trabalho objetiva ...
-
-
Pereira, Ânderson Martins; Menezes, Juliana Tatsch; Farias, Ariane Ávila Neto de
(2020)
Sabe-se que o direito a uma educação
indígena diferenciada, específica, intercultural
e bilíngue nasce apenas após a constituição de
1988. Até esse momento histórico, a educação
escolar indígena era baseada na supressão ...
-
-
Silva, Jéssica Porciuncula Iung da; Rego, Marianna
(2020)
Esta resenha busca destacar e analisar as principais reflexões apresenta-das pela Profª Drª Ana Elisa Ribeiro (CEFET-MG). A conferência a qual é objeto deste trabalho abordou os ciclos da precariedade na utilização das ...
-
-
Campello, Eliane Terezinha do Amaral; Danieli, Lisiane Andriolli
(2020)
Este artigo propõe uma interpretação do romance Orlando: uma biografia3
, publicado por
Virginia Woolf em 1928, o qual narra a vida da/o protagonista homônima ao título desde os seus
16 anos, no século XVI, até os 36 ...
-
-
Farias, Ariane Ávila Neto de; Pereira, Ânderson Martins; Rocha, Mariane Pereira
(2018)
O presente trabalho visa analisar aspectos referentes ao espaço na obra A desumanização
(2014), de Valter Hugo Mãe. Entende-se aqui que a Islândia, país em
que o romance é ambientado, ocupa papel de importância na ...
-
-
Danieli, Lisiane Andriolli
(2018)
A partir da leitura de Histórias híbridas de uma senhora de respeito (1984), de Carmen da Silva, é possível reconhecer, por meio de reflexões autobiográficas, a construção de diversas identidades. A autora disserta sobre ...
-
-
Farias, Ariane Ávila Neto de
(2019)
Este artigo objetiva refletir acerca da construção da subjetividade do
sujeito lésbico nos poemas “Splitting” (1978) e “Twenty-one love poems” (1978), da
estadunidense Adrienne Rich. Desvinculado das representações sociais ...
-
-
Pereira, Ânderson Martins; Rocha, Mariane Pereira; Farias, Ariane Ávila Neto de
(2019)
Este trabalho pretende, a partir de um viés comparatista, fomentar discussões acerca do medo na pós-modernidade. A discussão aqui proposta busca refletir sobre a forma como o medo afeta a vivência contemporânea e como o ...
-
-
Pereira, Ânderson Martins; Farias, Ariane Ávila Neto de; Rocha, Mariane Pereira
(2019)
A autoficção redimensiona os limites da fronteira entre o real e o ficcional por se inscrever em um entre-lugar de ambos os conceitos. Esse gênero, por possuir um referente no mundo real, tem fomentado o surgimento de ...
-
-
Farias, Ariane Ávila Neto de
(2019)
O presente artigo pretende refletir acerca da emocionalidade feminina na poesia da norte-americana Adrienne Rich. A partir da compreensão de um sujeito feminino multifacetado, esse estudo pretende examinar a forma como ...
-
-
Farias, Ariane Ávila Neto de; Rocha, Mariane Pereira; Pereira, Ânderson Martins
(2018)
O presente trabalho objetiva refletir acerca da poesia de Adrienne Rich, através da qual é
possível perceber que a poesia é uma forma de ensinar, bem como instrumento de quebra de diversos
paradigmas. Tendo o trabalho ...
-
-
Rocha, Mariane Pereira; Farias, Ariane Ávila Neto de; Pereira, Ânderson Martins
(2019)
O presente trabalho busca refletir sobre os sentidos vinculados à mulher nos discursos amorosos da Literatura Brasileira Contemporânea. Para isso, desenvolvemos análises na perspectiva da Análise de Discurso de linha ...