Abstract:
A evasão trata-se da saída do aluno de uma Instituição de Ensino Superior ou ainda de um de seus cursos de forma definitiva por qualquer motivo, exceto a diplomação, gerando ociosidade em vagas e consequentemente o encarecimento do custo por aluno matriculado, ou seja, recursos investidos sem o retorno desejado. Dessa forma, o objetivo desse estudo é analisar o efeito da entrada em segunda opção sobre a chance de evasão nos cursos presenciais do Campus Carreiros da Universidade Federal do Rio Grande - FURG no período de 2014 a 2018, através do método de Pareamento por Escore de Propensão - PSM, a partir de um banco de dados construído a partir de relatórios do Sistema Acadêmico - FURG, além de relatórios gerenciais emitidos pelo MEC. Os resultados indicam que alunos ingressantes por segunda opção tem, em média, de 2,4 a 3,38 pontos percentuais a mais de chances de evadir, e deve ser observado com preocupação, pois esse fator pode se ampliar ao longo do tempo se nenhuma estratégia de retenção dos estudantes for estruturada dentro das IFES ou pelo próprio MEC. Nessa perspectiva de administração de recursos públicos, o controle da evasão é imprescindível para uma gestão eficiente, pois sua incidência impacta diretamente no orçamento universitário.
The evasion refers to the student leaving a Higher Education Institution or one of its courses permanently for any reason, except for conclusion, generating idleness in vacancies and consequently increasing the cost per registered student, that is, resources invested without the desired return. In this way, the objective of this study is to analyze the effect of entering the second option on the chance of evasion in the on-site courses of the Campus Carreiros of the Universidade Federal do Rio Grande - FURG in the period from 2014 to 2018, through the Propensity Score Matching method - PSM, from a database from reports from the Sistema Acadêmico - FURG, in addition to management reports issued by the MEC. The results indicate that students entering by second choice have, on average, 2.4 to 3.38 percentage points more likely to drop out, should be observed with concern as this factor may be expand over time if no student retention strategy is structured within the IFES's or by the MEC itself. From this perspective of administration of public resources, the control of evasion is essential for an efficient management, as its incidence directly impacts the university budget.