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dc.contributor.author Moraes, Kellen Benites de Oliveira
dc.contributor.author Ferreira, Josiane Cardoso
dc.contributor.author Brisolara, Luciene Bassols
dc.date.accessioned 2022-01-06T19:25:23Z
dc.date.available 2022-01-06T19:25:23Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.citation MORAES, Kellen Benites de Oliveira; FERREIRA, Josiane Cardoso; BRISOLARA, Luciene Bassols. Ensino da pronúncia do espanhol nos livros didáticos do ensino fundamental anos finais. Miguilim – Revista Eletrônica do Netlli, v. 10, n. 2, p. 731-745. 2021. Disponível em: http://periodicos.urca.br/ojs/index.php/MigREN/article/view/3267. Acesso em: 6 jan. 2021. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/10302
dc.description.abstract Ao verificar livros didáticos disponíveis para o ensino da Língua Espanhola nas escolas da rede pública da cidade de Rio Grande (RS), constatamos que os exercícios que contemplam aspectos relativos à fonética e à fonologia aparecem de forma tão discreta que se acredita que não são considerados muito importantes para o aprendizado do aluno. Considerando tal constatação, nosso estudo tem por objetivo analisar o ensino da pronúncia da Língua Espanhola abordado nos livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental, dando ênfase à importância do ensino/aprendizagem na sala de aula dos aspectos formais da língua no que diz respeito à pronúncia. O estudo fundamenta-se em discussões encontradas em Brandão (2003), Baralo (2004), Navarro Tomás [1918] (2004) e Brisolara (2016). Para a realização da pesquisa, verificamos nos materiais todas as atividades sobre pronúncia, analisamos como foram abordadas e discutimos alguns fenômenos da Língua Estrangeira que podem ser contrastados com a Língua Materna dos alunos para complementar a explicação dada nos manuais analisados. pt_BR
dc.description.abstract When checking textbooks available for the teaching of the Spanish language in public schools in the city of Rio Grande (RS), we found that the exercises that contemplate aspects related to phonetics and phonology are shown so discreetly that it is believed that they are not considered very important for student learning. Considering this observation, our study aims to analyze the teaching of Spanish pronunciation in the textbooks of the final years of elementary school, emphasizing the importance of teaching/learning in the classroom on the formal aspects of the language regarding pronunciation. The study is based on discussions found in Brandão (2003), Baralo (2004), Navarro Tomás [1918] (2004) and Brisolara (2016). In order to carry out the research, we checked all the pronunciation activities in the materials, analyzed how they were addressed and we discussed some foreign language phenomena that can be contrasted with the students' mother tongue to complement the explanation given in the analyzed manuals. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Ensino da pronúncia de espanhol pt_BR
dc.subject Anos finais pt_BR
dc.subject Livros didáticos pt_BR
dc.subject Teaching Spanish pronunciation pt_BR
dc.subject Final years pt_BR
dc.subject Didactic books pt_BR
dc.title Ensino da pronúncia do espanhol nos livros didáticos do ensino fundamental anos finais pt_BR
dc.title.alternative Teaching spanish’s pronoúnciation in the teaching books of the final years of fundamental school pt_BR
dc.type article pt_BR


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