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dc.contributor.advisor Fritsch, Valter Henrique de Castro
dc.contributor.author Pedroso, Carla Carvalho
dc.date.accessioned 2021-12-31T00:07:50Z
dc.date.available 2021-12-31T00:07:50Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.citation PEDROSO, Carla Carvalho. Da leitura imposta à leitura disposta: mediação pedagógica da leitura literária no ensino fundamental. 2021. 153 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2021. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/10269
dc.description.abstract A leitura de textos literários, no contexto escolar brasileiro, é historicamente vivenciada pelos alunos como uma tarefa imposta e, muitas vezes, desagradável, que tanto pode afastá-los quanto, em raras vezes, aproximá-los do contato com os livros. No entanto, por representar para muitas crianças e jovens a única oportunidade de acesso aos livros, a escola desempenha papel fundamental na formação de leitores. Motivado por esse conflito, o presente trabalho de pesquisa busca investigar as questões que perpassam o ensino de leitura literária na escola através da revisão bibliográfica da literatura pertinente ao letramento literário e investigação das crenças de oito professoras de língua portuguesa e literatura de duas escolas de ensino fundamental da rede pública de ensino do município de Rio Grande no estado do Rio Grande do Sul. A coleta de dados dá-se através de entrevista semiestruturada com as participantes. Verifica-se diversos fatores que contribuem para o insucesso das práticas de letramento literário no ensino fundamental, tanto na dimensão do ensino de literatura na escola, quanto na dimensão da formação de professores. Realiza-se o levantamento dos fatores encontrados e destaca-se a descontinuidade do processo de letramento literário no ensino fundamental. pt_BR
dc.description.abstract The reading of literary texts, in the Brazilian school context, is historically experienced by students as an imposed and, often, unpleasant task, which can either alienate them or, on rare occasions, bring them closer to contact with books. However, as it represents for many children and young people the only opportunity to access books, the school plays a fundamental role in the training of readers. Motivated by this conflict, the present research work seeks to investigate the issues that permeate the teaching of literary reading in the school through the bibliographic review of the literature pertinent to literary literacy and investigation of the beliefs of eight teachers of Portuguese language and literature from two fundamental schools of the public school system in the city of Rio Grande in the state of Rio Grande do Sul. Data collection takes place through semi-structured interviews with the participants. There are several factors that contribute to the failure of literary literacy practices in elementary education, both in the dimension of teaching literature at school, and in the dimension of teacher training. A survey of the factors found is carried out and the discontinuity of the literary literacy process in elementary education is highlighted. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Letramento literário pt_BR
dc.subject Leitura literária pt_BR
dc.subject Mediação pedagógica pt_BR
dc.subject Linguística aplicada crítica pt_BR
dc.subject Estudo de crenças pt_BR
dc.subject Literary literacy pt_BR
dc.subject Literary reading pt_BR
dc.subject Pedagogical mediation pt_BR
dc.subject Critical applied linguistics pt_BR
dc.subject Study of beliefs pt_BR
dc.title Da leitura imposta à leitura disposta: mediação pedagógica da leitura literária no ensino fundamental pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


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  • ILA- Mestrado em Letras – (Dissertações)
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