Abstract:
Esta Dissertação tem por objetivo analisar o funcionamento discursivo do termo fake news na campanha política dos candidatos Ivo Sartori e Eduardo Leite ao governo do Estado do Rio Grande do Sul. Tal pesquisa se alicerça no aporte teórico da Análise de Discurso de linha francesa, como forma de compreender, na materialidade do corpus coletado, como se mobilizam discursivamente processos de identificação com saberes cristalizados para sustentar um posicionamento político, elegendo a dicotomia falso/verdadeiro, para referir o termo fake news. Para a análise, foi delimitado um espaço temporal que engloba a eleição para governador do Estado do Rio Grande do Sul, de 2018, cujo protagonismo foi relativo a dois candidatos, Eduardo Leite e Ivo Sartori, os quais disputaram o primeiro e o segundo turno. As sequências discursivas coletadas foram publicadas de forma impressa ou através de vídeos, entre os dias 5 de julho e 28 de outubro, período permitido para realização de campanha política legal. A fim de compreendermos, discursivamente, de que modo se manifestaram as formações discursivas, ideológicas e imaginárias sobre o que se espera de um político em relação à prática política, à noção de lei, de verdade, entre outras, estudamos, para além da teoria de Michel Pêcheux, a filosofia de Aristóteles e também de Foucault. Para melhor organizarmos o corpus e procedermos as análises, separamos os discursos dos candidatos e mobilizamos os gestos de interpretação das sequências discursivas. Verificamos, então, que nos discursos dos candidatos, ressoam os saberes mencionados sobre como se comporta um bom político e sobre a forma como a verdade opera no discurso dos políticos, como uma estratégia de persuasão. Mesmo que durante um embate esperemos que os candidatos estejam em lados opostos, pelas sequências discursivas analisadas, percebemos que ambos os candidatos estão identificados com a mesma formação discursiva conservadora.
This dissertation aims at analyzing the discursive functioning of the term fake news in the political campaign of the candidates Ivo Sartori and Eduardo Leite to the government of the State of Rio Grande do Sul. This research is based on the theoretical framework of the French Discourse Analysis, to understand the materiality of the corpus collected, how processes of identification with crystallized knowledge are discursively mobilized to sustain a political position by choosing the false/true dichotomy to refer to the term fake news. For the analysis, we delimited a temporal space, which covers the election for governor in the State of Rio Grande do Sul, in 2018, when the protagonists were two candidates, Eduardo Leite and Ivo Sartori, who ran for the first and second rounds. The collected discursive sequences were published in print or through videos between July 5th and October 28th, the legal period allowed for political campaigning. In order to comprehend, discursively, how the discursive, ideologic, and imaginary formations manifested over what is expected of a politician concerning the political practice, the notion of the law, of truth, among others, we studied, beyond the theory of Michel Pêcheux, the philosophy of Aristotle and also of Foucault. To better organize the corpus and proceed with the analyses, we separated the discourse of the candidates and mobilized the gestures of interpretation of the discursive sequences. Then, we verified that within the discourse of the candidates resonates not only the mentioned knowledge about how a good politician behaves and but also the way which the truth operates in the discourse of the politicians, as a strategy of persuasion. Even if during a confrontation we expect candidates to be on opposite sides, by the analyzed discursive sequences, we realize that both candidates are identified by the same conservative discursive formation.