Abstract:
O presente trabalho investiga questões de ensino e aprendizagem da Língua Espanhola que contemplem o texto literário. A leitura é uma das habilidades trabalhadas na aula de Língua Estrangeira, bem como os aspectos socioculturais que a envolvem. Considerando a produção literária como um artefato cultural, destaca-se a importância da literatura como prática pedagógica. Em relação às características do trabalho com o texto literário na aula de Língua Estrangeira, entende-se que o texto literário possibilita o trabalho dos aspectos sociais e linguísticos (SIVASUBRAMANIAM, 2006). Partindo da compreensão de que o texto literário em língua estrangeira exige práticas de mediações específicas, esta pesquisa surge na tentativa de elucidar discussões que envolvem o texto literário na aula de Língua Espanhola. O direcionamento para a leitura literária pressupõe um leitor (REZENDE, 2017) e por isso, elabora minhas reflexões através da abordagem epistemológica da Linguística Aplicada de vertente crítica, o Letramento Literário (PAULINO; COSSON, 2009), o Humanismo (ROGERS, 1978) e a Escuta Sensível (BAJOUR, 2012). A análise empreendida é direcionada para a oferta de disciplinas obrigatórias que versem sobre o tema aqui pesquisado, disponíveis em três Instituições de Ensino Superior da metade sul do Rio Grande do Sul. Diante do exposto, este trabalho busca compreender como o ensino de literatura de língua espanhola é disposto nas atividades obrigatórias curriculares presentes nos Projetos Políticos Pedagógicos de tais Universidades, bem como apresenta objetivo exploratório e procedimento documental. Ao final do estudo empreendido, conclui-se que há uma ausência de direcionamentos formativos para o futuro docente de Língua Espanhola nos aspectos que tangem a mediação de textos literários em Língua Estrangeira, o que afetará a formação e atuação profissional dos futuros professores.
The present work investigates issues of teaching and learning the Spanish language that contemplate the literary text. Reading is one of the skills students must develop in the Foreign Language class, as well as the socio-cultural aspects that involve it. Considering literary production as a cultural artifact, the importance of literature as a pedagogical practice is highlighted. Regarding the characteristics of the work with the literary text in the Foreign Language class, it is understood that the literary text enables the work of the social and linguistic aspects (SIVASUBRAMANIAM, 2006). Based on the understanding that the literary text in a foreign language requires specific mediation practices, this research appears to elucidate discussions involving the literary text in the Spanish language class. The direction for literary reading presupposes a reader (REZENDE, 2017) and for that reason, I elaborate my reflections through the epistemological approach of Critical Applied Linguistics, Literary Literacy (PAULINO; COSSON, 2009), Humanism (ROGERS, 1978) and Sensitive Listening (BAJOUR, 2012). The analysis undertaken is directed towards the provision of mandatory courses that deal with the topic researched here, available in three Universities in the southern region of Rio Grande do Sul. So, this work seeks to understand how the teaching of Spanish literature is included in the compulsory curricular activities present in the Political Pedagogical Projects of such Universities, as well as presenting an exploratory aim and documentary procedure. At the end of the study undertaken, it is concluded that there is an absence of training guidelines for the future Spanish language teacher in the aspects that affect the mediation of literary texts in a foreign language, which will affect the training and professional performance of future teachers.