Práticas de percepção e produção de vogais médias do Português Brasileiro em cursos de português para falantes de espanhol

Telles, Luciana Pilatti; Brisolara, Luciene Bassols

Abstract:

 
Neste artigo, propomos o desenvolvimento de atividades de percepção e produção de vogais médias-baixas para aprendizes de português brasileiro (PB) como língua adicional, falantes nativos de espanhol, apoiando-nos no Modelo de Aprendizagem de Fala (FLEGE, 1995) e no ensino de línguas baseado em tarefas (ELLIS, 2003; ELLIS, 2009; ELLIS et al., 2020, WILLIS, 1996). As tarefas foram pensadas para o nível A1.1 de cujo plano de ensino selecionamos o tópico ‘saúde’. Além disso, para desenvolver a fase de foco na forma, consideramos as semelhanças e diferenças do sistema vocálico do português e do espanhol.
 
This research has the aim of showing the development of activities on perception and production of low-mid vowels for learners of Brazilian Portuguese as additional language, for native speakers of Spanish, based on The Speech Learning Model (FLEGE, 1995) and The Task-based Language Teaching (ELLIS, 2003; ELLIS, 2009; ELLIS et al., 2020, WILLIS, 1996). The tasks were thought for students A1.1, and we have chosen the topic 'Health', one of the subjects that were in their syllabus. Furthermore, for developing the focus on form phase, we have considered the differences and similarities of both Portuguese and Spanish vowel systems.
 

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