dc.contributor.advisor |
Fritsch, Valter Henrique de Castro |
|
dc.contributor.author |
Pedroso, Carla Carvalho |
|
dc.date.accessioned |
2021-12-31T00:07:50Z |
|
dc.date.available |
2021-12-31T00:07:50Z |
|
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.identifier.citation |
PEDROSO, Carla Carvalho. Da leitura imposta à leitura disposta: mediação pedagógica da leitura literária no ensino fundamental. 2021. 153 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2021. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/10269 |
|
dc.description.abstract |
A leitura de textos literários, no contexto escolar brasileiro, é historicamente
vivenciada pelos alunos como uma tarefa imposta e, muitas vezes, desagradável,
que tanto pode afastá-los quanto, em raras vezes, aproximá-los do contato com os
livros. No entanto, por representar para muitas crianças e jovens a única
oportunidade de acesso aos livros, a escola desempenha papel fundamental na
formação de leitores. Motivado por esse conflito, o presente trabalho de pesquisa
busca investigar as questões que perpassam o ensino de leitura literária na escola
através da revisão bibliográfica da literatura pertinente ao letramento literário e
investigação das crenças de oito professoras de língua portuguesa e literatura de
duas escolas de ensino fundamental da rede pública de ensino do município de Rio
Grande no estado do Rio Grande do Sul. A coleta de dados dá-se através de
entrevista semiestruturada com as participantes. Verifica-se diversos fatores que
contribuem para o insucesso das práticas de letramento literário no ensino
fundamental, tanto na dimensão do ensino de literatura na escola, quanto na
dimensão da formação de professores. Realiza-se o levantamento dos fatores
encontrados e destaca-se a descontinuidade do processo de letramento literário no
ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The reading of literary texts, in the Brazilian school context, is historically experienced
by students as an imposed and, often, unpleasant task, which can either alienate them
or, on rare occasions, bring them closer to contact with books. However, as it
represents for many children and young people the only opportunity to access books,
the school plays a fundamental role in the training of readers. Motivated by this
conflict, the present research work seeks to investigate the issues that permeate the
teaching of literary reading in the school through the bibliographic review of the
literature pertinent to literary literacy and investigation of the beliefs of eight teachers
of Portuguese language and literature from two fundamental schools of the public
school system in the city of Rio Grande in the state of Rio Grande do Sul. Data
collection takes place through semi-structured interviews with the participants. There
are several factors that contribute to the failure of literary literacy practices in
elementary education, both in the dimension of teaching literature at school, and in
the dimension of teacher training. A survey of the factors found is carried out and the
discontinuity of the literary literacy process in elementary education is highlighted. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento literário |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura literária |
pt_BR |
dc.subject |
Mediação pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Linguística aplicada crítica |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo de crenças |
pt_BR |
dc.subject |
Literary literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Literary reading |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical mediation |
pt_BR |
dc.subject |
Critical applied linguistics |
pt_BR |
dc.subject |
Study of beliefs |
pt_BR |
dc.title |
Da leitura imposta à leitura disposta: mediação pedagógica da leitura literária no ensino fundamental |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |