Abstract:
Esta dissertação de mestrado pertencente à linha de pesquisa: Aquisição, Aprendizagem e Ensino de Línguas, dentro do projeto de pesquisa "Fronteiras da Leitura: O Ensino de Literatura sob a Perspectiva da Linguística Aplicada Crítica", coordenado pelo Prof. Dr. Valter Henrique de Castro Fritsch, orientador deste tabalho. A pesquisa tem por objetivo refletir sobre algumas questões acerca dos múltiplos papéis que a contação de histórias pode desempenhar na construção do letramento literário de sujeitos leitores no processo de ensino e aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental. Para tanto, será mobilizada a teoria de Letramentos e, neste sentido, são apresentados teóricos como Angela Kleiman (1995, 2005, 2013), uma das primeiras autoras a abordar a questão dos Letramentos como prática social, Roxane Rojo (2009), que considera necessário também observar que as práticas de letramento se encontram em diferentes contextos sociais, bem como Brian Street (2014), o primeiro autor a trazer a abordagem sobre o letramento como letramentos sociais. Quanto ao Letramento Literário, tem- se que ele pode ser considerado uma alternativa para a prática social, conforme as considerações de Rildo Cosson (2006). Para o autor, as práticas sociais que envolvem o letramento literário são os aprendizados relacionados com a socialização e o compartilhamento de saberes e culturas as quais visam a um propósito maior que é a prática social de humanização das crianças. Aqui, será apresentado o Letramento e seus fundamentos teóricos, a fim de mobilizar os conceitos da teoria no momento da análise, uma vez que é a teoria que sustenta este trabalho a partir das noções de Letramento social, Letramento literário e Práticas e Eventos de Letramento que serão acionadas ao longo deste trabalho. Portanto, a metodologia de pesquisa aplicada consiste em pesquisa bibliográfica a partir da análise da contação de histórias pelas vozes de três mediadoras de leitura literária, mas, principalmente, contadoras de histórias que vivenciam esta arte de ensinar a cultura, o conhecimento, bem como divertir, entreter, ampliar a visão de mundo e de si mesmo, além de ser decisiva no desenvolvimento da imaginação, da oralidade e incentivo pelo gosto da leitura. Resultados preliminares demonstram a contribuição da contação de histórias para a mediação da leitura literária no processo de ensino aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental. Esta pesquisa, ao analisar as vozes das três contadoras de histórias, se constitui num espaço de fala e de reflexão sobre o tema da contação de histórias, bem como de apresentar ferramentas que se referem as atividades que podem ser desenvolvidas para melhorar a contação de histórias e atingir todo o potencial que ela tem como formadora de cidadãos.
This master's thesis is inserted in the research line: Acquisition, Learning and Teaching Languages, and it is part of the research project "Frontiers of Reading: The Teaching of Literature from the Perspective of Critical Applied Linguistics", coordinated by the professor Valter Henrique de Castro Fritsch, PhD, supervisor of this thesis. The research aims to reflect on some questions about the multiple roles that storytelling may play in the construction of literary literacy of readers in the teaching and learning process in the initial grades of elementary school. In order to do that, the Literacies theory will be mobilized and, in this sense, theorists such as Angela Kleiman (1995, 2005, 2013), will be presented, one of the first authors to approach the issue of Literacy as a social practice, Roxane Rojo (2009), who considers it is also necessary to note that literacy practices are found in different social contexts, as well as Brian Street (2014), the first author to bring the approach to literacy as social literacies. As for Literary Literacy, it can be considered as an alternative for social practice, according to the considerations of Rildo Cosson (2006). To the author, the social practices that involve literary literacy are the learnings related to socialization, and the sharing of knowledge, and cultures, which aim at a greater purpose, which is the social practice of humanization of children. Here, Literacy and its theoretical foundations will be presented to mobilize the concepts of theory in the analysis, since it is the theory that sustains this work from the notions of Social Literacy, Literary Literacy and Literacy Practices and Events that will be triggered throughout this work. Therefore, the applied research methodology consists of bibliographic research, based on the analysis of storytelling by the voices of three literary reading mediators, but mainly storytellers, who experience this art of teaching culture, knowledge, as well as having fun, entertaining, broadening the worldview and oneself: besides being decisive in the development of imagination, orality, and encouragement for the taste of reading. Preliminary results demonstrate the contribution of storytelling to the mediation of literary reading in the teaching- learning process in the early grades of elementary school. This research, when analyzing the voices of the three storytellers, constitutes a space of speech and thoughts on the theme of storytelling, as well as presenting tools that refer to the activities that can be developed to improve the storytelling practices and to reach the full potential that it contains to educate citizens.