dc.contributor.author |
Moraes, Kellen Benites de Oliveira |
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dc.contributor.author |
Ferreira, Josiane Cardoso |
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dc.contributor.author |
Brisolara, Luciene Bassols |
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dc.date.accessioned |
2022-01-06T19:25:23Z |
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dc.date.available |
2022-01-06T19:25:23Z |
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dc.date.issued |
2021 |
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dc.identifier.citation |
MORAES, Kellen Benites de Oliveira; FERREIRA, Josiane Cardoso; BRISOLARA, Luciene Bassols. Ensino da pronúncia do espanhol nos livros didáticos do ensino fundamental anos finais. Miguilim – Revista Eletrônica do Netlli, v. 10, n. 2, p. 731-745. 2021. Disponível em: http://periodicos.urca.br/ojs/index.php/MigREN/article/view/3267. Acesso em: 6 jan. 2021. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/10302 |
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dc.description.abstract |
Ao verificar livros didáticos disponíveis para o ensino da Língua Espanhola nas escolas da
rede pública da cidade de Rio Grande (RS), constatamos que os exercícios que contemplam
aspectos relativos à fonética e à fonologia aparecem de forma tão discreta que se acredita
que não são considerados muito importantes para o aprendizado do aluno. Considerando
tal constatação, nosso estudo tem por objetivo analisar o ensino da pronúncia da Língua
Espanhola abordado nos livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental, dando ênfase à importância do ensino/aprendizagem na sala de aula dos aspectos formais da
língua no que diz respeito à pronúncia. O estudo fundamenta-se em discussões encontradas
em Brandão (2003), Baralo (2004), Navarro Tomás [1918] (2004) e Brisolara (2016). Para
a realização da pesquisa, verificamos nos materiais todas as atividades sobre pronúncia,
analisamos como foram abordadas e discutimos alguns fenômenos da Língua Estrangeira
que podem ser contrastados com a Língua Materna dos alunos para complementar a
explicação dada nos manuais analisados. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
When checking textbooks available for the teaching of the Spanish language in public
schools in the city of Rio Grande (RS), we found that the exercises that contemplate aspects
related to phonetics and phonology are shown so discreetly that it is believed that they are
not considered very important for student learning. Considering this observation, our study
aims to analyze the teaching of Spanish pronunciation in the textbooks of the final years of
elementary school, emphasizing the importance of teaching/learning in the classroom on
the formal aspects of the language regarding pronunciation. The study is based on
discussions found in Brandão (2003), Baralo (2004), Navarro Tomás [1918] (2004) and
Brisolara (2016). In order to carry out the research, we checked all the pronunciation
activities in the materials, analyzed how they were addressed and we discussed some
foreign language phenomena that can be contrasted with the students' mother tongue to
complement the explanation given in the analyzed manuals. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino da pronúncia de espanhol |
pt_BR |
dc.subject |
Anos finais |
pt_BR |
dc.subject |
Livros didáticos |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Spanish pronunciation |
pt_BR |
dc.subject |
Final years |
pt_BR |
dc.subject |
Didactic books |
pt_BR |
dc.title |
Ensino da pronúncia do espanhol nos livros didáticos do ensino fundamental anos finais |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teaching spanish’s pronoúnciation in the teaching books of the final years of fundamental school |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |