Abstract:
Neste artigo, propomos o desenvolvimento de atividades de
percepção e produção de vogais médias-baixas para aprendizes de
português brasileiro (PB) como língua adicional, falantes nativos de
espanhol, apoiando-nos no Modelo de Aprendizagem de Fala
(FLEGE, 1995) e no ensino de línguas baseado em tarefas (ELLIS,
2003; ELLIS, 2009; ELLIS et al., 2020, WILLIS, 1996). As tarefas
foram pensadas para o nível A1.1 de cujo plano de ensino
selecionamos o tópico ‘saúde’. Além disso, para desenvolver a fase
de foco na forma, consideramos as semelhanças e diferenças do
sistema vocálico do português e do espanhol.
This research has the aim of showing the development of activities
on perception and production of low-mid vowels for learners of
Brazilian Portuguese as additional language, for native speakers of
Spanish, based on The Speech Learning Model (FLEGE, 1995) and
The Task-based Language Teaching (ELLIS, 2003; ELLIS, 2009;
ELLIS et al., 2020, WILLIS, 1996). The tasks were thought for
students A1.1, and we have chosen the topic 'Health', one of the
subjects that were in their syllabus. Furthermore, for developing the
focus on form phase, we have considered the differences and
similarities of both Portuguese and Spanish vowel systems.